Representante do Papa visita Santarém e Óbidos
Nesta sexta-feira, 20, às 15h, chegou a Santarém, o Núncio Apostólico no Brasil (representante do Papa), Arcebispo Dom Lorenzo Baldisseri. Ele veio de Brasília com destino à cidade de Óbidos, onde cumprirá uma agenda de inaugurações.
Em Santarém, Dom Lorenzo concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, às 16h desta sexta, no auditório do Hotel Barão Center, onde falou sobre os seguintes assuntos: elevação da prelazia de Óbidos à categoria de Diocese, inauguração da Fazenda da Esperança (em Óbidos), nomeação de Dom Esmeraldo para Arquidiocese de Porto Velho/RO, novo Bispo para Santarém, encontro dos bispos da Amazônia em julho deste ano em Santarém, e, sua nomeação pelo Papa Bento XVI como Secretário da Congregação para os Bispos, em Roma.
No início da manhã deste sábado, 21, Dom Lorenzo segue para Óbidos e retorna no domingo, 22, a Brasília.
Núncio Apostólico: O Núncio Apostólico, ou também Núncio de Sua Santidade, representa o Papa perante os Estados. Em conformidade com antigas tradições da diplomacia, o Núncio de Sua Santidade será o decano do corpo diplomático credenciado da Igreja. Esta prática provém da Convenção de Viena de 1815 e, mais recentemente, da Convenção de Viena de 1961 sobre relações diplomáticas (arts.14,1 e 16,3).
Nomeação: A nomeação de Dom Lorenzo Baldisseri como secretário da Congregação para os Bispos, aconteceu no último dia 11, pelo Papa Bento XVI. O arcebispo estava à frente da Nunciatura Apostólica brasileira desde novembro de 2002. Ele assume a tarefa em fevereiro. O Secretário anterior da Congregação era o ex-núncio apostólico na Espanha, arcebispo português, dom Manuel Monteiro de Castro, que será criado cardeal no próximo Consistório, de 18 de fevereiro, conforme anúncio feito pelo Santo Padre no dia 6 de janeiro.
Congregação da Cúria Romana: órgão central de administração da Igreja em todo o mundo, com sede no Vaticano – tem como tarefa principal a preparação dos relatórios que auxiliam o Papa no momento de nomear novos bispos e organizar territorialmente as dioceses.
Primeira visita a Santarém: A primeira vez que Dom Lorenzo visitou Santarém foi em novembro de 2003, por ocasião das comemorações do 1º Centenário da Diocese. Naquela ocasião, ele participou do Círio de Nossa Senhora da Conceição e de uma sessão lítero-musical na casa da Cultura.
Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom/ Diocese de Santarém