Homem é linchado por comunitários

O rosto de João Augusto ficou completamente desfigurado

Um homem conhecido por João Augusto (Nhambú) foi linchado até a morte por várias pessoas na Vila de Curuai, região do Lago Grande, no município de Santarém. O crime aconteceu, domingo, 22 de janeiro. João Augusto após cometer um assassinato no dia anterior durante uma partida de futebol, na localidade de Cruzador região do Lago Grande, às margens da Translago, fugiu do local e se embrenhou na mata.  Um morador da área conseguiu localizá-lo e o atingiu na perna, com um tiro de espingarda.

A Polícia conseguiu prender João Augusto e levá-lo para o Centro de Saúde de Curuai. A população revoltada com o crime praticado por João Augusto invadiu o Centro de Saúde, tirou o acusado das mãos da Polícia e fez justiça com as próprias mãos.

Fatos: O jovem Rosivan Silva de Sousa, de 26 anos, assistia a uma partida de futebol na localidade de Cruzador, na tarde de sábado, quando sem esperar foi surpreendido com uma facada na costa desferida por João Augusto. A vítima foi socorrida pelos parentes e amigos e levado para o Centro de Saúde de Curuai, mas não resistiu e duas após o ocorrido veio a falecer. Revoltados com a morte do rapaz a população saiu à procura de Nhambú. Rosivan era uma pessoa bastante conhecida e querida na comunidade de Cruzador. Após buscas, um morador conseguiu localizar Nhambú dentro da mata e o atingiu com um tiro de espingarda. Mesmo ferido, o acusado se escondeu, mas a Polícia conseguiu localizá-lo no domingo pela manhã e o levaram ferido para o Centro de Saúde. Na tarde de domingo, durante o velório de Rosivan, parentes e amigos ao saberem da notícia da prisão de João Augusto, dirigiram-se ao Centro de Saúde tirando o acusado das mãos da Polícia e fazendo justiça com as próprias mãos.

João Augusto foi linchado até a morte, segundo testemunha que pediu para não ser identificado, era tão grande a revolta da população que além de quebrarem toda a cabeça do acusado expondo seu cérebro, ainda quebraram todo o Centro de Saúde. “Ele ficou agonizando lá no chão durante mais ou menos uma hora, até morrer, pois todos que o atenderam no Centro de Saúde tiveram que fugir com medo de acabarem sendo linchados”, disse a testemunha.

“Uma Vila com mais de 3 mil habitantes tem apenas 6 policiais para fazer o controle e a segurança do local, uma localidade precária devido ter muitos ramais e ser tudo muito distante. Os policiais ainda reclamam de péssimas qualidades de trabalho. Nesse caso, como não poderia ser feito o revezamento devido ao pequeno número de policiais, eles estariam desde sábado sem comer nada”, declarou a testemunha à nossa reportagem.

Polícia Civil esteve no local: O delegado de Polícia Civil, Luís Paixão informou na manhã de terça-feira (24) em entrevista à reportagem, que o clima na comunidade de Curuai é tranquilo. O delegado e sua equipe foram até a comunidade no domingo (22) investigar o caso. No local os líderes da Vila prestaram depoimento e questionaram a omissão de segurança pública na região do Lago Grande. A equipe chegou na terça-feira  a Santarém e explicou que as imagens gravadas em aparelhos celulares por moradores servirão de base para as investigações. Suspeitos de terem participação no linchamento foram identificados. O prazo para que as investigações sejam encerradas é de 30 dias.

Mãe do acusado pede justiça: Após enterrar o filho, Deuzarina de Trindade, mãe de João Augusto que foi assassinado pela comunidade em Curuai, veio a Delegacia de Polícia Civil em Santarém e indignada pediu por justiça: “Eu quero justiça pelo meu filho. Se ele já estava na proteção da Polícia, então, por que os policiais não o protegeram? Eles não deviam deixar meu filho ser linchado daquele jeito. Era para ele ser preso e pagar pelo o que tinha feito”, disse Deuzarina.

Por: Fernanda Rabelo (Free lance)

27 comentários em “Homem é linchado por comunitários

  • 11 de fevereiro de 2012 em 21:23
    Permalink

    sabemos que no mundo as cisas vão de mal a pior , mais mas isso nao justifica que devemos fazer justiça com as proprias maos pois se assim fosse todos que mataram deveriam morer pois violaram uma das leis da constituição brasileira…\”UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO\”proverbios…

    Resposta
  • 4 de fevereiro de 2012 em 15:26
    Permalink

    Lei de Talião:
    Olho por Olho
    Dente por Dente;
    A Justiça Esta Podre;
    Policia Prende!!!!!
    Justiça Solta;
    É isto ai, população, Façam
    o que não nos deixam fazer,
    eliminar, traficantes, estupradores,
    homicidas, e etc
    Parabens a População.

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2012 em 16:00
    Permalink

    Éssa comunidade de Lago grande gostam de criticar a Policia, mais não oferecem estrutura necessária para o serviço operacional na comunidade, só sabem cobrar e cobrar,,,principalmente esse presidente que ´s sabe tá´no quartel da PM falando besteiras dos policiais,,,tem que ter um presidente sério de responsabilidade para que possa trabalhar pela melhoria de todos e
    não um que só quer investir n\’ele mesmo.

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2012 em 05:19
    Permalink

    Um erro nao justifika o outro keria ver se foxe vc ver seu filho la todo arrebentado ou um parente seu!eh kem me garante k o esfakeado morreu sem dever nada???ja se perguntaram pk ele ia morre atoa claro k nao neh!vcx k concordam estao cegos se foxemos retribui tudo de ruim k k vemos por ai o mundo ia ser xeio de assassinos piores do k o jose augusto!ei para acorda vcx com esses pensamentos criam mais assassinos o proximo pode ser seu filho cometendo um homicio kem sao vcs p decidi kem vive kem morre sendo k sao xeio de pekados e erros!ele matou cometeu um pekado e pago por ixo ele agora xega ele tbm tinha mae e por pior k o filho seja p mae ele sempre vai ser o bb k a fez sorrir k ela criou com carinho sem espera k o destino dele foxe muda dexe jeito lamento pelos dois mortos so pexo k deus ilumine o coraxao de todos e de forxas para as maes!eh k deus ilumine suas mentes p k nao paxe ixo p seus filhos eu poxo fala ja perdi um irmao!eh sei do sofrimento mas ela me ensino o perdao e nao ah ser fria e me torna uma assassina!

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2012 em 19:06
    Permalink

    Matou, morreu… isso simplifica tudo, bora deixar de complicação!

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2012 em 19:03
    Permalink

    Os Direitos Humanos já apareceram pra defender o assassino q morreu linchado… Por q não defendem a família do que ele matou? Justiça só existe assim. A pena foi dada e cumprida, simples.

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2012 em 05:09
    Permalink

    Nao axei certo o que fizeram!ixo foi maldozo todos que participaram dixo sao assasssinos k usou ixo p se libertarem nao sao diferentes do rapaz que foi linxado!akilo foi de uma brutalidade que nao da p concorda!ele ja ia paga prezo pelo k fez nao se colokaram no lugar da mae dele ver o filho com a cabexa desfigurada jogado no meio da rua a policia tbm foi culpada deviam ter ajudado mais enfim p mim sao todos assassinos covardes como jose augusto foi! Kem sao eles p julga condena alguem!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2012 em 19:33
    Permalink

    Todo mundo que diz que a atitude da comunidade foi \”errada\”, diz isso por não ter tido um filho assassinado.
    Quando matarem um filho de vocês, aí sim, vocês poderão dar a sua opinião contra tal atitude. Matar é matar! O que matou com uma facada, foi tão cruel quanto os que mataram a pedradas… mas me digam, quem iniciou o problema? E falar de justiça no Brasil? Façam-me o favor… Quem mata, deve morrer. Simples assim.

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2012 em 19:06
    Permalink

    Sou Carioca e gostaria de dar os sinceros parabéns à população do Pará… pela atitude… precisamos de mais pessoas assim no Brasil… pra acabar com assassinos e políticos criminosos também. Se entrásse-mos no congresso nacional a arrastásse-mos políticos corruptos pro lado de fora, e fizessem a mesma coisa… o Brasil seria um país muito menos violento e mais justo pra todos, até que linchamentos como esse não fosse mais necessários. Vá falar em direitos humanos com a pobre família do líder comunitário que foi assassinado por esse indivíduo. Aqui se faz aqui se paga… acho muito justo. Eu também não acredito no sistema tradicional que é falido e vendido. E se as pessoas fizeram isso é porque o líder comunitário covardemente morto era uma pessoa útil para sua comunidade, ao contrário desse vagabundo. Muito Obrigado.

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2012 em 11:24
    Permalink

    Não interessa oq ele fez!Isso é inaceitavel, quem participou do linchamento dever ser punido sim!E pagar por esse crime horrivel!Isso sim foi covardia!

    Resposta
  • 28 de janeiro de 2012 em 18:32
    Permalink

    Estamos cansados de crimes barbaros, porem foi racional a atitude dos comunitários, primeiro se o assassino (por crime doloso)fosse preso nós iriamos sustenta-lo, ficaria preso no maximo 1/3 por bom comportamento e sairia novamente provavelmente modificado/ transtornado com o sistema prisional, outro em um dos indutos fugiria e mataria de novo. No iraque isso é normal – (pena de morte por apedrejamento em publico para psicopatas) isso é cultura. Sou professor e não advogado * E ainda aparece direitos humanos para assassinos a comunidade esta certa e lá tem menos crime que aqui em Santarém

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2012 em 22:41
      Permalink

      Tenha vergonha, como pode um professor afirmar uma coisa dessas? Onde já se viu concordar com a barbárie, o que você acha que essas pessoas têm na cabeça, você acha que eles serão mais humanos por causa disso. Envergonha-me um professor pensar dessa maneira.

      Resposta
      • 1 de fevereiro de 2012 em 16:22
        Permalink

        Pra você ve minha cara, depois pede aumento

    • 1 de fevereiro de 2012 em 22:10
      Permalink

      É professor, queria ver se fosse alguém da sua familia linchado, se vc pensaria assim…
      Vai uma dica: Não faça para os outros o que não gostaria que fizesse com vc.
      Não julgue para não ser julgado. E afinal: \”Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra.\”
      A familia deve pedir rigor na punição de todos, inclusive dos policias e pedir indenização ao Estado.

      Resposta
    • 2 de fevereiro de 2012 em 14:59
      Permalink

      voce se julga professor, so se for do neo nazismo, me sinto envergonhado da educação ter vc no quadro de funconario. Primeiro q vc não é advogado, promotor e nem muito menos juiz de direito para julgar, condenar e aplicar sentença.

      Resposta
  • 27 de janeiro de 2012 em 16:40
    Permalink

    É TRISTE ,PARA OS DOIS LADOS..
    REVOLTA,MAGOS,ÓDIO..
    MEU DEUS..
    CHOREI EM VER A FOTO..POBRE DAS 2 MÃES.
    VER UM FILHO SER LINCHADO É CRUEL..
    SEI K FOI TRISTE A OUTRA PARTE TAMBEM,MÁS GENTE..PARA QUE TEMOS JUSTIÇA.????
    NÃO SOMOS (HUMANOS))

    É CRUEL……….

    Resposta
    • 28 de janeiro de 2012 em 14:48
      Permalink

      Boa tarde Senhora Márcia,

      O seu comentário é digno e humanitário, sendo que a população esta cansada de tanta violência e da falta de justiça nesse AMADO BRASIL, a dor dessa mãe que viu seu filho ser linchado não é maior ou menor que a mãe que sepultou o seu filho assassinado de uma forma tão covarde por esse assassino.
      A senhora fez uma pergunta para que temos justiça, posso responder de forma direta e justa:
      A JUSTIÇA NESSE BRASIL NÃO EXISTE, A SENHORA PODE ESTAR PENSANDO COMO ALGUÉM PODE ESCREVER E AFIRMAR COM TAMANHA CERTEZA, SINTO ESSA INJUSTIÇA TODO SANTO DIA E TODA NOITE VENDO A MINHA FAMÍLIA ACABADA POR UM ASSASSINO COVARDE E CRUEL.
      MÃE NÃO DA VIDA A UM FILHO PARA SER BANDIDO, MAIS SE ELE ESCOLHEU ESSE CAMINHO, QUE SEGURE AS CONSEGUÊNCIAS, E DESSE SUJEITO FOI IMEDIATA.
      A PERDA DE UM FILHO É UM TRAUMA TÃO VIOLENTO QUE NEM EXISTE DEFINIÇÃO OU PALAVRA PARA EXPRESSAR TANTA DOR, COMO UMA MÃE NÃO COLOCA FILHO NO MUNDO PARA SER BANDIDO IMAGINE UMA MÃE QUE GEROU, AMOU DEU TODO CARINHO MATERNO E VER O SEU FILHO MORTO POR UM BANDIDO POR UM ASSASSINO.
      O pouco que a senhora escreveu posso defini-la como uma pessoa de bom coração e justa, mais não se engane JUSTIÇA SÓ EXISTE NO NOME!
      Um final de semana com muita PAZ!
      QUE O CRIADOR TE ABENÇOE E AMPARE
      JOSÉ LUIZ
      RIO DE JANEIRO

      Resposta
      • 1 de fevereiro de 2012 em 16:26
        Permalink

        O problema é falta de Deus no coração só isso.

      • 20 de março de 2012 em 20:51
        Permalink

        Concordo com cada palavra sua! José Luiz

    • 31 de janeiro de 2012 em 23:16
      Permalink

      se existe culpa desta barbaria é da policia militar que se omitiu diante dos fatos,que nem um tiro pro auto foi dado para espantar a multidão. quem estava neste comando deve ser punido,e não deve comandar mais nada.

      Resposta
      • 1 de fevereiro de 2012 em 10:35
        Permalink

        sim voce esta muito certo,pois a populaçao agil de maneira revoltada,e a inagligencia da policia deixou eles mais livris para comete esse lichamento..mais todos os policiais devem se ponidos pois se o comadate nao esta respeitado a lei qualque policial tem o direito de predelo e agir dentro da lei mermo que atiracem nos pes dos moradores eles tinha que te protegido o cidadao ,pois todos nois estamos sugeito a comete um crime ;e na verdade niguem sabe por o lide comunitario foi assacinado,pois niguem mata niguem atoua..adeildovago@hotmail.com

  • 27 de janeiro de 2012 em 16:02
    Permalink

    TODA AÇÃO GERA REAÇÃO.. ISSO RELMENTE FOI LAMENTÁVEL!

    Resposta
  • 27 de janeiro de 2012 em 15:37
    Permalink

    Como já falei em outras veses isso é imcopetencia das do comandante da policia militar e delegado regional da policia civil.todos nós já sabiamos que isso ia acontecer ,foi um crime anunciado,segundo policias militares a policia civil não querian nen proceder as coisas que fosse da região do curuai. isso é uma vergonha. na noite de teça feira presenciei pessoas na delegacia de policia civil querendo faser boletins de ocorrencia, sobre furtos, roubos e foran informados que esse tipo de procedimento ´so durante o dia .delegado faça igual em Juruti feche a delegacia .

    Resposta
  • 27 de janeiro de 2012 em 07:42
    Permalink

    isso é lamentável, mas a população já nao aguenta mais !

    Resposta
    • 1 de fevereiro de 2012 em 10:23
      Permalink

      eu nao vou quertiona sobre a populaçao,pois as mermas agirao de maneiras revoltadas pela morte do lide comunitario da cidade.
      mais acontece que o mermo ja estava preso e tinha a obrigaçao de se protegido pelos policias militar ali presente.ou seja a policia foi a pricipal cuopada e au meu ve eles encetivarao aquela barbare..ou seja eles amarrarao o cidadao para a populaçao linxa e esmaga com toda a covardia posivel.todos os policiais envolvido te de perde o cargo e serem prosseçados e codenados
      pela justiça do brasil…ja a populaçao nao deve se ponida…

      Resposta
      • 1 de fevereiro de 2012 em 16:31
        Permalink

        É meu amigo brasileiro, você tem razão, não dá para aqueles policiais continuarem a ser não. Não fiseram o papel deles não. Embora a vontade da população fosse talvez de uma mãe ou um pai revoltado por perder um filho que pelo que me parece ser bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *