Polícia Federal apreende ouro ilegal na transamazônica

Polícia Federal

A Delegacia de Polícia Federal em Santarém, em conjunto com Policiais Federais da Operação Arco de Fogo e Defesa a Vida, em mais uma ação de repressão a crimes ambientais na região prendeu em flagrante delito na noite de domingo, dia 22/01/2012, o nacional das iniciais D.S.L., de 23 anos, natural de Jaru/RO, que transportava 1.760 gramas de ouro puro (com valor estimado de R$ 130.000,00), sem a devida guia de transporte.

A prisão aconteceu durante barreira policial, realizada na Rodovia Transamazônica, no município de Itaituba/PA.

O ouro foi adquirido no município de Jacareacanga/PA e seria transportado até o município de Itaituba.

D.S.L. foi preso em flagrante pela prática do crime capitulado no artigo 2º, § 1º, da lei 8.176/90, que dispõe:

 Art. 2° Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpacão, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo.

        Pena: detenção, de um a cinco anos e multa.

        § 1° Incorre na mesma pena aquele que, sem autorização legal, adquirir, transportar, industrializar, tiver consigo, consumir ou comercializar produtos ou matéria-prima, obtidos na forma prevista no caput deste artigo.

O preso foi recolhido a Central de Custódia de Santarém, onde permanece à disposição do Juízo Criminal Federal de Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PF

13 comentários em “Polícia Federal apreende ouro ilegal na transamazônica

  • 24 de janeiro de 2012 em 22:14
    Permalink

    Quantos kilos de ouro sairam na época em que Itaituba era o maior municipio do mundo, toneladas de ouro sairam clandestinamente, quem perde com isso é o municipio , estado e o país, mais principalmente Itaituba porque deixa de arrecadar o IUM – Imposto Unico Mineral, essa blitz nunca deveriam deixar de acontecer, lembrei agora do sequestro do avião da TABA, onde uma quantidade bem superior de ouro foi roubado e somente 1/3 do ouro fora declarado, tem que ir atraz do peixe grande que é o sonegador maior, pois não creio que só essa quantidade sai do municipio clandestinamente, aproveitando que Policia Federal esta fazendo essas blitz que seja feioto também na compras de ouro o municipio.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 21:18
    Permalink

    Os nossos garimpeiros foram responsáveis pela economia do oeste do Pará por muitos anos . Por isso eles precisam de apoio para sua legalização e a polícia essa sim precisa de filtragem geral.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 21:16
    Permalink

    Eu acredito que o pobre do garimpeiro foi alvo escolhido para a federal aparecer ns manchetes dos jornais já que nos últimos anos eles estão com uma péssima imagem. O povo de nossa região não acredita na polícia no geral.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 12:32
    Permalink

    Vai ver esse estava tentando ganhar um trouco, tem fiscalizalção que precisa ser fiscalizado

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 10:55
    Permalink

    E NO MEIO DA BAUXITA, OURO, A BAUXITA VAI E O OURO TAMBÉM VAI, O OURO DEVE FICAR.
    O POVO DE JURUTI DEVE RECLAMAR O OURO DE DENTRO DA BAUXITA QUE VAI EMBORA.
    O MUNICÍPIO DE JURUTÍ, ESTÃO MELHORANDO, MAS
    DÁ PRA SE FAZER MUITO MAIS. O POVO TEM QUE RECLAMAR MAIS INVESTIMENTOS. AQUELE POLÍTICO LÁ, ELE RECLAMOU MT PARA O BOLSO DELE,
    ATÉ UMA IGNORANCIA DE UM ELEVADOR ELE COLOCOU NA CASA DELE, AXO QUE NAO TEM NEHUM DEFICIENTE NA CASA DELE, TALVEZ DEFICIENTE MESMO SEJE O BOLSO DELE, DE NÃO AGUENTAR MAIS DINHEIRO. O MP TEM QUE IR VERIFICAR JUNTO COM O POVO A MINERAÇÃO QUE FAZEM POR LÁ PRA VEREM PEDRAS AMARELAS BRILHAREM COM OS RAIOS DO SOL. E RECLAMA-LOS E COBRAR OS ROIALTS DO OURO, NÃO SÓ DA BAUXITA.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 09:16
    Permalink

    Não adianta impor somente ações punitivas. Há necessidade urgente de condições de legalização dos garimpos, para que os garimpeiros tenham amparo legal para executar seu trabalho e comercializar o produto obtido com seu árduo labor em conformidade com a legislação vigente. Vocês já viram o excesso de burocracia para se conseguir um licenciamento para um garimpo? A SEMA-PA estava concedendo Licença de Operação para atividades garimpeiras dentro da APA Tapajós. Sabe o que está acontecendo? O ICMBio está quuestionando estas licenças para que sejam canceladas, mas, não apresentam alterantiva para regularizar estas atividades. Enquanto isso para sobrevivência os garimpeiros obrigam-se a trabalhar na clandestinidade. E, por estas questões e ironia do destino, um coitado, acabou perdendo o que conquistara com seu trabalho.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 08:45
    Permalink

    Bom,poderiam colocar uma blitz dessa em cada saida do palacio do planalto,do senado e da camara dos deputados.rapidinho agente pagaria a divida externa.rs.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 08:36
    Permalink

    E é claro que esse coitado vai penar enquanto as autoridades vão se dar muito bem, sem contar que: SERÁ QUE ESSE OURO VAI MESMO PARA OS COFRES DA UNIÃO?

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 08:31
    Permalink

    Isso só foi um grão de areia no deserto,quantos já não passaram por essas estradas,passaram sobre nossas cabeças de avião.Mais quem manda não ter fiscalização,atraz disso tem muitas coisas saindo clandestinamente,é só fiscalizar.Quer umas,o comércio de carvão ilegal,a criação de jacares,tracajas,peixe,o contrabando de peixes anormentais,exploração de madeira ilegal e muitas outras coisas,ou quer mais?.

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2012 em 21:08
    Permalink

    Se o governo tivesse agido assim desde o auge do ciclo do ouro em nossa região,talvez Itaituba fosse uma cidade mais rica e desenvolvida já que de sua exploração quase nada restou porque o ouro saia pelo ralo…

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2012 em 20:09
    Permalink

    OOOooouro!
    Nossa região é riquíssima em tudo.
    Ainda criança mas lembro bem do ouro da serra pelada, tinham muitas histórias mas lembro de uma q/ saiu num jornal de New York,EUA e por isso foi o comentário aqui em Stm-PA: naquela época diziam q/ o ouro explorado na Serra Pelada daria p/ pagar 5 vezes a Dívida Externa do nosso BRASIL e ainda sobrava muuuito…
    Sempre fomos usurpados, roubados. A exploração E EXPORTAÇÃO CLANDESTINA ILEGAL SEMPRE EXISTIU ,LOGO AS FISCALIZAÇÕES DEVEM SER CONSTANTES,FREQUENTES!

    CHEGA DE SERMOS \”ROUBADOS\” EXPLICITAMENTE!!

    Imagino q/ na nossa região deve ter GRANDIOSAS jazidas de ouro q/ não foram descobertas.

    A Região Norte do Brasil é uma fábrica de dinheiro!Diamante, Ouro, Esmeralda (SÃO MARAVILHOSAS LINDAS PEDRAS , SÓ DE PENSAR FICO ARREPIADA!), bauxita, etc…

    Resposta
    • 24 de janeiro de 2012 em 08:08
      Permalink

      enquanto isso, \”otoridades\” da fiscalização dormem em berço explendido a sombra do poder

      Resposta
      • 24 de janeiro de 2012 em 11:50
        Permalink

        \”seu braulino\”, meu querido, nós (eu , o Sr. e muitas pessoas) sabemos , aliás todo mundo sabe – sabe q/se tendo fiscalização já tem farra, se não houver vira orgia- , SÓ NÃO SABE DISSO OS ALIENADOS , RETARDADOS E IMBECIS q/ consideram NORMAl sermos enganados, furtados, extorquidos, roubados etc e tal

        Ninguém gosta de pagar imposto mas TEM Q/ PAGAR POIS O SISTEMA LEGAL MANDA!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *