Aracu foi o vencedor do festival dos peixes em Barreiras
Esse ano foi a própria Comunidade que comandou a festa. Mas isso não comprometeu o brilho do festival Aracu/Piau, embora ainda tenha deixado a desejar em alguns aspectos. No financeiro, só de patrocínio de órgãos governamentais a coordenação recebeu cerca de R$ 80.000.00.
A verba veio da Assembléia Legislativa, Governo do Estado e Prefeitura de Itaituba. Não havendo, portanto, possibilidade de prejuízos. Entre as pessoas designadas para o júri estava o eletricista Zé Filho, que considerou muito criativo o enredo, os temas e as coreografias montadas pelos dois peixes.
Com mérito, o vencedor foi o Aracu, que trouxe o tema: lenda do Açaí, o misticismo caboclo do Pajé, entre outros temas folclóricos amazônicos. O prefeito Valmir Clímaco foi representado pela Diretora administrativa da Semdas, Luzimar Santos. O deputado estadual Hilton Aguiar também se fez presente.
Outro aspecto positivo do festival foi a segurança, não havendo nenhum registro de violência, salvo algumas ocorrências comuns envolvendo excesso de ingestão de bebida alcoólica.
O Aracu venceu o festival com o tema: “Barreiras, 42 anos de cantos e encantos”. Enquanto que o Bloco Piau veio com “Beleza de encantos do festival de Barreiras”, sendo que os dois peixes entraram com quase duzentos brincantes no Peixódromo que lotou as arquibancadas.
Por: Nazareno Santos
O Rio de Barreiras é o Tapajós,com a populacão estimada em mais ou menos 3.000.Moro em Manaus todo ano faco minha participão,a festa é muito boa.
gostaria de saber um pouco mais sobre este festival pois estou com um projeto intitulado o impacto ambiental na especie aracu piau no estado do amapá
gostaria de saber o nome do rio de barreira e qual a população estimada da especie