Belo Monte – Consórcio Construtor inicia obras para instalação do canteiro pioneiro

Homens e máquinas trabalham no canteiro de Belo Monte

Máquinas pesadas e trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) já estão atuando na montagem do primeiro canteiro de obras da Hidrelétrica Belo Monte, na Região do Xingu (PA). O canteiro pioneiro do Sítio Belo Monte começou a ser construído próximo à Transamazônica, no município de Vitória do Xingu, a aproximadamente 50 km de Altamira.

As primeiras ações do Consórcio Construtor têm priorizado a supressão vegetal e a terraplenagem do terreno, que fica próximo ao trecho do Rio Xingu que futuramente irá abrigar 18 unidades geradoras da usina.

Paralelamente à limpeza da área, serão construídos escritórios, ambulatórios médicos, almoxarifado, carpintaria, oficina mecânica, rampas para lavagem de caminhões e máquinas pesadas, refeitório e uma cozinha industrial capaz de oferecer mil refeições/dia.

Os primeiros trabalhadores contratados pelo Consórcio Construtor – grande parte deles capacitados por meio de cursos de formação profissional oferecidos gratuitamente pelo CCBM a moradores de Altamira e região – também estão atuando na montagem de 18 alojamentos climatizados, cada um deles capaz de abrigar 32 trabalhadores, até que as primeiras construções definitivas sejam construídas.

Na próxima semana chegarão ao cais da localidade de Belo Monte equipamentos pesados que foram comprados da Caterpilar pelo Consórcio Construtor. Máquinas como tratores de esteiras e  motoniveladoras, entre outras, começarão a ser utilizadas nas obras assim que sejam testadas e aprovadas por técnicos que analisam não somente a sua eficiência operacional, mas principalmente se os equipamentos atendem às exigências ambientais em relação à emissão de gases poluentes.

Capacitação profissional

Paralelamente às obras de instalação do canteiro pioneiro, o  programa Capacitar para Crescer, desenvolvido pelo Consórcio Construtor Belo Monte, segue com seus cursos de formação profissional, oferecendo a moradores de Altamira e outros municípios da Região do Xingu a oportunidade de aprender uma profissão e, assim, concorrer a uma das milhares de vagas para o trabalho nas obras civis da terceira maior hidrelétrica do mundo.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *