Cicatrizes continuam abertas após plebiscito
Passado um mês da realização da consulta pública sobre a divisão do Estado para a criação de duas novas unidades federativas – Carajás e Tapajós – o Pará luta para apagar as cicatrizes da campanha e para tornar-se mais unido e forte na luta por mais recursos que possam melhorar as condições de vida de todas as regiões. A tarefa não será fácil.
Nas regiões que lutaram pela divisão, o movimento separatista sobrevive e a vitória esmagadora do sim em algumas cidades revelou a necessidade de mais investimentos públicos nas regiões mais distantes da capital.
O deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB), que presidiu a frente contra o Estado de Carajás, diz que considerou o resultado do plebiscito uma grande vitória. “A unidade do Pará foi mantida. A inalteração do território foi um resultado positivo”. Segundo o deputado, que é do mesmo partido do governador do Estado, Simão Jatene, a campanha divisionista não alterou os rumos dos investimentos públicos. “O governo já tem historicamente a preocupação de levar o desenvolvimento a todo o Estado. O plebiscito não teve o condão de mudar isso”, disse.
Para Zenaldo, o momento atual é de união para garantir mais recursos para o Estado, essa sim a solução para os graves problemas que afligem a população. “Precisamos ter um esforço adicional em Brasília. Espero que com o início do período legislativo, a gente forme uma frente de pressão para demonstrar a necessidade de justiça tributária”, diz Coutinho referindo-se principalmente à lei Kandir que livrou as exportações do pagamento de impostos estaduais prejudicando os Estados exportadores, caso do Pará que segundo as estimativas oficiais tem acumulado perdas anuais em torno de R$ 1,5 bilhão, o equivalente a 10% do orçamento do Pará.
Fonte: Diário do Pará
Concordo com você, ARIVALDO SANTOS, seu comentário é inteligente e correto! realmente nõs de Santarém e redondesas temos mesmo é de cobrar que o jatene traga melhorias para a região, pois não adiante ficar só na conversa mole, pois este ano teremos eleição outra vez e é agora a hora de vermos se nossos deputados e vereadores estão mesmo preocupados com o progresso e o desenvolvimento da região.
Uma coisa é certa, meus amigos: nós da região do Estado do Tapajós, precisamos usar nossa força expressa no plebiscito e iniciar JÁ uma nova campanha, evitando os graves erros desta última, sobretudo guarnecendo nosso sentimento de nativismo; é evidente e comprovada a necessidade de uma nova UF para tão estratégica região, como provam os antigos e recentes estudos; mas não devemos cair na balela do PSDB (Zenaldo, Jatene, etc, etc) pois se prova agora que o plebiscito foi utilizado apenas como bandeira de campanha para o Zenaldo conseguir a prefeitura de Belém! o PSDB jamais esteve preocupado com a região, pois o próprio Almir autorizou a matança em Eldorado e a LEI KANDIR foi obra do PSDB de FHC!!! é fácil desviar os fatos que a população não conhece ou não lembra! como o governador pode afiançar progresso repentino e imediato se o Pará é o campeão de desmatamento e o campeão de mortes no campo?! Vamos deixar de sentimentalismo barato! vamos abrir olhos e ouvidos, e cobrar efetiva e eficazmente melhorias para a região sobretudo dos nossos \”representantes\” que se esconderam atrás das bobagens do sim e agora mostram as caras promesseiras, outra vez…
SÓ TENHO UM COMENTÁRIO A FAZER… TAPAJÓS VOTA EM TAPAJÓS. QUEM TIVER VERGONHA NA CARA, NAS ELEIÇÕES DE 2014 VOTA EM CANDIDATOS DAQUI DA NOSSA REGIÃO. ABAIXO ZENALDO COUTINHO E SUA CORJA. COM MAIS REPRESENTATIVIDADE NÓS PODEMOS MELHORAR NOSSA REGIÃO.
Esse Dep. Zenaudo Porquinho é um grande sínico. Nunca trouxe nenhum benefício para o Oeste paraense. Calhorda travestido de bem. Nosso Estado do Tapajós vai ser criado…alias está criado, é inevitável. Falta só as autoridades verem isso.
Feliz Tapajós para todos
Abraços Alberta. Conte sempre comigo, as suas ordens aqui em Belém.
Obrigada novamente, Reginaldo. A recíproca é verdadeira, aliás qualquer pessoa q/ se de respeito e respeita os outros, se precisar de ajuda e eu poder colaborar, basta me dar um sinalzinho.
PS: Amo a paz. As vezes é necessário deixá-la de lado p/ lhe dar c/ gente recalcada ou q/ adora confusão desnecessária e inútil. Aí ja viu né…
Concordo com vc Alberta. Parabéns pelas suas colocações.
Q/ bom Reginaldo, contar c/ tua anuência.Obrigada.
Garanto q/,c/ confusão,c/ desunião qualquer coisa se torna muuuito difícil ou até impossível de se resolver FAVORÁVEL p/ todos nós.
Sou a favor de \”briga\” só e somente só se for estritamente necessário.//// Se não for torna-se sinônimo de estupideza, pura burrice.
Ab.
Sr:Davi vc esta no Brasil!aqui não é o oriente médio,pregue a união entre os verdadeiros PARAENSES!
Vamos criar o território do Tapajós e Carajas e deixar o parazinho lá com as desgraças deles: assaltos, mortes nas portas de hospitais, e todas as mazelas deles.
sabe tai uma atitude separatista que entre tudo isso eu gostei de ver, a do famigerado beto barbosa, não satisfeito com a situação, resolveu não vim mais a belem, desconssiderou o pará, e a melhor e mais viavél solução para os separatistas insatisfeitos, RETIRAR SUAS FAMILIAS DE NOSSO MARAVILHOSO ESTADO, tenham atitude de gente madura, saiam os insatisfeitos do nosso grandioso PARÁ.
Acredito até pq fico na torcida p/ q/ todo o Pará, de norte a sul, de leste a oeste tenha investimentos verbas dinheiro, políticas públicas p/ q/ ocorra o desenvolvimento.
Uma coisa é certa:sem a PAZ sem UNIÃO no PARÁ as coisas se tornarão muuuito difíceis e até impossível de acontecer.É ISSO Q/ O VERDADEIRO INIMIGO QUER! Vamos abrir nossos olhos!
A cicatriz foi grande e feia mas sara pois para DEUS tudo é possível, porém nós temos q/ fazer nossa parte.
Vejo q/ tem gente pernóstica por natureza, gente q/ era p/ ter se consolidado BEM na política, na vida mas justamente por ser extremamente pernóstica, sórdida, ambiciosa, egoísta bandido ,está fadada ao fracasso!! Então, essas pessoas insistem em semear e manter o ódio, a desunião o rancor no PARÁ.
Nós, a maioria, aqui do Oeste paraense votamos no SIM , lá em Marabá ídem! Isso foi muito bom pois deixou exposto bem grande p/ o Governo do Estado e p/ todo o MUNDO q/ queremos crescer, queremos queremos investimentos projetos queremos VIVER BEM!
Vamos ser inteligentes e agir visando um bem maior q/ atingirá todos nós DAQUI!
O nosso Tapajós vai sair mas não na guerra!GARANTO. Vai sai NA HORA CERTA, será INEVITÁVEL, GARANTO! Tanto q/ teremos o aval de todo o mundo! TODO MUNDO pq será INEVITÁVEL , nem o cão vai impedir!
As vezes queremos muuuito uma coisa mas Deus quer outra p/ nosso bem. ELE sabe de tudo!
QUANDO DEUS QUER DETERMINA ALGO, nem o diabo c/ sua legião de demônios impede.
Vamos ficar atentos aos semeadores da discórdia, aos egoísta e, claro continuar TRABALHANDO serenamente, manter nossa esperança acesa EM NOSSOS CORAÇÕES, do nosso SONHO DOURADO e claro ,ter as grandes e famosas virtudes a PACIÊNCIA, a PAZ.
GARANTO!