Região Norte lidera ranking de cheques sem fundo no País

Ao todo, 18.072.996 cheques foram devolvidos

A quantidade de cheques devolvidos em novembro chegou a 2,19% em todo o País, de acordo com a empresa de consultoria Serasa Experian. A região Norte liderou o número de devoluções nos 11 primeiros meses do ano, segundo a pesquisa, com um percentual de 4,15% do total de cheques sem fundo. Ao todo, 18.072.996 cheques foram devolvidos de janeiro a novembro de 2011 em todo o Brasil.

Em outubro, o levantamento registrou 1,92% de devoluções, com um total de 1.625.015 cheques devolvidos. Em novembro de 2010 a taxa chegou a 1,68%, com um total de 1.597.377 devoluções, abaixo do novo índice registrado. O volume de cheques sem fundos também cresceu no acumulado do ano, com 1,95% de devoluções entre janeiro e novembro, ante 1,77% no mesmo período do ano passado. Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento nos cheques sem fundos em novembro reflete as compras parceladas com pré-datado no Dia das Crianças.

No ranking das regiões com maior registro de devoluções, a região Norte é seguida pelo Nordeste 3,53%, Centro-Oeste, 2,56%, Sul, com 1,8%, e Sudeste com 1,56%. Roraima ocupou o primeiro lugar no levantamento de estados com maior quantidade de cheques devolvidos (12,31%), seguido pelo Acre (9,11%), Maranhão (8,70%). Amapá e Tocantins ainda figuram no ranking dos dez estados com a maior quantidade de cheques devolvidos. São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual de todo o País, com 1,45%. Já o Amazonas ocupou a 19ª posição com um percentual de 2,17% do total de cheques devolvidos até novembro de 2011, também acima da média nacional.

A inadimplência constatada nos principais centros de compras do País também reflete no comércio da capital amazonense. Apesar de apresentar um índice de 2 a 3% de cheques devolvidos, os comerciantes e lojistas de Manaus ainda oferecem a opção de pagamento a prazo com cheque, mas sempre com cautela, segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Manaus (FCDLM), Ralph Assayag. De acordo com ele, os lojistas procuram alternativas para enfrentar o risco do prejuízo nas vendas. “Com cautela, muita gente vende para não perder a venda. Outros comerciantes só entregam as compras, após os cheques dos clientes serem compensados, por exemplo”, alegou.

O órgão de consultoria também aponta que alguns estabelecimentos recebem o pré-datado de forma equivocada, observando apenas o documento de identidade do cliente. Os economistas do Serasa Experian aconselham que a venda deve ser avaliada. “O pré-datado é venda a prazo, financiada, parcelada, e deve passar por avaliação de crédito para ser aceito. A falta deste procedimento mais o descontrole do consumidor fazem com que, normalmente, novembro registre um volume maior de cheques sem fundos em relação ao mês anterior. Vale o alerta para a aceitação do pré-datado no Natal”, diz o comunicado.

A devolução dos cheques passa por etapas como a reapresentação e a quitação do débito em até 60 dias. “Existem empresas que preferem garantir os cheques junto a FCDLM, então nós fazemos a cobrança. Outras acompanham a inadimplência de cheques devolvidos”, concluiu.

Fonte: Portal Amazônia/Notapajos.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *