Reunião discute abate e comércio de carne no Município
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na noite da última segunda-feira, dia 20 de junho, uma reunião no plenário da Câmara Municipal, com os proprietários de matadouros e casas de carne do município de Rurópolis, para discutir a Regulamentação do Abate de Animais e Comércio de Carne.
A reunião contou com a presença dos proprietários de matadouros, açougue, populares e das seguintes autoridades: Elzeni Teixeira Pires – Secretária de Saúde, Celito Dallabrida – Secretário de Agricultura, Hamilton B. dos Santos – Secretário de Meio Ambiente, Jefferson C. Silva – Coordenador de Endemias, que se pronunciaram sobre o assunto.
Na ocasião, foram repassadas as ações fiscalizadoras e de conscientização a serem realizadas no próximo semestre pela Divisão de Vigilância Sanitária do Município nos açougues e Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos matadouros.
Serviço criado pela Lei 286 de 01 de julho 2010 elaborada pela Câmara Municipal de Vereadores e regulamentada por Aparecido Florentino da Silva – Prefeito Municipal.
Foram apresentadas, ainda, pelo palestrante o médico veterinário coordenador da vigilância e do serviço de inspeção municipal, Marco Aurélio Rocha, várias lesões e doenças que são comuns serem achadas nas linhas de inspeção na tentativa de sensibilizar ainda mais todos os envolvidos nesta cadeia produtiva da importância deste trabalho.
“Com essa lei será possível combater o abate clandestino de animais no Município e realizarmos ações sanitárias nos pontos de venda, fornecendo à população carne de qualidade na mesa do consumidor, inspecionada desde o abate até sua exposição na revenda, gerando saúde e qualidade de vida aos Ruropolenses”, frizou Marco Aurélio.
Jornal O Impacto