Projeto Nossa Gente atenderá bairro Alvorada
Está confirmada para o dia 19 de novembro (sábado), mais uma edição do Projeto Nossa Gente, da Prefeitura de Santarém, que oferece serviços gratuitos de cidadania, saúde e em outras áreas, diretamente nos bairros.
Nessa 20ª edição, o Projeto beneficiará moradores do bairro Alvorada. Os atendimentos serão prestados no horário de 8h às 15h nas Escola Municipal Professor Aldo Ferreira Campos.
No Projeto Nossa Gente, segundo a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, o governo municipal é transferido para o bairro onde as ações e serviços acontecem. “Governo e comunidade ficam muito mais perto. Através do Projeto, a dinâmica do serviço público é mais eficaz pelo fato de que os moradores do bairro escolhido são atendidos de forma específica, o que não significa dizer que o serviço prestado pela Prefeitura de maneira convencional seja inadequado”, afirmou.
O Projeto Nossa Gente é organizado pela Coordenadoria Municipal de Ação Social (CMAS). Abaixo, a relação de serviços que serão prestados pelas demais secretarias da Prefeitura de Santarém:
SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS – SEFIN
– Emissão de CPF
– Orientação sobre IPTU
– Orientação sobre Alvará
– Orientação sobre ISS
– Orientação sobre Educação Fiscal
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO – SEMAB
– Serviços de limpeza na escola
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – SEMTRAS
– Enxoval
– Foto 3×4
– Expedição de RG
– Expedição da 1ª e 2ª Vias de Certidão de Nascimento
– Carteira de Trabalho
– SINE (Sistema Nacional de Emprego)
– Orientação sobre Bolsa Família
– Orientação Sobre PETI
– Orientação sobre O Programa Bem Me Quer
– Inscrição de Casamento
– Conselho Tutelar
– CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
– CEAV – Centro de Atendimento a Vítimas de Crime
– Consulta com psicólogo
– Distribuição de sopão
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – SEMMA
– Distribuição de Mudas Frutíferas e Silvestres
– Visitas Domiciliar de Agentes Ambientais
SECRETARIA MUNICIPAL DE PRODUÇÃO FAMILIAR – SEMPAF
– Distribuição de Plantas Frutíferas
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE – SMT
– Expedição de Carteira Estudantil
– Expedição de Passe do Idoso e Deficiente Físico
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO – SEMAD
– Assistência Jurídica Gratuita (Investigação de Paternidade, Separação, Divórcio, Retificação de Registro, Execução, Reintegração de Posse, Ação de Alimentos)
COORDENADORIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL – CMAS
– Corte de Cabelo
– Xerox
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SEMSA
– Atendimento Médico
– Saúde Bucal (Atendimento Odontológico; Aplicação de Fluor; Educação em Saúde)
– Atendimento de Enfermagem
– CTA (Teste de Hiv)
– CEREST – Centro de Referência do Trabalhador
– Farmácia Básica
– Orientação Sobre Saúde do Homem
– Vacina
– PCCU (Coleta de Preventivo)
– Teste de Glicemia
– Divisa
– Pa (Pressão Arterial)
– Expedição do Cartão SUS
– Brinquedoteca
CONGRESSO DE EDUCAÇÃO É AVALIADO POSITIVAMENTE
O Congresso Municipal de Educação 2011 – Práticas Exitosas na Educação, encerrou sábado (12) em Santarém, acom a apresentação de ações positivas do município e discussão de temáticas nacionais, como a educação no campo, educação integral, direitos humanos e o sistema nacional.
Foram três dias de encontro que reuniu mais de 700 pessoas, entre professores, gestores e profissionais de várias áreas do conhecimento.
A palestra abertura foi proferida pelo professor doutor Antonio Chizzotti, da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que falou sobre o Sistema Nacional de Educação e suas Bases, dando ênfase às práticas inovadoras criadas pelos educadores.
No segundo dia, a programação foi marcada pelas Mesas Redondas. A primeira contou com a presença da professora mestre Lucenir Pinheiro, da coordenação do programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que abordou o tema “Educação Integral”. A segunda Mesa foi conduzida pela professora especialista Greice Goch, que apresentou as práticas locais voltadas para indígenas, quilombolas e educação ambiental.
O professor Marlo dos Reis, da Coordenação de Educação do Campo, do Ministério da Educação, esteve à frente da Mesa Redonda que discutiu o papel dos educadores em regiões específicas. “Nosso desafio enquanto educadores é fazer do espaço da escola um local agradável sempre, seja na cidade ou no campo, porque a aprendizagem não tem fronteiras e nem barreiras”, disse.
A titular da SEMED, professora mestre Lucineide Pinheiro, conduziu uma mesa voltada para a apresentação das práticas inovadoras executadas em Santarém, motivadas para incentivar a arte, a criatividade e a valorização das pessoas. “Nós mudamos um cenário do município. Nos preocupamos com o “ser” das pessoas. Isso foi fundamental quando iniciamos, ainda em 2005, a construção de uma proposta diferenciada de educação para Santarém”, disse a secretária.
Uma das palestras mais esperadas no evento foi realizada na manhã do sábado, 12, por César Nunes, licenciado em história, filosofia e pedagogia, que também, e também mestre, doutor e livre docente. O palestrante traz ainda em seu currículo a chefia do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP; a autoria de 26 livros; além de ser colaborador do Ministério da Educação do Brasil. Em sua abordagem, a partir do tema “Educação e Direitos Humanos”, César Nunes apontou trechos de teorias de vários filósofos, como Paulo Freire, e destacou a importância do professor ser de fato, um educador para a vida, com a preocupação de formar cidadãos. A plateia se emocionou com vários relatos, considerando um retrospecto histórico que foi feito, apontando as falhas no sistema de educação do país e os desafios dos educadores.
“Nós vivemos um modelo copiado da Espanha, mas não devemos viver a partir do que nos cobram com relação aos números, porque eles não são tudo. O educador de verdade precisa formar gente, cidadãos, pessoas críticas e que formem a nossa sociedade. Não deve se preocupar em formar mão de obra como se fazia em outros tempos”, destacou o palestrante.
César falou ainda sobre a postura do professor na escola e enfatizou que este profissional é quem faz a diferença na sociedade, por isso precisa ter orgulho do que faz. Por fim lembrou os desafios que se vivia em outras décadas com a formação militar, sendo impostas posturas que atendiam as necessidades únicas do estado, sem qualquer preocupação com a diversidade e respeito às pessoas.
“Quero neste dia parabenizar Santarém pelas boas práticas, e com certeza o novo estado, o Tapajós, será bem diferente de outros que só pensam em crescimento sem educação, sem a formação necessária da pessoa. Hoje vocês estão formando os cidadãos do futuro. Vivam com mais poesia e sensibilidade. É na escola o espaço ideal para se construir sonhos”, finalizou César Nunes.
Visitas – Após encerrar o evento, o professor doutor César Nunes acompanhado da secretária de educação, Lucineide Pinheiro, visitou a Escola da Floresta e o terreno onde será construída a primeira Escola de Tempo Integral do Campo, ambas na região do Eixo Forte. No domingo (13), visitou a Escola do Parque e a Comunidade do Tapará (Várzea).
AÇÃO – Devido às chuvas que caíram em Santarém nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) intensificou os trabalhos de manutenção para assegurar a trafegabilidade em diversas ruas da cidade. Através da ação, são realizadas limpezas em bueiros, canaletas e demais estruturas que compõem a rede de drenagem urbana. Os servidores da Secretaria, com auxílio de maquinário específico, também proporcionam aos cidadãos o recolhimento de entulhos e outros materiais que são arrastados pelas enxurradas e causam prejuízos ao sistema viário de Santarém. Os serviços são emergenciais e atendem os pontos mais críticos, porém, a limpeza de vias públicas é realizada com frequência pela SEMINF, assim como a coleta de lixo domiciliar. É importante que a população faça sua parte não jogando lixo ou despejando entulhos na rua.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes