Creche desenvolve projeto de promoção da paz no Município
Durante este mês de junho todas as escolas da sede do Municipio estão desenvolvendo projetos que busca disseminar a Paz na comunidade. A ação é resultado de Lei Municipal que define toda primeira semana de junho como “Semana da PAZ”.
Inserida neste contexto e observando a necessidade de promover relações pacíficas desde cedo, a Creche Municipal de Rurópolis, que atende alunos de até 05 anos de idade, abraçou a causa e está desenvolvendo o projeto “ Combatendo a Violências Atraves de Valores: Paz , Amor e Amizade”.
A ação visa buscar novas formas de combater a violência infantil, possibilitando a formação de conceitos de cidadania e de valorização ao próximo. O Projeto tem como objetivo principal promover a harmonia na escola, na familia e na sociedade e formar agentes multiplicadores do amor, da amizade e da Paz.
Novos rumos na educação infantil de Rurópolis – A Educação Infantil no município de Rurópolis vem ganhando a cada dia destaque e investimento. No ano passado os professores que atuam nessa área deram início ao curso de Formação Continuada “Referencial em Ação” – realizado pela Secretaria de Educação, com duração de 120 h, que trata de temas como: Identidade e autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, a importância do Brincar, da arte, da música e da exploração do movimento nessa faixa etária.
O curso é embasado nos RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil). A SEMECD – Rurópolis, através do curso investiu na compra de espelhos, brinquedos educativos, carpetes, etc, e distribuiu livros de Literatura Infantil e sacolas personalizadas para que fosse desenvolvido o Projeto “Sacola Mágica da Leitura”, tudo isso com o objetivo de começar a formar leitores desde a Educação Infantil, bem como formar desde pequenos cidadãos críticos, conscientes, não preconceituosos, com auto-estima e que tem no brincar uma fonte de interação e aprendizagem.
“Ações dessa natureza podem mudar os rumos da educação no Município”, frisou uma participante.
Jornal O Impacto