12ª CIPM promove ações de cidadania em colônia de férias em Oriximiná
A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Oriximiná realiza no período de 04 a 16 julho a III colônia de férias denominada “No Mundo Encantado da Recreação”. Este ano a novidade é a inclusão dos filhos de policiais militares que compõe o efetivo da 12ª CIPM.
Desde o ano de 2008 a “Cia Trombetas” participa destas ações de cidadania envolvendo crianças e adolescentes que, em dias específicos realizam visitas ao quartel onde são recebidos pelo PMzito que é o mascote da PM em Oriximiná. Durante as visitações são envolvidas em diversas atividades como: a parada matinal, cantam o Hino Nacional Brasileiro e aprendem o significado das cores destes símbolos e a posição de respeito quando do seu hasteamento.
As oficinas são organizadas em várias estações de aprendizado como palestras educativas voltadas ao transito, o malefício do uso de drogas lícitas e ilícitas, educação ambiental através de mídia no auditório da 12ª CIPM.
Na área livre do quartel, os que apresentam interesse têm noções de marcha militar com movimento a pé firme, visitação a viatura e motos e a novidade este ano é instrução de nós e amarração e a exibição do vídeo institucional da Policia Militar Pará.
Para a professora Iêda Mota, coordenadora da colônia de férias a meta é obter o melhor resultado para as crianças “O objetivo da colônia de férias é proporcionar atividades lúdicas sistematizadas no período das férias escolares e oferecer novas opções de esporte, cultura e lazer, de forma segura e prazerosa aos alunos das escolas municipais e agora os filhos dos policiais militares que também necessitam deste tipo de entretenimento”, disse a professora.
O comandante da 12ª CIPM assegura que atividades saudáveis são essências para qualquer criança, “levar cidadania através de ações preventivas de segurança, fazer com que conheçam a Policia Militar e principalmente atender aos familiares de nossa Instituição, certamente aumenta a satisfação de nossa tropa, para proporcionar cada vez mais um serviço de segurança pública de qualidade á nossa sociedade. As crianças ficam de férias da escola e não do bem estar”, afirma o comandante de 12ª CIPM.
Estas ações são ferramentas de Policia Comunitária tendo sua supervisão nas ações através do coronel Eraldo Paulino, comandante do CPR-I.
Fonte: Ascom/CPR I