Acadêmicos denunciam Faculdade irregular em Itaituba
Em Itaituba uma turma de acadêmicos de Pedagogia, da Faculdade Teológica do Pará-Fatep, pode estar sendo vítima de mais um engodo da proliferação de faculdades “piratas” que vem se alastrando pelo Brasil. No Pará, a FATEP já foi denunciada pelo MPF, tendo inclusive assinado um termo de Conduta de Ajustamento, já que o Ministério Público Federal constatou que a Fatep estaria irregular na oferta de cursos de graduação, tendo o MEC confirmado que a FATEP só estaria apta a promover cursos livres e não em nível Superior como está querendo fazer acreditar para os mais de trinta acadêmicos que em Itaituba estão cursando como se fossem ter acesso a diploma de nível Superior.
Nesse sentido, vários acadêmicos (as) já deram entrada na Justiça local pedindo que sejam ressarcidos num eventual golpe da FATEP, que mesmo tendo representante local, não convence os acadêmicos quanto a garantia de que no final do curso terão seus diplomas, já que estão pagando uma mensalidade elevada para ocorrer tantos riscos. Embora o TAC contenha várias cláusulas e parágrafos, a Faculdade não estaria respeitando o que assinou perante o MPF, já que mesmo sendo denunciada e já tendo encerrado seus cursos em vários Municípios continua suas atividades em Itaituba.
Há vários anos o MPF, em face das irregularidades, já havia proibido a Fatep de realizar seus cursos. Isto em 2011, onde as denúncias mostraram que estava havendo propaganda enganosa, já que às vezes imaginavam estar inscritas em curso superior e na verdade estavam estudando apenas num curso livre, com validade apenas para o técnico. Numa ação preventiva para resguardar seus direitos já que não confiam nas informações do coordenador local da FATEP, quanto ao curso de fato ter validade como superior, vários alunas(os) acionaram a Justiça local onde pedem que seja tomadas providências contra instituições de ensino, mais especificamente a Fatep, para que não continue fazendo vítimas ofertando cursos irregulares.
No documento os alunos(as) citam que a FATEP está disponibilizando em Itaituba cursos de Pedagogia, História, Administração e Filosofia (modalidade presencial duas vezes por Semana). No documento, os denunciantes suspeitam de que estão sendo enganados, porque o coordenador local teria informado que os mesmos seriam diplomados pela Faculdade Montenegro, depois passou a incumbência para a FAT e na seqüência FAO, sendo que atualmente está desenvolvendo suas atividades na Escola Marechal Rondon há dois anos, e não tendo ponto fixo.
Os alunos que estão questionando, querem abandonar os cursos ou na pior das hipóteses ter o ressarcimento das mensalidades pagas. Os acadêmicos querem na denúncia que o MEC se pronuncie quanto à legalidade ou não da FATEP em Itaituba, já que muitos estão concluindo os cursos e precisam do diploma parta entrar no mercado de trabalho. Na ação enviada ao Ministério Público, foram anexados diversos documentos que comprovariam as irregularidades da FATEP, sempre envolta em nebulosas situações
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos
VALEU POETA!!! tem mesmo que denunciar estas irregularidades, como e que pode a instituição chega no municipio faz propagando enganosa DIZ QUE E GRADUAÇÃO e agora assume QUE NA VERDADE SÃO CURSOS LIVRES. isso e um absurdo!!!