Aberto edital para aumento da frota de mototaxis

Mototaxistas

A Secretaria Municipal de Trânsito publicou edital para abertura de mais 380 vagas para o serviço de mototáxi no município de Santarém. O Projeto De Lei de iniciativa do Poder Executivo foi encaminhado à Câmara Municipal no dia 6 de dezembro do ano passado, e em tempo recorde foi votado antes do encerramento do período legislativo. A matéria só teve celeridade porque houve consenso entre a classe dos mototaxistas que tinham interesse no aumento da frota. Na época a classe entendia que o aumento do número de legalizados, inibiria a ação dos clandestinos.

Depois que a prefeita Maria do Carmo sancionou a lei, foram estabelecidos os prazos principalmente para a discussão dos critérios a serem adotados para quem estiver interessado no serviço.

O secretário Sandro Lopes disse que esses critérios foram discutidos com membros da categoria, como o número de concessões estar relacionado com o índice populacional. Quem quiser se habilitar tem que ser maior de 21 anos, não ter antecedentes criminais, não possuir multas cumulativas relativas ao serviço clandestino, tempo de habilitação, estado de conservação das motos.

Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, a medida vem em boa hora. “Agora a população não vai ter de que reclamar em ralação ao número de mototaxis oficias para a tender a demanda”, disse. Mas nem todos pensam assim. A grita da classe é geral em relação ao número excessivo de mototaxis clandestinos. Outra reclamação da classe é de que 2012 é ano de renovação da frota, que se torna difícil pela concorrência desleal, sem contar o curso exigido pelo DETRAN, em razão do valor.

Com os atuais 420 autorizados, a frota de mototaxis de Santarém, salta para 800 permissionários.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *