Livro homenageia José da Costa Pereira, o Zeca BBC

Capa do livro de Zeca BBC

Aconteceu no último sábado (25), no Centro Cultural João Fona, o lançamento de livros e revista comemorativa aos 350 anos de Santarém.  Um dos livros lançados foi do engenheiro florestal e pesquisador Cristovan Sena, que publicou o livro Zeca BBC de Santarém, em memória ao santareno José da Costa Pereira.

O livro é o primeiro de 50 que serão lançados por Cristovan Sena, como parte do Projeto Memória Santarena, do Instituto Cultural Boanerges Sena.

Quem é Zeca BBC?

Durante a segunda Guerra Mundial, ele era um entre os poucos habitantes de Santarém que possuíam aparelho de rádio, e vivia ligado no jornal da guerra, escutando as notícias do conflito pelas ondas médias da BBC de Londres. E nem bem acabava o noticiário, ele já saía espalhando pela cidade as novidades.

O apelido lhe caiu justo como uma luva. Aí, por pura intuição comercial, ele resolveu adotá-lo até mesmo nos seus negócios. Surgiu a Oficina Mecânica BBC, o Estaleiro BBC de Construção Naval e, na política, quando foi candidato a Vereador, sua chapa de votação tinha os registros de José da Costa Pereira, e o de Zeca BBC, como era mais conhecido. Foi eleito com votação arrasadora e quase sem sair de casa.

Várias personalidades políticas, social e da cultura santarena marcaram presença no lançamento do livro. Bem como o evento contou com a presença de três filhos do homenageado, que vieram a Santarém para o lançamento do livro.

Fonte: notapajos.com

Um comentário em “Livro homenageia José da Costa Pereira, o Zeca BBC

  • 27 de junho de 2011 em 17:35
    Permalink

    Tio zeca é uma fonte inesgotável de história mocoronga em todos os aspectos. Política, capacidade técnica e criativa em mecânica, espírito de solidariedade e um amigo verdadeiro. Amava a família e tinha um XODÓ pelo Jorge Peixe filho de minha irmã Walquíria. Quantas vezes não inventou briquedos para Jorge se divertir no rio Tapajós. Foi meu GRANDE MESTRE DE MECÂNICA em sua oficina na rua João Pessoa. Nunca desistia de fazer um serviço por mais complexo que fosse. Vou prestar minha homenagem no meu blog Causos e Fatos camposesilva.blogspot.com

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *