MILTON CORRÊA

Estado do Tapajós: Que os nossos sonhos se realizem

Sonhamos com todas as ruas das 27 cidades do ainda Oeste do Pará, totalmente asfaltadas, com serviço de galerias e esgotos. Com o fornecimento de água potável em plenitude, em todas as residências; energia em abundância; sem violência! Garantia de segurança a todos os cidadãos.

Sonhamos com a instalação de um distrito industrial em Santarém; com oportunidade de emprego e renda para muita gente. A Santarém-Cuiabá (BR-163), asfaltada em sua totalidade; a hidrovia Teles Pires/Juruena/Tapajós concluída; a Ferronorte chegando aqui.

Sonhamos com o novo aeroporto de Santarém, que atende toda a população do espaço geográfico do Oeste do Pará; com a ampliação do porto; a conclusão do Projeto Orla e a instalação de portos fluviais em todas as cidades portuárias da região.

Sonhamos com a zona de livre comércio; com financiamentos bancários acessíveis a quem tem pouco, para investir mais, principalmente no plantio de produtos agrícolas, na pesca e em pequenos e médios negócios, que se identifique como comércio, compra e venda de produtos.

Sonhamos com escolas para todos em perfeitas condições de funcionamento, onde os professores não precisem estar fazendo greve para terem seus salários majorados e os estudantes tenham educação com qualidade.

Sonhamos com um excelente atendimento à saúde pública, sem que nós seres humanos, sejamos tratados como zés ninguém, nas filas dos hospitais públicos, como se vê agora, sendo humilhados e desrespeitados. 

Sonhamos com as estradas estaduais, em perfeitas condições de trafegabilidade e os ramais com livre acesso, permitindo o escoamento da produção agrícola do planalto dos municípios da região, para os centros consumidores, que são as 27 cidades.

Sonhamos com os nossos irmãos da região Oeste do Pará, que hoje vivem em estados como o Amazonas, na busca de sobrevivência, voltando para o nosso meio, com as novas oportunidades que hão de surgir.

Sonhamos com um governo que esteja a serviço do povo, sem promessa de bolsa daqui e dali, mas que proporcione emprego e renda, com a implementação de frentes de trabalho, inclusive em regiões do interior dos municípios.

Sonhamos com dignidade, com o merecimento de respeito, queremos ser entendidos e atendidos, como gente de verdade. Não queremos sobreviver, mas viver plenamente. Sem fome, sem dor, tendo onde e como ganhar o pão de cada dia.

Sonhamos com um governo aqui, perto nós, onde saibamos o seu endereço, o seu email e telefone. E ainda que não possamos falar diretamente com ele, mas que tenhamos acesso através de seus assessores. 

Sonhamos com a liberdade plena, vida em abundância em todos os sentidos, sem oprimidos, desnutridos, desafortunados, como ainda se vê na região. 

Que todos esses e tantos outros sonhos se realizem com a criação do nosso Estado do Tapajós. Dia 11 de dezembro, 77 neles doa em quem doer! A criação do Estado do Tapajós só depende de nós.

Feliz iniciativa 

Feliz iniciativa teve a diretoria do Sindicato dos Radialistas de Santarém, em promover no dia seis de novembro, no Iate Clube, um dia festivo, com direito a churrasco e chopp, para comemorar o dia do radialista que ocorreu em sete de novembro. Os profissionais prestigiaram e compareceram maciçamente. Mais que uma comemoração, o evento serviu para o reencontro dos que fazem o rádio e a televisão em Santarém, onde o profissionalismo fala mais alto, levando aos ouvintes e telespectadores a informação com precisão e qualidade. Daqui os parabéns à diretoria do Sindicato dos Radialistas, pela realização desse encontro fraternal. Que esse seja o primeiro de uma série!

Por: Milton Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *