HRBA faz primeira captação de órgãos para transplante
Na manhã de segunda-feira (20), foi realizada com sucesso a primeira captura de órgãos e tecidos para a realização de transplantes em Santarém (PA). A doadora foi uma mulher de 40 anos que faleceu no Hospital Municipal de Santarém, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foram retiradas dela: coração, rins, pâncreas, córneas e fígado. Sendo que do coração foram aproveitadas só as válvulas.
O procedimento foi realizado nas dependências do Hospital Regional do Baixo Amazonas, que já está preparado para fazer a captura de órgãos e tecidos para a realização de transplantes. Profissionais da área de saúde fizeram capacitação desde o ano passado e começo de 2012, para esses procedimentos.
A Coordenação da Comissão Intra hospitalar de Doação está sob responsabilidade do médico Emanuel Espósito. Este é o primeiro passo para se iniciar os transplantes na região.
O primeiro procedimento é detectar a morte encefálica do paciente, para em seguida proceder a captação dos órgãos. Mas um procedimento da maior importância é convencer os familiares dos pacientes aptos a serem doadores. Depende, portanto, da família a retirada dos órgãos. O diagnóstico e os procedimentos são de responsabilidade do Hospital.
Em caso do consentimento da família, o Hospital disponibiliza todo o suporte psicológico e social, facilitando a vida dos familiares envolvidos no contexto. O argumento mais forte, segundo o coordenador, é de que “aquele coração, por exemplo, pode continuar vivo na vida de outra pessoa. A grandiosidade do processo está nesse ato. É como poder decidir e a partir daquele luto possa se evitar que outro luto aconteça”, avalia.
A captação de órgãos em Santarém deve começar quando os familiares estiverem convencidos de que a morte cerebral é irreversível. “Não há um só caso no mundo onde houve reversão”, garante o especialista. Mas outro fator determinante, é o fato de o então paciente ter manifestado em vida a auto declaração de doador.
De acordo com os rígidos procedimentos de transplantes do Brasil, a equipe de médicos da Central de Transplantes do Pará só foi acionada após o cumprimento de todos os requisitos iniciais locais. Na noite de domingo a equipe formada pelos médicos cirurgiões, Dr. Maurício Iasi e Dr. André Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará, chegou à Santarém por volta de 20h para coletar material para exame de sorologia. Já na madrugada de segunda-feira, o resultado do exame confirmou a paciente como apta a ser uma doadora de órgãos.
Os médicos iniciaram o procedimento cirúrgico para retirada dos órgãos na manhã de segunda-feira, acompanhados de vários médicos cirurgiões de Santarém, dentre eles o Dr. Erik Jennings, Neurocirurgião e Diretor Técnico do HRBA; Dr. Alberto Tolentino, Cirurgião e Coordenador de Urologia do HRBA; Dr. Emanuel Espósito, Nefrologista, Coordenador da Hemodiálise e da CIHDOTT do HRBA, e demais médicos, enfermeiros, e acadêmicos de medicina da UEPA.
Os principais órgãos como os rins, fígado, córneas e o coração, para retiradas das válvulas cardíacas, foram captados para beneficiar mais de oito pacientes da fila de espera por um transplante no Brasil. Segundo o Dr. André Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará, os rins e as córneas serão transplantados em Belém, o coração segue para Curitiba, e o fígado deverá seguir para São Paulo ou Fortaleza, de acordo com a Central Nacional de Transplantes (Brasília-DF). “Primeiro externamos nossas condolências aos familiares da doadora pela perda de um ente querido. Mas, também queremos confortá-los com a informação de que o ato de solidariedade que eles tiveram aqui em vai beneficiar mais de oito famílias pelo Brasil que vivem a luta por um transplante de órgãos. Depois queremos parabenizar a sociedade da Região Oeste do Pará por possuir um grande hospital e uma fantástica equipe de cirurgiões altamente capacitada para realizar procedimentos de alta complexidade”, destacou Dr. André.
Para o Coordenador da CIHDOTT, Dr. Emanuel Espósito, essa primeira captação é a comprovação de que o Hospital Regional está preparado para em breve realizar transplantes em Santarém e beneficiar diretamente os próprios pacientes locais. “Os primeiros transplantes que serão realizados aqui no Hospital Regional, no segundo semestre deste ano, serão os transplantes renais e os de córneas. Temos uma fila de espera por estes transplantes de aproximadamente 100 pacientes, principalmente pacientes renais que hoje fazem Hemodiálise aqui no HRBA e no Hospital Municipal de Santarém”, explicou Dr. Emanuel.
Segundo o Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings, a equipe da Central de Transplantes do Pará, ficou muito satisfeita com a estrutura do Hospital Regional e com a qualidade técnica dos médicos que acompanharam esta primeira captação de órgãos. “Sem dúvida temos uma equipe competente e altamente capaz de realizar em breve os transplantes em Santarém. Estamos trabalhando para cumprir com a programação de ampliação do número de leitos das UTI(s) que irão nos dar o suporte necessário para as grandes cirurgias, inclusive para as cirurgias cardíacas”, enfatizou Dr. Erik Jennings.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, que acompanhou todo o procedimento, a conscientização da população para o ato de doar é fundamental. “Hoje é realmente um dia muito especial. Primeiro quero agradecer a família da paciente doadora. Mesmo num momento difícil de perda, eles tiveram uma atitude de valorização da vida. A doação de órgãos representa esperança e vida para muitas pessoas que estão na lista de espera para transplantes. A implantação dos transplantes no HRBA é uma meta do Governo do Estado, através da SESPA. Depois não posso deixar de parabenizar nossa equipe pela demonstração de competência e qualidade. Sem isso, seria impossível viabilizarmos os procedimentos de Alta Complexidade que estamos implantando. O HRBA cresce a cada dia, tornando-se uma referência no Estado, e trazendo mais qualidade, segurança e humanização para a População do Oeste do Pará”, conclui Hebert.
Por: Alciane Ayres
Parabéns a todos os profissionais do HRBA que trazem desenvolvimento em saúde pra nossa região.
É assim, trabalhando, que que faz saúde.
Dr. Erick senhor não precisa fazer propaganda para esses médicos picaretas. Basta assistir a record news, onde vi ontém que secretario de saúde e Tolentino indicam que os endereços das suas \”empresas médicas\”, contratadas pelo Hospital Regional são os endereços de suas casas.Isso tinha que ser mostrado ao Brasil!
Realmente, temos que reconhecer que o Hospital Regional mudou muito e para melhor.
O crescimento do hospital nos últimos dois anos é fantástico.
Quer dar os parabéns a todos aqueles que trabalham dedicando o seu tempo pra destinar a nossa população um atendimento de qualidade.
Que sirva de exemplo para os outros hospitais da nossa região.
Marcio Trindade.
Quero aproveitar essa oportunidade e manifestar minha gratidão e admimiração a todos que fazem parte do Hospital Regional de Santarém.
Já tive um familiar que precisou ser internado neste hospital e recebemos um tratamento que nem em hospitais particulares é possível. Os médicos foram atenciosos, as enfermeiras sempre prontas a ajudar, a limpeza é impecável, temos música ambiente e a organização é fantástica.
Como alguém que já foi atendida pelo HRBA posso afirmar com muita certeza que vocês são maravilhosos e merecem todo reconhecimento.
Parabéns, vocês são nota 1000!!
Parabéns a todos que fazem parte da equipe do HRBA. Vocês são nora 10!!
Quanta propaganda sobre procedimentos em saúde que deveriam ser tratados com ética e discrição. Parece que o Dr. Erik está realmente querendo concorrer as próximas eleiçoes. Se o HRBA estivesse realmente prestando um bom seriviço, não teria necessidade de nada disso. Esse marketing todo é sinal de que as coisas não andam bem por lá. Que o diga o MPE que inclusive já mandou o Governador Jatene chamar os concursados para assumirem suas vagas no Hospital Regional.
Já tinha visto a matéria pela TV. O Hospital regional dá dando show de bola.
O trabalho de vocês é maravilhoso. E o melhor de tudo é que é daqui de Santarém.
É isso ai.
A todos que fazem parte da equipe do HRBA minha admiração e respeito pelo trabalho que vem sendo desenvolvido.
Há 10 anos atrás, jamais imaginaria termos esse tipo de cirurgia sendo realizada aqui. Vocês realmente são motivo de orgulho pra todos nós.
Tenho a certeza que vocês nos trarão ainda mais alegrias.
O crescimento do HRBA é visível. Isso traz segurança pra todos nós que brigamos muito pra temos esse hospital aqui.
Agora temos orgulho em ver esse sonho concretizado e se tornando uma referência em saúde para o Pará e Região Norte.
Além disso, termos um hospital como HRBA leva o nome de Santarém pra outros estados.
Parabéns a direção, médicos e enfermeiros do HRBA pelo trabalho desenvolvido, pelas conquistas e pelo reconhecimento.
Vocês merecem!!