Pescadores Curuaenses recebem seguro defeso com atraso
Finalmente as Colônias de Pescadores co-irmãs Z-28 e Z-66 de Alenquer e Curuá respectivamente, começaram de maneira morosa, efetuar o pagamento do Seguro Defeso destinado aos pescadores artesanais.
Os beneficiários do Programa do Governo Federal ficaram impedidos de efetuar suas respectivas atividades pesqueiras, no período de reprodução das espécies durante 4 meses. Oxalá se nós estivéssemos em um País sério, certamente não ocasionaria tanto atraso, prejuízos, transtorno e mal estar, pela falta do pagamento de forma tempestiva.
Em contato com nossa redação, o presidente da Colônia de Pescadores Z-28 de Alenquer, Celino Monteiro, informou que o atraso do pagamento das parcelas foi por falta de gerenciamento das instituições governamentais.
Celino foi enfático em afirmar, do descaso e da incompetência do Ministério da Pesca e do Trabalho. Indignado, salienta, o presidente, que teve que ingressar na justiça, quando foi informado que as entidades não possuem funcionários qualificados para realizar os serviços burocráticos em tempo hábil.
Neste contexto, é patético que com toda essa inépcia dos órgãos do próprio Governo, alguns funcionários ambientais, por ossos do ofício, nesses meses de fome, perseguiram sem piedade os pobres pescadores de mapará. Afinal, os assegurados, sem saber o que fazer, evidentemente buscavam alternativas de alimentos para sustento de seus familiares.
É lamentável que certos preservacionistas só possuem olhos para os humildes e pobres pescadores. Enquanto isso, os madeireiros estão acabando com a floresta e a com biodiversidade. Em suma, os tais agentes, simplesmente estão cegos, surdos, mudos e coniventes com outros setores do meio ambiente, que de certa forma, tem grande importância para sobrevivência humana. Que País e esse?
ENLACE MATRIMONIAL – “As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo”. Que Deus esteja presente em cada momento dessa etapa, ajudando-os a fortalecer os laços de amor e construir uma união feliz e duradoura. Iomar & Yasmin vão dar o SIM no dia 14 de abril de 2012. A cerimônia será às 18 horas na comunidade de Macuruá. Os nubentes recepcionarão os convidados na sede do Brasil do Macuruá.
RELIGIÃO – Na quinta-feira Santa, aconteceu em Curuá um fato inusitado. Ocorre que a Igreja Católica do mundo inteiro, inclusive o Papa, realiza a cerimonia do Lava pés. O ato simboliza o gesto de humildade de Cristo antes da paixão e morte, quando lavou os pés dos apóstolos. Na Igreja de São Raimundo Nonato, em Curuá, no entendimento do Pároco, Padre Dico, que quebrou o rito, disse aos fiéis que o referida tradição é um teatro. No ato continuo, solicitou da assembléia que quem tivesse alguma mágoa ou desafeto naquele momento, convidasse-o para lavar os pés, como forma de perdão. Moral da história, ninguém lavou pé de ninguém. Resta saber se, foi por constrangimento, ou na referida comunidade não tem pecadores.
Por: Hemenegildo Garcia
E bom ter alguem com tamanha capacidade.E digo mais, com tamanha coragem de nos manter informados sobre os assuntos do nosso interesse.Que mesmo estando loge posso me sentir tao perto de Curua.Daniel Sanches.