Gagos podem pagar metade na conta de celular em Manaus
A Assessoria Legislativa do Vereador Massami Miki (PSL) está trabalhando em um Projeto de Lei (PL) que pretende oferecer desconto de 50% nas contas de telefone celular ao cidadão que comprovar ser gago (disfemia), no âmbito do município de Manaus. De acordo com o PL, para obter o benefício, a pessoa que apresenta o distúrbio deve apresentar avaliação de um fonoaudiólogo, comprovando o problema. De acordo com o Massami Miki, só no Brasil, dois milhões de pessoas vivem com o distúrbio e centenas de manauaras seriam beneficiados, caso o projeto seja aprovado.
– Achamos a proposta relevante, pois quem sobre com o distúrbio demora mais para falar. Muitos até preferem não utilizar o telefone por conta do problema – disse o parlamentar.
O Projeto de Lei deve ser apresentado na sessão ordinária da próxima segunda-feira (12/03).
Causas
De acordo com a Associação Brasileira de Gagueira o distúrbio é uma desordem da fala que se inicia na infância e cuja causa é até hoje “desconhecida”, ou pelo menos não há um consenso sobre sua etiologia. No entanto, a maioria dos fonoaudiólogos concorda que tal distúrbio pode sofrer a influência de vários fatores. Entre eles estão os fatores predisponentes, que são aqueles que levam uma pessoa estar em maior risco do que outra para começar a gaguejar; fatores precipitadores, que podem ser definidos como aqueles que realmente fazem com que uma pessoa comece a gaguejar e fatores mantenedores que são aqueles que fazem com que a pessoa continue a gaguejar após o início da desordem (Silverman,1992). A análise destes fatores é de grande importância no processo terapêutico.
A disfemia, conhecida popularmente como gagueira ou gaguez, é a mais comum desordem de fluência da fala, atingindo cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Fonte: amazonasnotícia