MPE cobra mais segurança do estado para Itaituba, Trairão e Aveiro
Na segunda-feira, 30 de janeiro, as Promotorias de Justiça de Itaituba, por meio das Promotoras Ana Maria Magalhães, Magdalena Torres e Paula Gama, realizaram a II AUDIÊNCIA PÚBLICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO COM A SOCIEDADE CIVIL. O objetivo do encontro foi ouvir a sociedade de Itaituba, Trairão e Aveiro acerca das questões sociais que entendem ser prioridade para a atuação do Ministério Público, que serão alocadas como metas no plano de atuação das referidas promotorias para o período de março/2012 a fevereiro/2013.
O evento ocorreu na sala do Tribunal do Júri da Comarca de Itaituba e contou com grande número de cidadãos – a maior parte representantes de entidades da sociedade civil organizada dos três municípios. Várias autoridades locais também prestigiaram a sessão, notadamente os três juízes de direito: Dra. Vanessa Couto, Dr. Antonio José dos Santos e o Dr. Estevão Zeed; o representante da OAB, Dr. Hélio Machado; os defensores públicos Jaqueline Loureiro e Luís Augusto Brandão; Bispo Dom Vilmar Santim; Comandante do CPR X, Tenente Coronel Josafá Borges; Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Itaituba, Major Ney Tito Azevedo; representantes da Câmara Municipal: vereadores Luiz Fernando Sedeck e Mário Aguiar e; diversas outras autoridades que compuseram a mesa.
A audiência iniciou-se rigorosamente no horário previsto no edital, assim como observou a agenda eleita. A abertura e condução do evento foram incumbidas à Dra. Ana Maria Magalhaes, enquanto coube à Dra. Magdalena Torres apresentar à sociedade a instituição Ministério Público. Por meio de um didático slide, a Promotora falou do papel institucional. A Dra. Paula Gama apresentou o plano de atuação anterior, mostrando em detalhes todas as ações que foram empreendidas e os resultados obtidos.
Em seguida, as Promotoras ouviram as manifestações orais de 30 cidadãos e representantes de entidades de classe que revelaram suas preocupações e o que esperam do Ministério Público, com a finalidade de garantir o melhoramento do processo democrático. O problema trazido por praticamente todos os cidadãos ouvidos foi a deficiência da segurança pública. Nesse item, a maioria revelou a necessidade de maior controle da atividade policial, combate ao tráfico de drogas, fiscalização do trânsito, exigência aos particulares e ao Município de observância da lei de calçadas, deficiente iluminação pública, ausência do Estado nas comunidades rurais, com destaque para a falta de policiamento ostensivo, ente outros.
Também foi mencionada a necessidade de controle dos gastos públicos municipais, melhor aparelhamento do Conselho Tutelar, inobservância, por parte do poder público municipal, do Plano Diretor, etc. Na seqüência, os juízes se manifestaram, elogiando a audiência pública e o trabalho do Ministério Público em Itaituba. As demais autoridades presentes também fizeram sua fala e, ao final, colocou-se em votação os segmentos que devem ser enfrentados com prioridade pelo Ministério Público, ficando a segurança pública como o grande anseio de melhoramento por parte dos cidadãos dos três municípios.
Encerrando o ato, a Dra. Ana Maria Magalhães fez os encaminhamentos e, nas considerações finais destacou a importância da participação da sociedade para a consecução dos direitos fundamentais garantidos na Constituição, assim como relevou a necessidade de afirmamos o Estado paraense na região do Tapajós, entendendo que unidos somos mais fortes e podemos construir um futuro grandioso para o nosso Pará, compatível com a terra de ricas florestas e rios gigantes, princesa da Amazônia. Ouvido o Hino do Pará, entoado por todos os presentes, foi encerrada a sessão. A Promotoria vai enviar todas as reivindicações aos setores competentes, entre eles INCRA, Secretaria der Segurança Pública, governo do Estado etc..
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos
VEJAM COMO FUNCIONA TUDO MUITO MELHOR QUANDO OCORRE ATUAÇÃO REAL DE FATO, E (E!) A UNIÃO ENTRE ENTRE ÓRGÃOS, ENTIDADES E POPULAÇÃO!
AS REINVINDICAÇÕES SERÃO ATENDIDAS!
O GOVERNO DO ESTADO É CIENTE DA CARÊNCIA NESTE SETOR , TANTO Q/ JA AUTORIZOU CONCURSO PÚBLICO P/ POLÍCIA CIVIL! TAMBÉM JÁ TEM OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM DESENVOLVIMENTO P/ TODA REGIÃO OESTE DO PARÁ NESTA SEARA.
SEM DÚVIDA É MUUUUITO MELHOR NOSSO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, LEMBRAR AO GOVERNADOR Q/ A SITUAÇÃO NESTES MUNICÍPIOS É DE URGÊNCIA URGENTÍSSIMA!
AS PROMOTORAS DE JUSTIÇA NOS FORTALECERAM BASTANE, MUITO , REUNINDO PUBLICAMENTE C/ DEMAIS AUTORIDADES E A POPULAÇÃO!
VAMOS TER FÉ EM DEUS E ACREDITAR Q/ AS COISAS VÃO MELHORAR!
VAMOS APOIAR QM LUTA POR NÓS DE VERDADE (P/ MELHORARMOS NOSSA QUALIDADE DE VIDA); VAMOS APOIAR QUEM NOS AJUDA NA REALIDADE (NÃO DE FACHADA). VAMOS VER ALÉM DAS APARÊNCIAS, ABRIR NOSSOS OLHOS POIS AINDA TEM MUITA GENTE ENTRE NÓS C/ EXCLUSIVA MISSÃO DE SEMEAR A DESUNIÃO , O ÓDIO, A GUERRA INÚTIL FÚTIL.
VEJA, ESTEJA ATENTO A QUEM TRABALHA (DE VERDADE!) EM PROL DA COLETIVIDADE E EMBASADO PELA LEGALIDADE.
VAMOS DESPERTAR NOSSO SENSO CRÍTICO , VER ALÉM DAS APARÊNCIAS.
VAMOS LER E RELER OS TEXTOS AS PROPAGANDAS E DESCOBRIR O Q/ TEM NAS ENTRELINHAS.
VAMOS ACORDAR E NOS UNIR NUMA LUTA, EM UM TRABALHO SAUDÁVEL JUSTO, VER ALÉM DOS FATOS.
TEMOS Q/ SONHAR GRANDE E TRABALHAR, NOS UNIR , DEIXAR GENTE E SENTIMENTOS MESQUINHOS DE LADO, E BATALHAR P/CONCRETIZAR NOSSO SONHO DE VIVER E VIVER BEM, C/ QUALIDADE DE VIDA NAS ALTURAS.
É MUITO BOM TERMOS UMA CASA BOA P/ MORAR, TER CARRÃO P/ USAR, TER MÉDICO DE QUALIDADE P/ NOS ATENDER, TER DELEGADOS DE POLÍCIA PREPARADOS,TER JUÍZES DESTEMIDOS, TER PROMOTORES DE JUSTIÇA DINÂMICOS, TER TUDO DE BOM, TER LAZER E TUDO DE BOM Q/ MERECEMOS!
COMO ????? TRABALHANDO E UNIDOS, CADA UM FAZENDO SUA PARTE, NINGUÉM FICARÁ SOBRECARREGADO. VAMOS COBRAR PROVIDÊNIAS DAQUELES POLÍTICOS Q/ ELEGEMOS! (SE VC SE VENDEU OU VENDEU TEU VOTO, ESQUEÇA! VC \”JÁ ERAS!). Não venda seu voto pois isso tem consequências terríveis! GARANTO. VC VENDE E PERDE AUTOMATICAMENTE ESCOLAS , POFESSOSRES , MÉDICOS, TRABALHO DIGNO, LAZER, E MUITAS COISAS BOAS P/ VC E TUA FAMÍLIA TOOODA!
VAMOS NOS ACORDAR!