Diocese de Santarém ordenará mais um padre

Dom Esmeraldo Barreto de Farias

A vila de Boim, no rio Tapajós, oferece a Deus mais um de seus filhos para a vida religiosa. O Diácono Marcílio Pedroso Serrão será ordenado Padre na igreja Matriz da Sagrada Família, na cidade de Santarém – Bairro do Aeroporto Velho, pela imposição das mãos consecratórias do bispo diocesano, Dom Esmeraldo. A ordenação acontece no dia 24 de fevereiro, às 19h30min.

Marcílio é natural da vila de Boim, local onde nasceram dois bispos: Dom Frederico Costa (o primeiro da Diocese e Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Imperatriz/MA). Entrou no Seminário em janeiro de 2001. Ano depois seguiu para Belém para estudar filosofia e teologia no Seminário São Gaspar. Fez curso de extensão em metodologia catequética na Universidade Salesiana, em São Paulo. Foi Ordenado Diácono no dia 13 de março de 2011, na igreja de Santo Inácio de Loyola, na vila de Boim – Rio Tapajós.

Realizou estágio pastoral em diversas comunidades da Diocese, antes de sua Ordenação Diaconal, colaborou com a paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na região do Lago Grande, hoje, exerce seu diaconato especificamente nas comunidades de São Simão Pedro – Bairro da Esperança e Sagrada Família – Bairro do Aeroporto velho.

A celebração contará com a presença de comunidades de Santarém e do Rio Tapajós.

A primeira missa do novo Padre Marcílio Pedroso Serrão acontece no dia 26 de fevereiro, na igreja Matriz de Santo Inácio de Loyola, na vila de Boim – Rio Tapajós, às 8hmin.

Diocese promove seminário em preparação ao Ano em defesa da Amazõnia

A Diocese de Santarém realizará nos dias 24 e 25 de fevereiro, um seminário em preparação ao Ano em defesa da Amazônia, que é uma das atividades do Projeto da Missão Diocesana de Evangelização. O evento acontece no Seminário São Pio Décimo (Rodovia Santarém-Cuiabá), com início às 08h da sexta-feira 24/02 e encerramento às 17h do sábado dia 25.

O seminário vai refletir o tema: A Amazônia, sua biodiversidade, povos e culturas como desafios para a evangelização.

Participam representantes das diversas Áreas pastorais nos municípios de Prainha, Almeirim, Monte Alegre, Belterra, Aveiro, Mojuí dos Campos e Santarém, além dos padres, membros do Conselho diocesano de Pastoral e das diversas pastorais sociais a nível de Diocese, religiosas(as),  e demais convidados. Também é aberto para pessoas de diversos movimentos populares e demais lideranças das Áreas pastorais que  tem interesse no assunto, em aproximadamente 100 pessoas.

A programação consta de dois momentos: 1ª. Ler, entender e aprofundar os documentos dos Bispos da Amazônia desde o Documento de Santarém até hoje. A partir deles, perceber as grandes linhas da ação evangelizadora que foram sendo propostas, para responder aos desafios da realidade local.

No 2ª, a partir da reflexão dos documentos, procurar perceber os grandes desafios para a evangelização hoje e assim, propor projetos e atividades para os próximos anos, dentro da temática da Segunda prioridade do Plano Diocesano de Pastoral 2009 – 2011: Assumir a defesa da Amazônia com sua Biodiversidade, levando em conta seus habitantes, de modo especial as populações tradicionais, suas crenças e culturas, despertando o povo para uma consciência e espiritualidade ecológica.

Entre os assessores está o Monsenhor Raimundo Possidônio, da Arquidiocese de Belém, que é um estudioso da história da Igreja na Amazônia.

Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom

3 comentários em “Diocese de Santarém ordenará mais um padre

  • 14 de fevereiro de 2012 em 11:52
    Permalink

    Salve Marcílio, que bom ver que ainda existem homens com coragem de seguir apenas a Deus, só falta concertar uma coisa, o Marcílio exerce trabalho, não apenas nas duas comunidades, mas na paróquia da Região VI ou paróquia Sagrada Família, são 12 comunidades que compõe a região e o Marcílio é um dos vigários, juntamente com ele são vigários da região VI, os padres Ladil e Edilberto Sena. A REGIÃO VI TRABALHA A PASTORAL DE CONJUNTO.

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2012 em 18:36
    Permalink

    Isto e de grande valia para a Diocese de Santarém… e uma correção no seguinte trecho: \”…pela imposição das mãos consecratórias do bispo diocesano, Dom Esmeraldo…\”,
    o certo seria: \”…pela imposição das mãos de Dom Esmeraldo,bispo diocesano, que em seguida fará a ORAÇÃO CONSECRATÓRIA para consagrar o novo presbitero…\”

    Resposta
  • 4 de fevereiro de 2012 em 10:44
    Permalink

    Sempre precisamos de bons pastores. Deus ilumine e fortaleça a cada dia o Diácono Marcílio Pedroso Serrão, seja um padre dinâmico, nada monótono, estusiasmado. Parabéns!!

    Sempre precisamos de preces, um irmão orando pelo outro pois vivemos num mundo de cão, só mesmo Deus p/ nos livrar do mal!
    Fiquei sabendo so ontem à noite (tarde danoite) lendo o OImpacto impresso q/ DUAS AMIGAS MINHAS sofreram um grave acidente.
    MIRIAM E JANAÍNA, precisam, padres e irmãos , de nossa preces p/ se restabelecerem! Favor vamos fazer uma corrente em favor delas para saírem da situação dolorosa em q/ se encontram.
    Agora de manhã falei por telefone c/ a mãe de Miriam (MÃE É MÃE SÃO INSUBSTITUÍVEIS!), ela disse q/ as duas ainda sentem dor. Saber disso é muito desconfortante, triste. Então, o q/ podemos fazer é rezar p/ q/ todo o tratamento delas de certo, caiam nas mãos de bons médicos e enfermeiros e tudo acabe, DE UMA VEZ, BEM!

    Assim q/estiver em Stm, farei visita às duas queridas amigas.

    Ab forte.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *