UFOPA adquire área para implantação do Núcleo Tecnológico em Aquicultura

Membros da Ufopa e Sudam vistoriam documentos

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) já adquiriu área onde será construído o prédio que abrigará o Núcleo Tecnológico em Aquicultura (NTA), resultado de parceria de cooperação técnica com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

Diretores vistoriam equipamentos adquiridos pela Ufopa

Nesta semana, o coordenador de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação da SUDAM, Hélio Marinho de Azevedo Júnior, vistoriou a área e os equipamentos adquiridos para a instalação do NTA. “A área é apropriada para a execução do projeto, já que fica às margens do rio Tapajós. Verificamos também que pelo menos 50% dos equipamentos já foram adquiridos pela UFOPA”, finalizou.

Equipamentos adquiridos pela Ufopa

Pelos termos do acordo, a Sudam ficará responsável pelos serviços e insumos e ainda pela aquisição de parte dos equipamentos. Já a UFOPA, além de construir o prédio, deverá também adquirir parte dos equipamentos para implantação da fábrica de ração.

Área adquirida pela UFOPA

O NTA integra o projeto do Parque Tecnológico do Tapajós e dará suporte aos cursos de graduação e mestrado do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), além de realizar pesquisas que irão auxiliar agricultores familiares no manejo das espécies tambaqui e aracu-cabeça-gorda; desta última ainda não se possui nenhum estudo acerca da cadeia produtiva. “É uma espécie muito apreciada, mas que ainda carece de estudos no sentido de otimizar sua produção em tanques-redes, que é uma das metas do NTA”, afirmou o coordenador do projeto, Prof. Dr. Reinaldo Peleja.

Totalizando um valor de R$ 2.700.000,00, o convênio possibilitará a implantação de tanques para a produção de alevinos, minifábrica de ração experimental, prospecção de peixes ornamentais e estrutura para gestão de efluentes.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

2 comentários em “UFOPA adquire área para implantação do Núcleo Tecnológico em Aquicultura

  • 23 de abril de 2012 em 16:29
    Permalink

    Belo investimento e principalmente muito importante POIS nossa UFOPA está crescendo !!
    MARAVILHA !!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *