Exposição “Sementes da Mudança” chega a Santarém
Santarém sedia pela primeira vez a exposição “Sementes da Mudança – a Carta da Terra e o Potencial Humano” – criada pela Soka Gakkai Internacional (SGI) e pela iniciativa da Carta da Terra. No Brasil, a mostra é promovida pela Associação Brasil SGI (BSGI). A mostra estará aberta ao público no Paraíso Shopping Center, de 02 a 12 de fevereiro, com entrada gratuita.
A proposta da exposição é educativa. Busca alertar e conscientizar as pessoas sobre o poder e a responsabilidade que cada indivíduo possui para empreender uma mudança positiva na comunidade em que vive.
Apresentada pela primeira vez na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo (África do Sul), em 2002, a exposição foi traduzida para várias línguas e na versão em português tem uma inédita ala brasileira *“Ambiências Urbanas: Sujeitos e Ambientes em Constante Transformação”*.
Ao percorrer os 30 painéis da exposição, o visitante poderá observar a situação mundial do meio ambiente; os conceitos de sustentabilidade; a Carta da Terra; a educação ambiental transformadora; propostas elaboradas pelo Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, para as questões ambientais; apresentação de iniciativas locais, como as de Wangari Maathai que visa coibir o desmatamento em seu país, o Quênia; as de Rajendra Singh que construiu um *johad* (pequeno açude) para armazenar a água da chuva, no Rajastão, Índia, assolado pela seca; e as de Elizabeth Ramirez que ajudou a abrir centros educacionais nas comunidades rurais da Costa Rica, para a proteção ambiental e promoção do desenvolvimento da mulher.
A exposição “Sementes da Mudança” conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Santarém, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e 5ª Unidade Regional de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Centro de Projetos e Estudos Ambientais da Amazônia (CEPEAM), Associação Brasil SGI, SGI e Earth Charter International.
Fonte: RG 15/O Impacto