MILTON CORRÊA
Dia do Jornalista é lembrado pela FENAJ
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) em seu site oficial, saudou em 7 de abril, Dia Nacional dos Jornalistas, a todos trabalhadores e trabalhadoras que, nas redações de jornais e revistas, estúdios de rádio e TV, nas mídias eletrônicas, escolas e assessorias de imprensa; escrevendo, editando, desenhando, fotografando, filmando, ensinando, narrando ou apresentando notícias em todos suportes, exercem esta profissão que é um dos pilares mais visíveis da democracia.
A FENAJ homenageia a todos aqueles que, com condições de trabalho quase sempre aquém do necessário, ajudam a consolidar o estado de direito. Lembra, neste dia, a saga heróica de militantes da notícia que arriscaram sua integridade, sua liberdade e sua vida. Exige do estado brasileiro a imediata investigação da morte Wladimir Herzog e de todos os jornalistas que foram presos e torturados pela ditadura militar.
A FENAJ reivindica liberdade, condições de trabalho e remuneração justas e dignas por parte daqueles que enriquecem utilizando a força de trabalho dos jornalistas brasileiros. Para isto propõe um piso salarial nacional para a categoria, de maneira a garantir a qualidade de vida e a independência no exercício de sua profissão.
A FENAJ alerta ao estado brasileiro para o perigoso crescimento dos crimes contra a integridade e a vida dos jornalistas. Exige a apuração dos crimes contra jornalistas no exercício de seu trabalho e o julgamento de todos os envolvidos. Também reivindica a federalização dos crimes contra estes profissionais como medida eficiente contra a impunidade.
A FENAJ compartilha com os cursos de Jornalismo, seus professores e alunos, a certeza que superaremos de uma vez por todas esta situação constrangedora criada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), quando da decisão desastrada e obscurantista da retirada da exigência da formação superior para o exercício do Jornalismo. Agradece, mais uma vez, ao parlamento brasileiro que, sintonizado com a opinião pública, está restituindo a dignidade para o jornalista e a qualidade do Jornalismo para a sociedade.
A FENAJ, finalmente, convida os cidadãos para – ao homenagear seus jornalistas – defenderem um Jornalismo de qualidade: independente, informativo e ético, que assegure a liberdade de expressão contida na constituição brasileira, reconhecendo que esta liberdade não é propriedade privada de jornalistas ou empresas de comunicação e sim propriedade do cidadão brasileiro.
Conselho da FENAJ prepara ações pela aprovação do piso nacional dos jornalistas
Em Assembleia geral do Conselho de Representantes da FENAJ realizada em Brasília no dia 31 de março, foi aprovada a prestação de contas da entidade relativa a 2011 e debatidos vários temas de interesse da categoria. Um dos destaques foi à criação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas, definida para o dia 11 de abril.
Com a presença de conselheiros de 14 estados, a assembleia discutiu questões como a necessidade de continuar a mobilização pela votação das PECs do Diploma, o projeto de Federalização dos Crimes contra Jornalistas, a saída da FENAJ da coordenação do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e o Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece em novembro, em Rio Branco (AC).
O PL 2960/11, que cria o piso nacional dos jornalistas, foi exposto ao Conselho de Representantes da FENAJ pelo assessor de comunicação do deputado André Moura (PSC-SE), Marcelo Gomes, que também apresentou algumas peças da campanha a ser desencadeada pela aprovação do projeto.
Após manifestação do presidente da FENAJ, Celso Schröder, parabenizando a iniciativa do parlamentar sergipano, que teve sensibilidade de propor o projeto, os sindicatos participantes da reunião se comprometeram a buscar a indicação dos parlamentares para coordenarem a campanha junto às bancadas federais de cada Estado.
Um encontro na Câmara dos Deputados, no dia 11 de abril, marcará a semana comemorativa ao Dia do Jornalista e o início das atividades da Frente Parlamentar em Defesa de um Piso Nacional para a categoria. Na oportunidade serão apresentados aos parlamentares os materiais da campanha pela aprovação do projeto e anunciada a Coordenação da Frente Parlamentar, cujo lançamento está previsto para maio.
Já com relação à PEC 33/09, que restitui a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, novas audiências com lideranças do Senado serão agendadas para a próxima semana visando à votação da matéria em 2º turno. E quanto ao projeto de federalização da apuração dos crimes contra jornalistas, a Executiva da FENAJ articulará com o autor do Projeto de Lei 1078/11, deputado Protógenes Queiróz (PCdoB/SP), a realização de uma audiência pública para ampliar o debate sobre a questão. (Fonte: http://www.fenaj.org.br)
Vereadores na UFOPA
Liderada pelo presidente do Poder Legislativo, José Maria Tapajós, uma comitiva de vereadores santarenos e técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, esteve em visita no dia 5 de abril ao reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Professor Dr. José Seixas Lourenço. Na ocasião, o reitor apresentou o plano diretor da universidade, suas ações de ensino, pesquisa, com o objetivo de conscientizar os representantes do poder público municipal sobre a necessidade de considerar como área especial o local onde a UFOPA está situada. “Nós estamos procurando, ao longo destes dois últimos anos, uma aproximação maior, não só com o poder público local, mas em especial, com a Câmara dos Vereadores, onde nós estamos pleiteando há algum tempo que esta área onde a universidade está localizada, a sua sede principal, no Campus Tapajós, seja considerada, no plano urbanístico de Santarém, como uma área especial dada as características de uma universidade”, explicou o reitor.