MINHA SANTARÉM

A jornalista Rogéria Almeida

No mês de aniversário de Santarém, os seus 350 anos, a futura Capital do Tapajós, terra cantada em versos e prosa, que encanta a todos, o nosso bate- papo é com a jornalista Rogéria Almeida, pós – graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba em convênio com o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). Atualmente é coordenadora da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil(Ulbra), unidade de Santarém.

MINHA SANTARÉM

Jorge Serique:. Um lugar em Santarém?

Rogéria Almeida: A beira do Rio Tapajós num fim de tarde de sol. De preferência no período das chuvas quando a noite chega timidamente e o “sol acaba de guardar o seu calor pra dar lugar a luz que as noites alumia…”

JS: Um bairro?

RA: O bairro Santa Clara, onde nasci, cresci e aprendi a viver valores como a amizade. Sua beleza está intrínseca nos momentos vividos, nas lembranças inesquecíveis, nos amigos para a vida toda, na saudade dos tempos que não voltam mais…

JS:. Uma praça?

RA: Praça do Mirante, pela sua paisagem e tranquilidade, principalmente, numa manhã ensolarada de domingo.Também pela magia da sua importância histórica, que aprendi no discurso apaixonado do historiador Hélcio Amaral. Aqui, aproveito e externo o meu lamento, pelo mato que tão alto dificulta a visão das águas do Tapajós, pelo lixo que impede de sentar em seus bancos, pelos degraus quebrados que tornam mais lenta a subida da escadaria..

JS:. O melhor e o pior de Santarém?

RA: O melhor da “Santarém do meu amor” é a magia natural desta terra. As praias, os lagos, a floresta, os bosques escondidos…os “rios namorados”, o crespúsculo, o por-do-sol.

O pior desta terra é o abandono…

JS: Delícia santarena?

RA: Um tucunaré assado, uma pirarucu na manteiga, um pastel de pato no tucupi…

JS: Uma música santarena?

RA: Impossível escolher uma. Atrevo-me a citar, pelo menos três: Terra Querida e Canção da Minha Saudade (Wilson Fonseca) e Feira Santarena (Emir Bemerguy e Wilson Fonseca)

JS: A noite santarena?

RA: Atualmente, num casarão centenário que abriga um bar aconchegante às margens do Tapajós. O “Boteco” alia o bolinho de piracuí, a cachaça, a voz e o violão de quem sabe cantar esta terra: Nato Aguiar, João Otaviano, Kaila Moura, Eduardo Dias e outros.

JS:No aniversário de Santarém, 350 anos, dia 22 de junho,o que você pediria de presente às autoridades?

RA: Cuidado, zelo, responsabilidade… deixem-nos passar. Não nos tirem o direito de ir e vir, hoje somos furtados e impedidos pelos rombos que o descaso abriu nas nossas ruas, nos nossos hospitais, nas nossas escolas… na dignidade de um povo que não precisa de luxo para viver, apenas do respeito desmedido.

JS:. Quem é a CARA de Santarém?

RA:Santarém tem muitas caras: Maestro Isoca, Mestre Isauro, Professora Helena, “seu” Ismaelino (o Arara), “dona” Vinoca, “seu” Cacheado, Laurimar Leal, minha mãe, meu filho… as faces de quem ama e é amado por esta terra querida.

Amo minha terra. Sou feliz por ter este berço. “Minha terra tão querida. Meu encanto, minha vida. Santarém do meu amor..”

By Jorge Serique

Um comentário em “MINHA SANTARÉM

  • 19 de junho de 2011 em 18:52
    Permalink

    Rogéria,
    Sou santarena ,sinto muiiiitta saudade de minha Santarém. Morei muitos anos de minha infância na rua Floriano Peixoto,Centro ,por tras de Nossa Catedral.Hoje volto sempre para rever meus pais e amigos que ai deixei….Moro em Manaus,e tenho esperança de um futuro Estado do Tapajos.Plebiscito já!!!!

    Resposta
    • 20 de junho de 2011 em 09:25
      Permalink

      Eulália,
      Para quem ama esta terra ficar longe não deve ser tarefa fácil…Alter do chão, piracui, encontro das águas, uma missa na Matriz…Faremos o novo Estado do Tapajós e mt filhos voltarão. Quem sabe vc não será uma a regressar?!?!?
      Abraços.

      Resposta
  • 13 de junho de 2011 em 19:48
    Permalink

    A cara de santarem . Garapeira Ypiranga,
    Mascotinho,Miguel do jaraqui,lojas modelo.
    alter do chao.

    Resposta
  • 13 de junho de 2011 em 10:28
    Permalink

    Parabéns pela entrevista, vc realmente diz o que todos os santarenos gostariam de expressar não só das belezas mais tbm do descaso dos governantes para com nossa Pérola do Tapajós, vamos cobrar é um direito do povo, vamos ficar mais atento com esses politicos que não trabalham para o povo.

    Resposta
  • 10 de junho de 2011 em 12:11
    Permalink

    Serique

    meu querido amigo, as vesperas do aniversário de nossa Santarém a Jornalista Rogéria traduziu o desejo detodos os que verdadeiramente amam Santarém.
    parabéns pela qualidade das entrevistas e dos entrevistados.

    grande beijo.
    Profª Conceição Rocha

    Resposta
    • 10 de junho de 2011 em 17:23
      Permalink

      Obrigado minha amiga e grande mestra!

      Resposta
  • 10 de junho de 2011 em 07:32
    Permalink

    É realmente é lindo ! só que essa “terra querida”está desprezada pelos governantes e pelo povo de Santarém ! isso mesmo ! vocês não amam essa cidade pois se tivessem amor por ela brigariam, lutariam pela preservação da sua infra-estrutura, colocariam para fora as bactérias que atualmente sugam todo o néctar que dá a vida a essa que já foi a “pérola do tapajós”

    Resposta
  • 9 de junho de 2011 em 20:41
    Permalink

    Que saudade de Santarém/Pará.
    Adorei a entrevista, muita originalidade santarena.

    Resposta
  • 9 de junho de 2011 em 18:29
    Permalink

    parabéns Rogéria, soubeste muito bem descrever os cantos e encantos da nossa terra querida. Jorge, você como sempre, se superando nas entrevistas.

    Resposta
    • 20 de junho de 2011 em 09:28
      Permalink

      Edilan,
      A gente sabe que não dá para colocar aqui o tamanho nosso amor por esta “pérola”. É encanto demais, que faz mt filhos irem (como vc), mas sempre voltar. Beijos querido e lindo amigo.

      Resposta
  • 9 de junho de 2011 em 11:30
    Permalink

    Me curvo diante de dois grandes extraordinarios jornalistas de Santarém, Jorge e Rogéria!Para mim 3 são jornalistas com J maiúsculo na cidade: Jorge, Rogéria e Suelen Reis. Parabéns pelo MInha Santarém! Faça mais este tipo de abordagem sobre nossa terrinha.

    Resposta
  • 9 de junho de 2011 em 11:01
    Permalink

    Interview perfect congratulations

    Resposta
  • 8 de junho de 2011 em 16:06
    Permalink

    Professor já estamos com saudades de suas aulas, férias chegando, esperamos encontrar o senhor no próximo semestre, sempre com excelentes aulas, palavras amigas, este riso no rosto e exigente nas provas e passando muitas informações e conhecimentos. E, parabéns por essa entrevista.

    Resposta
  • 8 de junho de 2011 em 15:38
    Permalink

    Sou santareno, estudo engenharia de produção aqui na cidade maravilhosa. Com essa entrevista, ficamos com saudades da terra boa, futura capital. Diga sim, povo ao plebiscito!

    Resposta
  • 8 de junho de 2011 em 15:36
    Permalink

    Parabéns aos 2 jornalistas de destque da sociedade santarena

    Resposta
  • 8 de junho de 2011 em 11:55
    Permalink

    Jorge, isso e maldade. Vc faz essa entrevista com a gente que esta com saudades da terrinha muito bacana.

    Resposta
  • 8 de junho de 2011 em 11:50
    Permalink

    Isso mesmo Rogéria !!!!

    Minha Terra tao querida . SEUS Encantos qeu a mim encantam… SANTAREM DO MEU AMOR !!!!

    Saudade , Saudade e saudade …. soh quem um dia jah ficou longe dessa Terra Querida, sabe valor de cada pôr – do – Sol, de cada momento de contemplaçao de fim de tarde na orla…enfim ….

    Eu também sou feliz por ter nascido neste BERçO explêndido !!!!

    Um dia eu volto… e volto pra ficar….meu lugar e aih, o velho mundo nao tem graça, nao tem encanto.. nao tem magia, nao tem o povo hospitaleiro….

    Tô chegando !¨me aguardem!

    Pepa

    Resposta
    • 20 de junho de 2011 em 09:30
      Permalink

      Vem logo, que a maniçoba já tá no fogo. Saudades…(Bendito dia 28 de junho!!!)

      Resposta
  • 8 de junho de 2011 em 11:44
    Permalink

    Boa, gostei. Uma boa viagem da nossa cidade!

    Resposta
  • 8 de junho de 2011 em 11:24
    Permalink

    Show de bola! Parabéns! Parabéns!

    Resposta
  • 8 de junho de 2011 em 11:11
    Permalink

    Sensacional entrevista! Dois jornalistas de peso Jorgito x Rogéria! Merecem nossas homenagens pelo bem que eles fazem com as notícias e informações!
    Abraços.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *