Ranilson: “Vou mudar para melhor a história de Aveiro”

“Quero fazer em seis anos o que não foi feito em 60 anos no município”

Depois de ter sido aclamado pela população de Aveiro, de forma democrática, para governar o Município até 2012, se constituindo no primeiro Prefeito eleito em uma eleição suplementar, Ranilson Araújo de Prado fala com exclusividade à nossa Reportagem, onde destaca as mudanças e revela um panorama do que vai realizar em defesa de seus munícipes. Ranilson de Prado é natural da cidade de Lago da Pedra, estado do Maranhão, de onde veio com seus pais para Itaituba, na expectativa de dias melhores com a corrida do ouro do Tapajós. Em 2008 foi eleito Vereador pelo PR, sendo que no início deste ano foi eleito presidente da Câmara e, após a cassação da ex-prefeita Maria Gorete Xavier assumiu a administração do Município interinamente por três meses, quando no último dia 05 de junho foi eleito com cerca de 50% dos votos validos.

Homem simples e compreensivo, Ranilson de Prado gosta de dialogar e por isso promete um governo de parceria e sem perseguição. Apesar do pouco tempo, Ranilson já se tornou uma unanimidade no município de Aveiro e se considera um verdadeiro filho da terra. Ranilson promete fazer um governo com grandes obras. Ele citou a questão da infra-estrutura no qual o asfalto e o saneamento serão realidades na sua administração. O novo Prefeito explicou que as duas obras fazem parte da estrutura do investimento turístico que a cidade de Aveiro vai ser. Em apenas três meses de nosso governo a cidade de Aveiro já tem outro aspecto. Isto é só o começo de um governo que quer trabalhar. “No nosso governo vamos investir no turismo na sede do Município. A população já reconhece o nosso trabalho, isto foi demonstrado com a nossa esmagadora vitória”, lembrou Ranilson.

Também temos um grande compromisso com a estética da vila de Brasilia Legal, e lá o nosso governo também vai adotar esta estrutura. Na agricultura já provamos que queremos trabalhar. Foram 200 quilômetros de vicinais trabalhadas para o escoamento de nossos agricultores do distrito de Brasilia Legal. Ranilson também fez questão de agradecer todo apoio dado pelas igrejas católicas e evangélicas. Ele anunciou a construção da Praça da Bíblia, uma realidade para o povo evangélico. O novo Prefeito anunciou, também, a construção de três creches no Município, sendo uma para Brasilia Legal, outra para Aveiro e uma para Fordlandia.

Ranilson lamentou ter recebido a Prefeitura toda individada, inclusive com 7 pendências, sendo que 3 já foram sanadas. “Nossa finalidade é tirar com urgência a Prefeitura da inadimplência. Não gosto de falar sobre a questão de herança deixada. Agora infelizmente recebemos o Município arrasado, todo quebrado. Sem transporte, sem motor de popa, os dois barcos Aveiro l e Aveiro ll estavam no fundo, mas hoje essas embarcações já estão recuperadas. O novo governo já está adquirido mais um barco para a Secretaria de Saúde combater as demandas. Ranilson também fala do significado de seu “governo do bem”, voltado para o bem estar da população e planejado em parceria com o governo do Estado e tantos outros parlamentares. Confira estes e outros relatos da entrevista:

O Impacto: Como será seu relacionamento com o governo do Estado?

Prefeito Ranilson: Eu entendo que será muito bom, até porque nós vamos procurar este entendimento, pelo apoio que tivemos do PSDB, através de nossa coligação. Nós temos dois vereadores do partido: Conci e Rubemir; temos apoio do deputado federal Dudimar Paxiuba, que foi essencial para nossa campanha. Com certeza vamos saber valorizar este apoio.

O Impacto: Como o senhor vai tentar rever sua história política, em relação à Vila de Fordlândia que não votava em candidato que não fosse da própria comunidade?

Prefeito Ranilson: Pois é, a gente já provou que essa mentalidade não funciona mais, com essa votação expressiva que tivemos na Vila de Fordlândia. Para mim não foi surpresa, mas para os adversários, sim. E a Vila de Fordlândia só respondeu ao trabalho que foi feito com obras em vicinais, na saúde e educação. Na Vila existia colégio que estava há vinte anos esperando um simples reparo e nós chegamos a fazer modificação importantes dentro da escola. A população correspondeu ao que a gente já vinha fazendo, aceitou a proposta do trabalho que fizemos na Vila de Fordlândia.

O Impacto: O que o senhor pretende fazer hoje, na área de educação no município de Aveiro?

Prefeito Ranilson: Estamos com um trabalho continuado de valorização do profissional da educação, para que ele possa dar orientação para seus alunos. Estamos procurando valorizar este profissional, pagando um bom salário, mais que o próprio governo Estadual e vamos investir nas escolas, porque eu recebi o Município arrasado, sem infra-estrutura adequada, nem na sede do Município, muito menos nas comunidades. Junto com o governo do Estado vamos procurar recursos, para que possamos modificar essa realidade.

O Impacto: Parece que o senhor está direcionando sua administração para dentro do Município, com algumas obras que estão sendo concluídas. Fale sobre estas decisões?

Prefeito Ranilson: Em relação ao fato do Município estar localizado dentro de uma Flona, nós sabemos que a solução natural é o turismo, para que possamos trazer recursos, começar a gerar emprego e renda para a população. Somos sabedores que a grande sacada é mesmo investir no turismo, procurando parcerias com o governo do Estado e buscar tornar realidade esta nossa solução.

O Impacto: Prefeito, como o senhor avalia estes três meses à frente da administração municipal?

Prefeito Ranilson: Eu avalio como uma proposta que vem dando certo e que para tudo continue certo é preciso do apoio da população. O bom de tudo isso é que as pessoas acreditam na gente, temos respaldo da população, temos boas idéias e acreditamos que vamos fazer uma boa administração; pretendemos fazer um trabalho muito sério para que as pessoas venham apreciar o retorno de tudo que a gente tem para propor.

O Impacto: Como está a folha de pagamento do Município? O senhor pretende enxugar a máquina administrativa municipal?

Prefeito Ranilson: Com certeza, mas nada grave, pois sabemos que nosso Município não tem renda e temos que considerar o lado humano das pessoas. Hoje, de dez senhoras que procuram a Prefeitura em busca de ajuda, em nove desses casos o marido está desempregado. Por isso nossa grande preocupação é gerar renda e emprego para essas famílias, onde o chefe da casa está sem ter o que fazer.

O Impacto: Como o senhor desenvolve a questão da ação social no Município?

Prefeito Ranilson: A Secretaria Municipal de Ação Social é muito importante em nossa administração, devido a realidade em que vivemos na questão empregatícia e esta Secretaria está dando o apoio necessário a este grave problema social no Município.

O Impacto: Quais seus planos para Brasília Legal?

Prefeito Ranilson: Eu acredito        que Brasília Legal é uma comunidade muito importante. A partir desse mês nós vamos procurar fazer obras para melhorar a estética de Brasília Legal. Fizemos mais de duzentos quilômetros de ramais, para dar apoio aos agricultores e agora vamos procurar beneficiar também a Vila.

O Impacto: O senhor vai mesmo se empenhar para a instalação da Comarca Judicial de Aveiro?

Prefeito Ranilson: Nós vamos nos empenhar para que a Comarca seja implantada no município de Aveiro, para que a gente não fique dependente da Comarca de Itaituba, pois sofremos muito. Por exemplo, até na apuração da eleição tivemos que ficar dependente de Itaituba; a gente já sabia o resultado às seis da tarde, mas oficialmente só foi divulgado às onze da noite. Então, eu acredito que o município de Aveiro não tem mais que passar por esta dificuldade. Vamos tomar providências com relação à instalação da Comarca no município de Aveiro. 

O Impacto: O que o senhor pretende fazer em relação aos jovens?

Prefeito Ranilson: Temos grandes projetos, pois sabemos que os jovens são o futuro do nosso Município e também do Brasil. Além de esportes, temos preocupação com educação e geração de empregos para essa classe. Precisamos manter os jovens dentro do nosso Município, pois hoje ele estuda, faz o segundo ano e vai para Santarém ou Itaituba, onde constitui família e não retorna mais. Nós vamos modificar esta situação, vamos criar alternativas para que este jovem permaneça em Aveiro, usando aqui sua qualificação de mão de obra.

Por: Assessoria de comunicação

Um comentário em “Ranilson: “Vou mudar para melhor a história de Aveiro”

  • 17 de junho de 2011 em 07:05
    Permalink

    É um “cabra”desse que a cidade de Santarém está precisando !!! que tenha attitude ! pois o próximo prefeito que assumir o governo municipal vai ter de reconstruir literalmente a cidade que está um caos por conta do descaso dessa “mumia”que chamam de prefeita….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *