Governo vai asfaltar trecho da rodovia Curuá-Una, em Santarém‏

Simão jatene firmou compromisso com vereadores santarenos

Começa em 45 dias o asfaltamento de quatro quilômetros da rodovia Curuá-Una, em Santarém, oeste do Pará. A obra faz parte do programa Asfalto na Cidade, implementado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O investimento é de cerca de R$ 1 milhão. Nesta quarta-feira (29), uma equipe técnica da Seop vai ao local para verificar o material técnico necessário para a licitação.

“O governador Simão Jatene esteve em Santarém, no início do mês, e garantiu que os trabalhos serão feitos”, disse o titular da Seop, Joaquim Passarinho. Com o Asfalto na Cidade, o governo do Estado garante o desenvolvimento do Pará. “Municípios da região nordeste já foram beneficiados como o programa, que agora chegará ao oeste paraense. Estamos acertando os detalhes finais com a Prefeitura de Óbidos para dar início à pavimentação de sete quilômetros na cidade”, contou.

O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, antecipou que o asfalto vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas. “O projeto é asfaltar os bairros Santa Terezinha, Cidade Nova, Bela Vista, Perpétuo Socorro, São Francisco e as comunidades de Flexal e Curumum”, ressaltou o prefeito. Distante 1.110 quilômetros de Belém, por via fluvial, Óbidos está situada à margem esquerda do rio Amazonas, e foi fundada em 1755, em homenagem à vila portuguesa com o mesmo nome.

É a cidade onde nasceram o jurista e escritor Inglês de Sousa (co-fundador da Academia Brasileira de Letras), o historiador e romancista José Veríssimo e o escritor Idelfonso Guimarães. A base da economia local é a fibra de juta, a castanha do Pará e a pesca. A cidade está equipada com um porto fluvial que permite a atracação de navios de grande porte, para o escoamento da produção da região.

Fonte: Agência Pará