Detran de Santarém sofre mudanças
Na sede regional do Departamento de Trânsito do Estado do Pará, em Santarém, há rumores de como deve ficar os direcionamentos de atividades do novo modelo implantando pela direção da capital. O quadro está reorganizado na seguinte forma: a Regional do Detran deve ficar como Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A gerente regional, Roberta Merabet, é direcionada ao cargo de diretora da Ciretran–A. E o Diretor Regional do Detran, Darlisson Maia, é agora Gerente de Fiscalização da instituição.
A diretora do Ciretran-A, Roberta Merabet, explicou à nossa reportagem quanto ao motivo dessa mudança de nomenclaturas da instituição de trânsito. “Agora só existem Ciretrans (A) e (B). Santarém é um Ciretran (A). Sendo que a diferença de uma Ciretran (A) está no exercício de todas as competências do Detran, como o processo de habilitação, processo de veículo e fiscalização. Enquanto a Ciretran (B) só possui o processo de veículo, não tem o processo de habilitação e nem o de fiscalização. Fazendo necessário a essa Ciretran fazer um planejamento para receber o serviço itinerante da sua jurisdição dessas ações.
Em decorrências dessa mudança de nomenclatura, a diretora da instituição Roberta Merabet, disse que não há alterações na funcionalidade da instituição. “A única mudança foi quanto a divisão de competências entre eu e o Darlisson. Como não tem mais a gerência regional na capital. Agora passamos assumir toda a competências de atividades aqui”, disse Merabet.
A Ciretran de Santarém mesmo antes da alteração de nomenclatura, realiza e vai continuar a realizar os serviços da Equipe itinerante e no início do mês de março deve realizar as atividades no município de Oriximina e no Distrito de Porto Trombetas. “O trabalho denomina-se equipe itinerante para o processo de habilitação. Nela levamos todo o aparato para esse processo, médicos, avaliadores de legislação, prova de direção prática e entre outras atividades”, conclui a diretora da Ciretran.
Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres