BAIRRO DA LUANDA EM ALENQUER COMEMORA DIA DE REIS
No dia 06 de janeiro em todo território nacional comemora-se simultaneamente o dia de Reis e Festa de São Benedito, reverenciado patrono e padroeiro dos negros. No município de Alenquer, a comunidade católica do Bairro da Luanda festeja e comemora a referida tradição cristã, tanto do lado religioso como profano. Conforme a história, na madrugada do dia 6 de janeiro do ano do nascimento do Menino Deus, três Reis Magos: Gaspar, Belchior e Baltazar, o presentearam com: Ouro, Incenso e Mirra, os quais no século VIII foram canonizados Santos.
Ao contrário dos informes que os visitantes viajaram juntos, os mesmos saíram de suas respectivas localidades de origem, isto é: O rei Baltazar saiu da África e levou ao Menino, mirra, cujo arbusto serve para preparação de medicamentos. O presente do Rei Gaspar partindo da Índia, ofereceu incenso com alusão à sua divindade e que serve para aromatizar ambientes, afasta insetos e energias negativas, além de representar a fé e espiritualidade. O Rei Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A Folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil pelos povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do Menino para as pessoas que os recebem. A festa folclórica tem como principal finalidade fazer que durante o período do Natal as pessoas abram suas mãos para a partilha e distribuição de presentes e alimentos aos meninos pobres.
Jornal O Impacto