Assalto ao Banco da Amazônia foi patrocinado por empresários

Ten. Cel. Josafá fez a revelação durante reunião sobre segurança pública

Pela 4ª vez o tema Segurança Pública é alvo de discussão na Câmara de vereadores. Em face dos altos índices de violências registrados nesse início do ano, com assaltos e mortes, o vereador Cezar Aguiar (PR) convocou reunião extraordinária no gabinete da presidência. O debate bastante esclarecedor foi realizado na tarde de terça-feira, dia 17 de janeiro.

Estiveram presentes o Ten. Cel. Josafá (Comandante do CPR X), Juiz Gleucival Estevão (representando Dr. Antônio, titular da 3ª vara), Delegado Ednaldo Silva (Superintendente Regional da Polícia Civil), vereador João Bastos Rodrigues (presidente da Câmara Municipal), Luiz Fernando Sadeck, Agnaldo Cirino, Raimundo Pimentel, Cezar Aguiar, representantes de associações comunitárias e lideranças diversas.

A reunião teve início às 16 horas e durou cerca de duas horas, quando cada um fez explanação de motivos a respeito do tema em questão. Inicialmente o vereador Peninha falou sobre os motivos da reunião enfatizando que se tratava da necessidade da troca dos delegados e policiais civis que estão em Itaituba para quebrar o que considera círculo vicioso, pedindo explicação ao Superintendente sobre o por quê da Polícia efetuar tantas operações, prisões e o índice de criminalidade, principalmente roubo de motos, não diminuir.

Os demais vereadores fizeram breves intervenções concordando com as argumentações do vereador Peninha, de que realmente se faz necessária medidas mais rigorosas para que os bandidos possam ser tirados de circulação, já que seriam sempre os mesmos que aparecem envolvidos nos crimes de roubo de motos, tráfico de drogas, etc.

Ao se pronunciar, o superintendente Ednaldo Silva elencou inúmeras razões que dificultam uma ação mais eficaz pela Polícia, entre elas a mais grave que é a falta de efetivo policial e mais delegados. Ednaldo Silva lembrou o fato de que quando a Polícia Civil acerta 99 vezes e erra uma, ela é cobrada por essa margem pequena de erro e não pelas demais ações positivas. Quanto a possibilidade de transferência dos policias de Itaituba, o Superintendente considerou inviável, porque não teria como fazer a reposição, já que não há sequer pessoas suficientes para vir para Itaituba.  A respeito dos últimos assaltos e roubos, no episódio do envolvimento de Tison e outros elementos considerados de alta periculosidade, Ednaldo Silva criticou o fato do delegado de Juruti ter feito a soltura dos mesmos, quando foram presos por roubo de motos naquela cidade. O Superintendente admite que realmente 2012 entrou com violência exarcebada, mas que está sendo montada estratégia de ações para coibir a criminalidade e principalmente o tráfico de drogas.

Assalto ao BASA de Rurópolis foi financiado por empresários: O comandante do CPR X, Ten. Cel. Josafá, apresentou um relatório sucinto das ações do CPR X sob seu comando, falando sobre dois grandes assaltos que estavam programados para dezembro e que foram frustrados graças a ação preventiva. Revelou aos presentes que o assalto ocorrido ano passado contra o Basa de Rurópolis foi financiado por alguns empresários de Itaituba, que iriam financiar outros roubos, mas não conseguiram. Inclusive, afirmou que os últimos acontecimentos na criminalidade desse ano todos tinham fortes ligações com os planos de assaltos que não ocorreram em Itaituba e que seriam patrocinados também por pessoas de Mato Grosso, Rondônia, Bahia e outras regiões.

O Comandante Militar disse que apesar do efetivo atual em Itaituba ser de 306 militares, ainda é pequeno pela dimensão territorial de nossa região, esclarecendo que o ideal hoje seria o Comando da Polícia Militar em Itaituba disponibilizar pelo menos de 515 pessoas, já que os PM`s são destacados para vários municípios e garimpos da região. Ten. Cel. Josafá disse que das 200 vagas disputadas no último concurso apenas seis pessoas de Itaituba foram aprovadas e que o número poderia ter sido bem maior. Quanto às operações de blitz, elas não são feitas com freqüência, de acordo com o Comandante, porque há uma carência muito grande de oficiais no Comando do 15º BPM de Itaituba e que para isso ocorrer precisa ter sempre um oficial coordenando

Fechando as explanações a respeito de segurança pública, o juiz Gleucival Estevão reiterou que a Justiça de Itaituba não está e jamais esteve insensível ao problema de segurança da população, esclarecendo que quem faz as leis são os deputados e senadores e que ele apenas as aplica de acordo com a Constituição Federal e Código Penal do País. O Juiz aproveitou para explicar aos presentes sobre a nova lei de soltura de presos para evitar o excesso de lotação nos presídios e que agora uma decisão judicial antes de homologar uma prisão precisa fazê-lo com muito critério.

Finalizando a reunião, o autor do pedido da mesma, vereador Cezar Aguiar, elaborou um documento em nome da Câmara que será assinado por todas as autoridades e líderes comunitários presentes e também os vereadores, para ser encaminhado ao Secretário de Segurança Pública do Estado, Delegado Geral e ao governador Simão Jatene, contendo inúmeras reivindicações, entre elas mais efetivo para a Polícia Civil, inauguração o quanto antes do Instituto Médico legal de Itaituba, etc.

Por: Nazareno Santos

8 comentários em “Assalto ao Banco da Amazônia foi patrocinado por empresários

  • 22 de janeiro de 2012 em 19:03
    Permalink

    Excelente comentarios do respeitado jornalista. Nazareno e respeitado e possui grange credibilidade, assom como o jornal, que e o melhor da regiao. Parabens Nazareno. Voce e un grande prossifional. Conheco o Almeida sei que ele vai dar apoio no momento que voce precisar. Continue com suas materiais esclarecedoras.

    Resposta
  • 20 de janeiro de 2012 em 23:24
    Permalink

    Considero esse fato encerrado por entender que não denegri a imagem de ninguém, muito menos a do comandante Josafá, pois nela não tem citaçao de nomes, nem alusão direta ao roubo já que o relatório exposto pelo comandante na questão foi colocado com muita subjetividade onde ele também não citou nome de quem poderia estar dando esse apoio logistico aos bandidos nos assaltos. Portanto posso considerar até porque a PM e outros orgãos não divugam ações tidas como sigilosas quando envolve grandes operações policiais.E para quem não me conhece,não sou apenas jornalista, sou também professor, escritor e desfruto de excelente reputação em todas três atividades que exerço com muita honra e dignidade..Quanto aos abutres(ou aves de rapina,como queiram) de plantão que não se identificamn e ficam ofendendo as pessoas sem conhecimento de causa, digo que relevo as mediocridades

    Resposta
  • 20 de janeiro de 2012 em 23:23
    Permalink

    Diante do que já esclareci,considero esse fato encerrado por entender que não denegri a imagem de ninguém, muito menos a do comandante Josafá, pois nela não tem citaçao de nomes, nem alusão direta ao roubo já que o relatório exposto pelo comandante na questão foi colocado com muita subjetividade onde ele também não citou nome de quem poderia estar dando esse apoio logistico aos bandidos nos assaltos. Portanto posso considerar até porque a PM e outros orgãos não divugam ações tidas como sigilosas quando envolve grandes operações policiais.E para quem não me conhece,não sou apenas jornalista, sou também professor, escritor e desfruto de excelente reputação em todas três atividades que exerço com muita honra e dignidade..Quanto aos abutres(ou aves de rapina,como queiram) de plantão que não se identificamn e ficam ofendendo as pessoas sem conhecimento de causa, digo que relevo as mediocridades

    Resposta
  • 20 de janeiro de 2012 em 23:09
    Permalink

    O cel disse na audiencia que o serviço de inteligência da PM havia mapeado os preparativos de um grande assalto que estava previsto para ocorrer em Itaituba no dia 04 de dezembro. Quando ele revelou que\”pessoas influentes\”de Itaituba e outras de outros estados estavam envolvidos ressaltou que os últimos fatos de criminalidades tinham relação direta com esses essoas influentes que estariam financiando esses crimes.A declaração do coronel foi espontanea não foi iniciada por nenhuma pergunta feita por mim ou por qualquer outro repóprter presente na sala do presidente da Câmara.O cel disse ainda que estava inclusive temendo pela sua própria segurança pessoal tomando cuidados redobrados por sentir-se ameçados por pessoas incomodadas com as ações que vem desenvolvendo em Itaituba e região. E quanto ao energúmeno acefálo que fez essas críticas imbecis não as considero porque quem se esconde atrás de anonimato não tem carater nem personalidade. E não me retratei ao Cel apenas considerei que o título da matéria pode ter generalizado uma categoria honrada de empresários que como na de Policial, médico jornalistas,também tem pessoas de má conduta também…E sobre o assalto de Ruropólis até hoje não foi elucidado.O qur todos sabem é que numa operação desastrada prenderam quatro homens inocentes que depois foram soltos após ficar provado que eram apenas garimpeiros em busca de trabalho aqui na região e o IMpacto na época foi um dos poucos orgãos de imprensa que mostrou isso a injustiça que estavam fazendo com eles…Tenho história no jornalismo da região desde os tempos da pistolagem e crime organizado aqui em Itaituba,quem conhece minha biografia jornalística sabe de minha postura profissional, séria ilibada. Mas independente se tem emprersário A ou b envolvido coincidentemente em todo ano eleitoral costuma ocorrer grandes assaltos em Itaituba e outros municípios da região,como em outras epocas contra a Norsegel, extinta Tabae em compras de ouro sem que os assaltantes fossem presos e o produto do roubo jamais aparecesse…Só pra relembrar um pouco os fatos..

    Resposta
  • 20 de janeiro de 2012 em 18:34
    Permalink

    Infelizmente é uma realidade medonha o fato de ter bandido se passando por pessoa de bem. Muitos crimes de assaltos a banco, a carro forte, a avião etc q/ são financiados por pessoas aparentemente de reputação relativamente ilibada, pessoas importantes, uns inclusive sem folha corrida sem antecedentes criminais mas q/ são acessorados por traficantes, ladrões ,assassinos e assemelhados.Doido de camisa-de-força de qm se mete c/ essa gente!Cedo ou tarde aparece morto, as vezes nem o corpo aparece!

    O problema são as LEIS! …P/ piorar a CORRUPÇÃO nos três poderes.

    Quanto as leis, o juiz tem toda razão quando disse q/ ele só pode aplicá-las, fazer cumprir o q/ é de direito. O juiz não legisla, ele não faz, não cria leis pois não é função dele!
    QUEM FAZ AS LEIS SÃO OS POLÍTICOS!
    Então por isso q/ toda santa vez q/ me pronuncio digo, alerto q/ é MUITO IMPORTANTE O NOSSO VOTO CONSCIENTE.
    O candidato AO LEGISLATIVO DE QUALQUER ESFERA, principalmente da federal q/ está no Congresso Nacional (deputados federais e senadores),eles q/ fazem as leis penais.

    O índice da violência é crescente e infelizmente vai piorar.
    Onde tem ser humano tem problema por isso q/ existe o direito.
    Acidentes c/ motos?!hoje qualquer um(a) tira uma moto p/ piorar a pessoa não sabe nadaXnada de trÂnsito e sai guiando.Bomba-relógio ambulante!
    Quanto a assaltos, homicídios ,tráfico … novos programas políticas públicas o Governador do Estado está desenvolvendo.
    A construção da Usina de Belo Monte fará muito dinheiro circular na região, logo muitos problemas de toda ordem tbm.

    Sobre a carênca de agentes públicos:sempre houve grande necessidade de fazer concursos p/ contratação de novos funcionários públicos EM TODO O BRASIL.TODAS AS ESFERAS:municipal, estadual e federal.//Exemplo: todos os anos tem concurso p/ juiz federal e todos os anos as vagas não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. Ídem p/ procuradoria da República.P/ delegado civil dentre outros no nosso Estado do Pará haverá pq o governo percebeu q/ há carência muito grande nessa área, muitos delegados se aposentaram, outros saíram por motivos diversos e o vazio ficou mas não permanecerá pois o Governador já autorizou concurso.

    A pessoa quando faz um concurso p/ determinada área, ela já sabe q/ ganhará valor \”X\”, então entra pq quer!O valor \”X\” pode ser pouco mas é teu, todo mês estará lá na tua conta. Caso vc ache muito pouco o pagamento, não entre!

    Resposta
    • 21 de janeiro de 2012 em 00:00
      Permalink

      Ratificação:no final do 1º parágrafo coloquei q/ \”é doido … quem se mete c/ bandido\”. Confirmo: realmente é doido, maluco, ou está desgostoso c/ a vida, revoltado e querendo morrer etc, qualquer pessoa q/ SE ALIE, Q/ SE UNA OU FAÇA PARCERIA C/ BANDIDOS! Pois viverá numa \”prisão sem muros\”, será escravo p/ resto da vida!Até um dia aparecer morto ou, simplesmente desaparecer por completo, \”evaporar\”.
      Lembro daquele político famoso do Acre q/ mandava passar a motoserra nos inimigos dele. Num dos processos criminais q/ ele respondia as provas materiais apresentadas pelo Ministério Público, eram só os ossos numa caixa, de um ex-amigo dele…! Quem acha q/ está \”arrasando\” em ser amigo/parceiro de bandido, eu acho é BOM quando se ferra de uma vez!

      ____________________________________________

      Juízes criminais,coronéis, delegados , promotores de justiça criminais, procuradores da república , … eles todos estão muito mais expostos ao perigos inclusive ao de morte pois condenam,prendem, acusam os bandidos, principalmente os do colarinho branco! Todos os cargos tem seus bônus e seus ônus mas, o Estado está atrás deles protegendo-os. BANDIDO q/ mata um coronel da PM,um policial ou delegado, seja civil ou militar ou federal, \”coitado\”… NO MÍNIMO SÓ A cabeça dele aparecera em pouco tempo! Se assassinarem um Juiz o Estado pega ,PEGA MESMO, pois é aberta uma MEGA investigação HOLLYWOODIANA onde descobrem até quem tinha crise de flatulência perto da vítima assassinada.
      Outro fato real: a população, o povo na sua maioria, nós todos q/ somos cidadãos íntegros,dignos , torcemos rezamos por todos q/ estão batalhando p/ tirar os criminosos de circulação, p/ a justiça prevalecer e tudo terminar bem p/ esses gerreiros.

      Resposta
  • 20 de janeiro de 2012 em 12:49
    Permalink

    Ao cumprimentar a todos que fazem o jornal O IMPACTO, jornal ao qual reputo a mais alta credibilidade, em todo o estado do Pará. Diante do conhecimento de uma matéria veiculada nesse jornal, informo que estou com o jornalista Nazareno Santos em minha presença, cobrando dele quando foi que eu dei entrevista para ele onde afirmei que havia participação de empresários envolvidos no assalto do BASA de Rurópolis ou na participação da movimentação para possível assalto em Itaituba e ele se justifica dizendo que houve deturpação da materia. A minha afirmação relata a POSSÍVEL PARTICIPAÇÃO DE BANDIDOS DE ITAITUBA NO ASSALTO AO BASA DE RUROPOLIS, NO ANO PASSADO, BEM COMO QUE OS MESMOS PODERIAM ESTAR ENVOLVIDOS NA PREPARAÇÃO DE PROVAVÉL ASSALTO EM ITAITUBA, COM A PARTICIPAÇÃO DE MARGINAIS DE OUTROS ESTADOS, TALVEZ DOS ESTADOS DE RONDONIA,MATO GROSSO E BAHIA. Além disso comentei a respeito da pouca quantidade de pessoas que foram aprovadas no último concurso em Itaituba, as quais foram somente seis(6)dos trinta e sete (37) que aqui se apresentaram após formatura em Santarém e que existe a possibilidade de termos um curso em Itaituba, pois estamos capacitados para formar até duzentos (200) Policiais Militares.
    UMA OBSERVAÇÕES para O IMPACTO: As emissoras de TV locais, receberam essas informações e as colocaram no ar como noticias locais.
    Diante desses esclarecimentos, acredito que a matéria de capa desse jornal(acabo de ver pela internet)venha a ter um outro formato em sua próxima edição.
    Aproveito aportunidade para me colocar a disposição desse jornal e dizer que quero fazer uma assinatura para assim, eu ficar informado dos fatos que ocorrem na minha querida SANTARÉM.
    Um forte abraço à todos e meu desejo sincero de muito sucesso neste ano de 2012.
    Fraternalmente,
    Josafá – Ten Cel PM Cmt do CPR-X.

    Resposta
  • 20 de janeiro de 2012 em 10:59
    Permalink

    Deve ser apurado com rigor. Não pode o empresario ficar impune. Olha é um coronel falando.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *