Padre Edilberto: “Usina de São Luiz acabará com Rio Tapajós”
Ambientalistas de Santarém e do Oeste do Pará afirmam que o Governo Federal ainda não tem licença ambiental para construir a Usina Hidroelétrica de São Luiz do Tapajós, no Município de Itaituba. Após marcar o leilão para a construção da Usina, para dezembro de 2013, o Governo Federal está sendo duramente criticado por ambientalistas locais.
Desde o ano de 2007 pesquisadores e ambientalistas que estudam a biodiversidade do rio Tapajós declaram em pesquisas que o manancial sofrerá sérios danos ambientais com a construção da usina.
Para o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Wallace Paxiúba Duncan, a construção de uma hidrelétrica na comunidade de São Luiz, em Itaituba, anunciada pelo Governo Federal, será um golpe fatal no rio Tapajós. Desde 2007, Duncan realiza pesquisas no rio Tapajós, no Município de Itaituba.
O projeto do Governo Federal prevê a construção de cinco hidrelétricas na região do rio Tapajós, no Pará, no complexo Tapajós-Jamanxim, produzido pelas empresas Eletronorte e Camargo Corrêa. Segundo especialistas em meio ambiente, as inundações causadas pela construção de barragens afetarão diretamente 871 km² de áreas protegidas de floresta, uma área equivalente a metade da cidade de São Paulo.
De acordo com o representante da Frente em Defesa da Amazônia (FDA), padre Edilberto Sena, a usina de São Luiz do Tapajós será a quarta maior usina hidrelétrica do País e, que se o empreendimento chegar a ser construída, terá 7 mil 880 megawatts estimados de potência instalada. São Luiz será maior que a Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, somadas. Será também uma das obras de maior complexidade ambiental do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“O Ministério do Meio Ambiente estudou uma proposta de projeto de lei, no sentido de minimizar possíveis desgastes para o governo ao determinar, via Medida Provisória, a redução de Unidades de Conservação Ambiental. O ato foi contestado no Supremo Tribunal Federal na semana passada pelo procurador-geral da República, Dr Roberto Gurgel”, destaca o religioso.
Segundo Gurgel, redefinir limites de unidades de conservação por MP é inconstitucional. Se acatada pelo Supremo Tribunal Federal, a ação interromperá todo o processo de licenciamento.
A construção dessas usinas na região do Tapajós há muito vem causando transtornos para os moradores ribeirinhos que serão atingidos. Várias manifestações já foram realizadas pela Frente de Defesa da Amazônia tentando impedir a realização desse projeto. Padre Edilberto sena, em reportagem concedida ao Impacto, no ano passado, declarou que ele, bem como os membros da FDA e os ribeirinhos farão de tudo para que essas suínas não sejam construídas. Há informações de que se for preciso, o rio Tapajós será fechado, inclusive, pode haver resistência armada, pois só quem mora na região sabe do que virá se essas suínas forem construídas.
Por: Fernanda Rabelo
são luiz do tapajós é um lugar onde a natureza foi tão abençoada, é tão lindo.É uma pena.
porque que esses ambientalistas não deixam de usar energia e jogam fora suas tvs lcd, seus refrigeradores, os secadores de cabelos das madames e manda a concessionária de energia corta seu fornecimento de suas casas. sobre padre tem e cala a boca, porque a igreja mal olha pra pessoas realmente necessitadas e afinal as igrejas no colabora com nada para que desenvolvimento e progresso para esta região chega, trabalho na uhe santo antonio em porto velho – rondonia, a cidade vem progredindo depoius das usinas pessoas construindo casas, comprando carros, enfim dando conforto as suas familias.
Vá rezar missa padre abestado e hipócrita………..
Padre,vai rezar,pare de se meter onde não é chamado,quer aparecer,saia pelado na rua com uma fitinha vermelha….
Meu Deus !!!!! Esse povo de Santarém precisa ler mais… Nao tem noção do está por vir !!! Mas…. fazer o que ?? é aguentar calado !!!
Prof Heuder, pelo amor de deus, voce quer viver em Itaituba onde a distribuiçao e energia é cara e precaria? onde as industrias nao se instalam primeiramente por falta de energia? O oeste do Pará está falido, vivendo de minguas, com politicos que náo pensam no bem estar da populaçao que é levar o conforto e as facilidades da vida moderna. No maximo fazem uma orla bonita pro povao achar que a cidade ta bem, e as ruas, esgotos la das ruas 4 em diante está uma merda… Alias pq o padre náo reclama que todo o esgoto de Itaituba cai no Tapajos????????? bando de hipócritas!!!!
TODOS os paises desenvolvidos já expolram mais que 90 porcento de sua capacidade de geraçao de energia hidrica, e o nosso pais solamente 50 porcento…. Esses projetos atuais causam o minimo de impacto ambiental. Mas o que esperar do povo de Itaituba, onde so se preocupam em pescar o seu almoco, e continuar dependendo da caima que paga salario de merda a populaçao. Acorda povo, esse padre quer se aparecer, angariar fieis.
Esse projeto foi feito pelos melhores engenheiros de nosso pais, onde é levado em consideracao todos os riscos e danos ambientais, porém o triste é ver que a populaçao está cega através da bem arquitetada políticas dos ambientalóides.. Voces por um acaso preferem um usina termelétrica consumindo diesel ou gás em sua cidade? não tem nocao do barulho infernal que sáo essas maquinas.
Esse projeto do governo federal é um absurdo sem limites. Milhares de crianças e idosos vão sofrer com as construções dessas usinas. não podemos aceitar esses tipos de construções que irão afetar toda a nossa biodiversidade. Temos que nós unir e defender nosso território com unhas e dentes e preservar o nosso povo, nossa cultura e deixem o chamado progresso lá para o Rio de Janeiro e São Paulo. Diga não a uzina Hidroelétrica do Tapajós.
VIVA O PROGRESSO! QUE PARA O FUDO ALTER DO CHÃO, QUE A FRENTE DA CIDADE COM ORLA DESAPAREÇA, QUE NADA SOBRE, QUE DINTE DISSO OS DEFENDORES DO PROGRESSO SEJAM COLOCADOS EM PRAÇAS COM SEUS MAUSOLEUS, VIVA A DILMA, O MITO DA AMAZONIA QUE ACABOU COM O RIO E A PRAIA MAIS BONITA DO BRASIL. MAS SE NÃO ESTOU ENGANADO O PADRE EDILBERTO SENNA, LUTOU E DEFENDEU COM UNHAS E DENTES PARA O PT CEHAR AO PODER, ESIS A MERDA QUE ELES QUERIAM, AGORA QUE FIQUE CALADO….
É MEU POVO,, SE NÃO NOS UNIRMOS AGORA, FAZER UMA ABAIXO ASSINADO, FAZERMOS UM MOVIMENTO DE CARÁTER NACIONAL VAMOS PERDER A MAIS BELA RIQUEZA QUE AINDA NOS RESTA… QUE É O RIO TAPAJÓS QUE MERECE TODO O NOSSO RESPEITO, POIS JÁ MATOU E MATA NOSSA FOME COM SEUS DELICIOSOS PEIXES E MATA NOSSA SEDE COM SUA ; ÁGUA CRISTALINA !!!