O lado bom de ser chocólatra
Para realizar a pesquisa, os cientistas analisaram sete estudos diferentes, envolvendo 100 mil pessoas, com e sem problemas no coração. A cada etapa do estudo os pesquisadores compararam a reação do grupo de participantes que ingeriu chocolate em excesso ao resultado do grupo que comeu a menor quantidade do alimento.
O resultado da pesquisa foi positivo para os amantes do doce. Os índices mais altos de consumo do chocolate registraram uma redução de 37% em doenças cardiovasculares e uma queda de 29% na incidência de derrames em comparação aos participantes com baixo consumo do alimento. No entanto, os cientistas recomendam que as conclusões do estudo ainda sejam observadas com cautela.
Como o chocolate é calórico, a ingestão em excesso pode resultar no ganho de peso e, consequentemente, aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas.
Doenças do coração
O ataque cardíaco ou infarto ocorre quando os vasos sanguíneos do coração estão bloqueados, o que impede a chegada de sangue ao órgão. O principal sintoma do infarto são dores no peito. Já o AVC ocorre quando o sangue não é fornecido corretamente ao cérebro devido ao rompimento ou bloqueio de algum vaso sanguíneo.
Medida certa
Consumo sem gula: para saborear o chocolate na medida certa e garantir os benefícios do alimento, a dica é consumi-lo em pequenas quantidades.
Uma boa alternativa para fugir da gula é comer uma maçã antes do chocolate. A fruta eleva a sensação de saciedade e diminui a absorção do açúcar e da gordura provenientes do doce.
De olho na tentação
1) Benefício do chocolate: os nutrientes ?toquímicos, como os ?avonoides e a teobromina, são os responsáveis pelos benefícios do chocolate. Encontrados nas sementes do cacau, os ?avonoides são capazes de reduzir o colesterol ruim. No entanto, o consumo em excesso pode causar taquicardia leve.
2) Ao leite: composto de massa e manteiga de cacau, açúcar e leite, cem gramas de chocolate ao leite contêm 30,3% de gordura e 540 calorias.
3) Meio amargo: o chocolate meio amargo é composto por massa e manteiga de cacau e pouco açúcar. Cem gramas do produto contêm 475 calorias e 29,9% de gordura.
4) Branco: o chocolate branco é composto por manteiga de cacau, açú- car, leite em pó e gorduras do leite. Cem gramas do produto têm 536 calorias e 31,5% de gordura.
5) Em pó: cem gramas dochocolate em pó têm 510 calorias e 50% de gordura. O alimento é composto por amêndoa de cacau ralada.
6) Diet ou light: o chocolate diet é recomendado para diabéticos e seu teor de gordura é maior do que o de um chocolate normal. A versão light contém 25% menos gordura, o que diminui o teor calórico do produto.
7) Para as mulheres: o chocolate ajuda a diminuir a TPM, pois contém magnésio – mineral responsável pela diminuição da irritabilidade. Além disso, o produto é rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina – neurotransmissor responsável pelo bom humor e pela sensação de prazer.
Fonte: Band