Professor denuncia escândalo envolvendo IFPA e Pronatec
São graves as denúncias feitas pelo professor Walber Marques ao MPF (Ministério Público Federal) à gestão do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) pelo IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará).
Os alvos são supostos pagamentos indevidos, a título de Bolsa Pronatec, a professores do IFPA, inclusive do Campus em Santarém.
Segundo o denunciante, o esquema, com o aval do nº 1 do IFPA, Edson Fontes, já teria movimentado R$ 411 mil e beneficiado irregularmente 154 servidores da instituição federal em território paraense.
O Sinasef/Pará (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) já entrou no circuito e, também, quer esclarecimento sobre o caso.
Campus Santarém: O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, segundo o diretor Geral do IFPA – Campus Santarém, professor Erivelton Martins e Silva. “Esse programa é uma dos principais da presidente Dilma Rousseff, está na linha de frente de seu governo, e o Pará saiu na frente e proporcionalmente Santarém foi o que mais avançou, abriu cerca de 1200 vagas para os jovens carentes dessa região. Os professores fizeram um trabalho grande de divulgação e estão trabalhando desde junho, mesmo antes de a lei ser aprovada em Brasília”, disse Erivelton Martins.
“O Pronatec é o programa mais avançado, está à frente dos Programas da Educação no Campo, Mulheres Mil, entre outros. Santarém por ser um campo novo, não deixou a desejar na comparação a Belém. Por isso as fortes denúncias incabíveis de alguns professores com o propósito de denegrir a imagem perante o programa”, declarou o Diretor do Campus em Santarém.
O professor Erivelton Martins disse que “em outubro a lei foi aprovada, mas desde junho já se trabalhava para montar os planos de aula, é claro que esses professores deveriam ganhar por seu trabalho, mesmo com essas denúncias o IFPA pagou 10 horas a mais para eles”..
Foram ofertadas em Santarém 29 cursos com 40 turmas cada. “A questão dessas denúncias se deve em virtude de que neste ano haverá eleição para reitor e os professores que estão fazendo essa denúncia são da chapa adversária, só que eles não estão vendo que prejudicando os demais professores perderam votos, pois quem vota é o corpo docente e discente da instituição. E quem não quer receber já que trabalhou e trabalhou muito?”, opinou o diretor geral do IFPA campus Santarém, professor Erivelton Martins.
Até abril quando ocorrerá a eleição muita água há de rolar por debaixo dessa ponte.
Por: Fernanda Rabelo (Free lance)
E cada vez que sai um escândalo novo mais a ptezada aumenta a sua popularidade Fora Dilma, fora PT.Tudo por causa dessa Bolsa preguiça que só faz as pessoas ficarem mamando nas tetas do governo da ptzada.
Esse pronatec é apenas para eleger a presidenta, quanto a corrupção estar alastrada nos IFPAS do Pará. Acho que a PF e MPF deveria fazer uma varredura nessa instituição e prender os diretores que brincam com o nossos impostos. Acredito que depois que a justiça federal colocou na cadeia os mensaleiros nós estamos acreditando em parte nela.
Não me surpreendir com a noticia…
No Brasil não existe mais justiça, e poucos, poucos mesmo são honestos. 🙁
Eu quero saber quando começa essas aulas.
Eu,como pai de um aluno também quero saber quando começa essas aulas.Devido a demora, o meu filho já fala até em desistir.O pessoal dar organização deveria dar mais informações.
É tem que investigar chega de mutreta nesta país.
Contudo isso, quando irá começar as aulas do Pronatec?
TODOS DIZEM A MESMA COISA, AS DENUNCIAS SÃO MENTIROSAS, VOU PROCESSAR, VOU PROVAR QUE SOU INOCENTE; AI QUANDO MPF, ENTRA NO CASO LOGO COMEÇA A APARECER A PONTA DO RABO DO INDIVIDUO, AI A COISA MUDA.