Expedição Bandeira Científica chegará em dezembro a Belterra
A expedição Bandeira Científica, coordenada pelos acadêmicos e especialistas da Universidade de São Paulo (USP), deve chegar ao município de Belterra (PA). A programação deve ocorrer no período de 13 a 21 de dezembro de 2011. Os serviços oferecidos são voltados para a educação, pesquisa de campo na área médica, e o assistencialismo à população, por meio do atendimento médico e do diagnóstico da saúde local. Nessa semana encerra as pré-visitas, no Município. Essa é a última, das três pré-visitas realizadas por acadêmicos da USP. Tudo para fechar os detalhes do suporte para iniciar a Expedição Bandeira Científica.
Dois acadêmicos de jornalismo que fazem parte da coordenação da expedição vieram fechar os últimos detalhes, quanto a infraestrutura e logística, junto ao executivo de Belterra. “Contamos com a parceria do governo municipal de Belterra no suporte de alojamento desse grande grupo que vai trazer os serviços da expedição. Estamos aguardando a liberação do Abaré II para os atendimentos médicos, nas áreas de rios, veículos no suporte aos atendimentos no planalto e liberação das dependências das instituições de ensino da rede municipal, onde vão funcionar os atendimentos no setor urbano”, explicou a acadêmica de jornalismo da USP, Natália Natarelli.
Para esse trabalho estão envolvidas 200 pessoas. Desses, 170 são estudantes e 30 formados por especialistas como, economistas, engenheiros (civis e ambientais), clínico geral, psicólogos, odontologistas, oftalmologistas e entre outras especialidades. “Para os atendimentos da visão, nós conseguimos uma empresa parceira que vai doar os óculos, após a avaliação do oftalmo”, esclareceu o acadêmico de jornalismo Marcelo Telegrini. Ele disse, também, que os acadêmicos do curso de economia, junto com o especialista da área, devem ministrar palestras de empreendedorismo e educação financeira. “Há necessidade de orientar as cooperativas que exercem atividades no Município, principalmente na organização. Dá uma introdução para venderem o produto valorizado. Quando há a união das cooperativas, conseguem agir melhor no mercado”, informou Marcelo Telegrini.
E, passada a execução das atividades no mês dezembro, vai ser feita a pós-visita, no mês de maio a junho de 2012. Nessa última fase são elaborados relatórios das ações no Município. As atividades relatadas devem formar um documentário jornalístico.
Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres