Vereadores santarenos recebidos pelo governador Simão Jatene
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador José Maria Tapajós, classificou como proveitosa a reunião do governador Simão Jatene com uma comissão de vereadores, ontem, na sede do Comando Geral da Polícia Militar. Além de José Maria, estiveram presentes os vereadores Henderson Pinto, Valdir Matias Junior, Carlos Jaime e Evandro Cunha.
Essa reunião estava prevista para acontecer em Santarém durante a instalação do governo itinerante. Como a agenda estava lotada, o Governador achou por bem atender os vereadores santarenos na capital.
A comitiva levou em mão relatórios sobre assuntos discutidos em sessões especiais, a cerca do funcionamento pleno do Hospital Regional e na área de Segurança Pública. Outra reivindicação foi a construção de mais 10 gabinetes na Câmara, já prevendo o aumento do número de vagas dos atuais 14 para 21 já em 2013, conforme Emenda Constitucional.
A audiência Pública realizada na colônia Jacamim sobre a conservação e sinalização da Rodovia Santarém/Curuá-Una também esteve na pauta da reunião. A legalização da situação fundiária dos moradores dos bairros de Jaderlândia e Novo Horizonte também foi levantada. Os moradores apesar desses bairros já estarem consolidados, não possuem documentação, em razão de valores não aceitos pelo pagamento aos antigos proprietários. O Governador encaminhou os vereadores ao diretor Marco Aurélio, da COHAB, para que o documento fosse protocolado naquela companhia de habitação. Os vereadores acabaram ficando sabendo, que o governo estadual, além de solucionar as pendências levantadas, pretende colocar no orçamento do ano que vem, recursos para a construção de conjuntos habitacionais em Santarém, com o objetivo de diminuir o déficit habitacional. O Governador tomou conhecimento que Santarém ficou de fora da primeira etapa do projeto “Minha Casa Minha Vida”, que deveria construir mais de 3 mil casas populares.
Segundo o presidente José Maria Tapajós, o Governador garantiu que já está praticamente definido, que o Centro de Convenções será construído na margem direita da Rodovia Fernando Guilhon, próximo ao Igarapé do Juá, sem comprometer a preservação ambiental.
Simão Jatene disse, ainda, que em breve vão começar os estudos de ampliação do Ginásio Poliesportivo, que tinha capacidade pata 1000 lugares, com possibilidade de aumentar para até 4000 lugares, se os estudos apontarem para isso.
O Governador reafirmou que dentro de 90 dias voltará à região Oeste do Pará, para mais uma vez instalar o governo itinerante, estendendo para outros municípios da região.
Tapajós disse ter achado interessando o Governador ter garantido que não vai fazer discriminação a nenhum Município da região, mesmo que os prefeitos não sejam afinados politicamente com ele, como é o caso de Santarém, onde a Prefeitura é governada por uma Prefeita petista.
Por: Carlos Cruz
Jatene como um bom maquiavérico faz a política do “Pão e Circo”. Para calar a boca da população de Santarém, trata-se de uma estratégia para desarticular o movimento pró Tapajós pela emancipação. Jatene quer dar o pão “migalhas” e circo ” a diversão para os vereadores”. Um cala boca, segundo o livro ” O Príncipe”. Será que ele pensa que a população é ignorante e não tem cultura?