Debate reunirá as frentes do ‘SIM’ e do ‘NÃO’

O primeiro debate sobre o plebiscito do próximo dia 11

O primeiro debate sobre o plebiscito do próximo dia 11, que apontará a vontade da população paraense sobre a divisão do Pará e criação dos estados do Tapajós e Carajás acontece nesta quinta-feira (1ª), a partir das 22h, na RBATV. Está confirmada a participação dos parlamentares que presidem as quatro frentes registradas no tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa). Além da oportunidade de dar visibilidade aos argumentos, os representantes poderão questionar posicionamentos e dados divulgados durante a campanha.

>> Conheça as regras do Debate RBA: Plebiscito

O debate será realizado em cinco blocos e deve durar cerca de uma hora e meia. A ordem de perguntas e respostas será definida a partir de um sorteio feito na hora. O mediador será o jornalista Luciano Júnior, da emissora Band de Natal. “Como em todos os debates realizados em qualquer pleito eleitoral, sempre prezamos pela competência dos nossos profissionais e, acima de tudo, a isenção quanto ao assunto”, destacou o gerente-geral de Jornalismo da RBATV, Adil Bahia.

Segundo ele, as regras do debate foram apresentadas em reunião com representantes das frentes. “Protocolamos o documento no TRE e todos concordaram com os moldes apresentados pela emissora. Entre as definições, acertamos que as frentes favoráveis vão perguntar sempre para as duas contrárias, e vice-versa. Em hipótese alguma vão fazer perguntas entre si”, afirmou.

>> INFOGRÁFICO: Saiba as regras do debate RBA

ARGUMENTOS

O cenário do debate vai antecipar a nova produção visual da RBATV para 2012. “Prático, simples e moderno, como a nossa proposta para o próximo ano”, completou Adil.

Os responsáveis por apresentar os argumentos ao telespectador serão os presidentes das frentes Pró-Tapajós, deputado Joaquim de Lira Maia (DEM); Contra Tapajós, deputado Celso Sabino (PR); Pró-Carajás, deputado João Salame (PPS); e Contra Carajás, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB). No domingo, 11 de novembro, cerca de 4,5 milhões de eleitores vão às urnas opinar sobre a divisão do Pará.

APOSTA

O formato, utilizado em anos eleitorais, é a aposta de alguns cidadãos para ouvir de seus representantes políticos argumentos sobre a divisão do Pará. A RBATV começou a preparação para o debate logo após a cobertura do Círio de Nazaré. A equipe de jornalismo estudou o tema até chegar a um formato isento, onde as quatro frentes pudessem apresentar os discursos sem prejudicar a avaliação do telespectador.

Quem estiver fora do Estado e até mesmo do país, poderá acompanhar o debate ao vivo direto pelo DOL, ou pelo twitter @DOLdiarioonline. No site, um banner vai direcionar o internauta para o DOLTV, onde a transmissão será realizada. No twitter, a equipe de jornalistas vai atualizar a Time Line com posts sobre o debate e poderão ainda interagir com o conteúdo, se posicionando, criticando ou parabenizando os representantes das frentes.

>> DOL quer saber: o que você espera do Debate RBA sobre o plebiscito?

Oportunidade para o eleitor tirar dúvidas

Quem está curiosa para saber como vai funcionar o debate é a auxiliar de disposição Vanessa Monteiro, 30 anos. Ela tem acompanhado a campanha nas ruas e pela televisão, mas espera encontrar nas palavras dos representantes das frentes um suporte para realmente definir o seu voto.

“Não é porque moro em Belém que minha opinião é previsível. Assim como na hora de votar em candidatos, na hora de dizer ‘sim’ ou ‘não’ nas urnas, também temos que atentar para as propostas. O que querem fazer com nosso território?

E o que vai ficar para o novo Pará são as minhas principais dúvidas. Quem sabe não é no debate que finalmente serei esclarecida?”, questiona.

“Como em qualquer outro pleito eleitoral, neste as pessoas podem estar apresentando apenas aquilo que lhes é conveniente. Refiro-me aos políticos dessas regiões, e até mesmo os daqui. O que falta ao povo é conhecimento sobre a causa. Conheço pessoas que sequer sabem da realização do plebiscito”, contou o bombeiro Edson Silva. Para ele, mais que uma oportunidade de ouvir todos os lados, o debate vai apresentar à população quem são os “cabeças” dos movimentos. “Se é um projeto para o povo do Pará, temos que saber quem está promovendo isso. A televisão é o meio mais indicado para isso”, afirma o bombeiro.

Fonte: DOL

4 comentários em “Debate reunirá as frentes do ‘SIM’ e do ‘NÃO’

  • 1 de dezembro de 2011 em 23:20
    Permalink

    Agura é na purrada. Eleitores do SIM são agredidos na chegada do JN em Belém
    Estão desesperados, e sabendo que vão levar uma surra nas urnas, a turma do NÃO quer ganhar na porrada. Isso mesmo, a denúncia foi feita pelo vereador Reginaldo Campos no seu facebook.

    \”Lamento que a secretaria de segurança publica do Pará , esteja fazendo vista grossa para com a violência que os militantes do SIM estão sendo tratados em Belém, em pleno estado de direito está sendo desrespeitado descaradamente o direito de ir e vir e de manifestação das pessoas, exemplo do aeroporto de Belém, onde manifestantes do NÃO agrediram e impediram pela força e agressões verbais que os eleitores do SIM se manifestassem e se aproximassem da equipe do \’JN no ar\’. Sendo que foi solicitado policiamento, e que foi ignorado, portanto repudio a omissão e o descaso para com a segurança dos cidadãos que se manifestam em favor da democracia e da emancipação politica e administrativa do Pará e que a muito tempo já está dividido.
    Vamos acabar com esse estado de violência, pois é por este motivo que os cidadãos simples e humildes do latifundiário Estado do Pará, estão lutando como Davi vs. Golias, para defenderem sua honra, liberdade e dignidade e de um Estado de fato mais presente na vida dos cidadãos.
    Quem ver qualquer tipo de violência contra militantes do SIM, tirem fotos, gravem videos e nos envie para denunciarmos\”.

    Resposta
  • 1 de dezembro de 2011 em 10:21
    Permalink

    Seria bom,ideal que todo mundo assistisse de mente e coração abertos, acredito q/ somente assim é possível ver a NECCESSIDADE da divisão.
    Inclusive a Região Norte q/ é vista como interior do Brasil, ficaria bem mas bem fortalecida (representatividade no Congresso Nacional); isso q/ precisamos tbm p/ proteger a NOSSA Amazônia Legal.

    Resposta
  • 1 de dezembro de 2011 em 10:04
    Permalink

    fiquei sabendo que o cara q apareceu ontem na reportagem da turma do NÃO e funcionario do INCRA e nem daqui ELE e desse tipo de jente estamos querendo a distancia pois nem no trabalho dele ele da conta so fica falando mal do orgao em que trabalha FORA MERCENARIO TU NÃSO SERVE PRA NADA

    Resposta
  • 1 de dezembro de 2011 em 09:40
    Permalink

    Não sou paraense de naturalidade,mais moro aqui a 26 anos,confesso que quando cheguei aqui,era bem melhor do que hoje.Nunca vi uma região ser tão despresada como essa nos ultimos anos,desinteresse total pela região.Então acho que esta na hora de desmembrar o estado,porque senão ficaremos continuando com as esmola da capital.Nâo tenho preferencia partidaria,mais esses ultimos anos,foi o péssimo governo que tivemos,tanto na esfera,municipal,estadual e federal.Sou a favor da divisão,por isso digo \”SIM 77\”.Deputado Lira Maia,mata a pau esses que são contra.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *