Receita intensifica fiscalização em portos e aeroportos

Fiscalização será por água, terra e ar

A Receita Federal (RF) lançou nesta segunda-feira a Operação Maré Vermelha, que pretende intensificar as ações de fiscalização nos portos, aeroportos e outras instalações aduaneiras do país. A ação envolve cerca de 1.200 servidores e, segundo o secretário da Receita, Carlo Alberto Barreto, tem como principais alvos os setores de vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos e artigos de plástico.

– Será uma ampla e permanente fiscalização em diversos setores – disse Barreto.

A Receita Federal também inaugurou nesta segunda-feira o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco Aduaneiro (Cerad) que fará o monitoramento de todas as operações de fiscalização do órgão no país. O Cerad está instalado em uma representação da RF no Centro do Rio e terá cerca de 30 servidores inicialmente.

Segundo dados da Receita Federal, foram apreendidos no ano passado R$ 1,5 bilhão em mercadorias e veículos irregulares, um aumento de 16% em relação a 2010. As ações da Receita também resultaram em 31.500 representações para o MP que evoluíram para ações penais. As auditorias da Receita também resultaram em R$ 4,5 bilhões em créditos tributários.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *