Pará lidera desmatamento
O Pará continua sendo recordista em desmatamento entre os estados da Amazônia Legal, sendo responsável por 2.870 km² de desmatamento este ano. Em seguida vem os estados do Mato Grosso (1.126km²) e Rondônia (869 km²), sendo que este último registrou um aumento de 100% de desmatamento em relação ao ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que anunciou uma redução de 11% do desmatamento total da região.
Entre agosto de 2010 e julho de 2011, foram desmatados 6.238 km² da Amazônia Legal. É o menor índice desde que o monitoramento por satélite é registrado. A estimativa do Inpe tem uma margem de incerteza de 10% para mais ou para menos. A pesquisa é baseada em 96 imagens, que cobrem 90% da Amazônia.
No ano passado, o índice já havia apresentado uma redução recorde, registrando 7 mil km² desde 1988, quando começou o monitoramento por satélite. Os dados foram divulgados no Palácio do Planalto, em Brasília, após os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Izabela Teixeira (Meio Ambiente) e os presidentes do Inpe e do Ibama reunirem-se com a presidente Dilma Rousseff.
A Amazônia Legal compreende áreas de nove estados – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Conforme o Inpe, as informações foram coletadas pelo sistema Prodes, que usa 96 imagens que cobre 90% de toda a Amazônia. O Prodes estima a taxa anual e a extensão do desmatamento bruto e divulga na rede o banco de dados digital.
O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, apresentou os números das apreensões realizadas na Amazônia legal durante o período de agosto de 2010 a julho de 2011. Foram 42 mil metros cúbicos de toras de árvores, 79 mil hectares embargados, 72 tratores e 325 caminhões.
Fonte: Diário do Pará