Mais de 12 mil caíram na malha fina da RF no Pará
A Receita Federal já começou a intimar os contribuintes retidos na malha fina por conta de pendências em suas declarações do Imposto de Renda. No Pará, 12.602 declarações estão retidas, um número considerado elevado diante das opções para corrigir possíveis erros.
“Levando em consideração que a pessoa pode acessar sua situação na internet e fazer a retificação, é um número elevado. Não havia necessidade de ter um número alto”, afirma Luiza Maria Pinto, supervisora do imposto de renda da Delegacia da Receita Federal, em Belém.
O maior número de pendências se refere à omissão de rendimentos, quando há um desacordo entre os valores passados pelo contribuinte e pela empresa para qual trabalha. “As outras pendências são por conta de despesas que ficaram retidas em algum parâmetro e que a pessoa vai ter que comprovar, como despesas médicas, por exemplo”, explica a supervisora.
Por mais que esteja na malha fina, o contribuinte ainda pode regularizar sua situação de forma espontânea. “Enquanto não for notificado oficialmente, dá para regularizar a pendência. Depois que recebe a notificação formal, perde a espontaneidade. O ideal é visitar logo a página na internet e consultar a situação”, diz. Após ser notificado, o contribuinte tem o prazo de 30 dias para regularizar a situação, caso a pendência seja apenas por conta de omissão de rendimento.
Caso o problema esteja relacionado a deduções, o contribuinte terá o prazo de 20 dias para regularizar sua situação junto à Receita Federal. Nesse caso, a pessoa precisa comparecer na sede da Receita para prestar esclarecimentos, apresentando os documentos e comprovantes relativos à pendência. A multa em casos de notificação do contribuinte é de 75% do valor do imposto.
Fonte: Diário do Pará