Gestão energética de Santarém é destaque em revista

Josimar Nogueira, Coordenador da UGEM

Os bons resultados que a Prefeitura de Santarém tem alcançado com o Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica (PLAMGE) foram destacados em uma reportagem da Revista de Administração Municipal – MUNICÍPIOS. A Publicação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) mostrou também as práticas da Cidade de Guarulhos – São Paulo, porém, apontou Santarém como o município mais bem sucedido na aplicação do PLAMGE.

Desde a aplicação do PLAMGE em 2007, houve uma significativa economia no consumo de energia elétrica dos prédios públicos e da iluminação pública. Além disso, o município passou a estabelecer princípios, metas, normas e padrões para o uso eficiente e racional da energia. Pelos resultados, a Prefeitura de Santarém foi premiada em 2008 na sexta edição do Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica.

De acordo com Josimar Nogueira, Coordenador Técnico da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM) da Secretaria de Infraestrutura (SEMINF), dentre as ações implementadas para se alcançar bons resultados, destacam-se a elaboração da lei que criou a UGEM; o diagnóstico da situação de consumo dos prédios público municipais e o monitoramento desses prédios e a distribuição de materiais educativos, como folders, cartazes e cartilhas em todas as secretarias.

O maior benefício se concretizou na aquisição de melhores materiais e equipamentos para obras e iluminação pública, pois um dos critérios estabelecidos nas licitações foi o de adquirir materiais com o selo do PROCEL de baixo consumo. “Assim, os prédios públicos construídos após a aplicação do PLAMGE foram adequados às novas exigências, o que acarretou uma redução de gastos públicos com consumo de energia”, explicou Josimar Nogueira.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

2 comentários em “Gestão energética de Santarém é destaque em revista

  • 24 de maio de 2012 em 09:46
    Permalink

    Como se realmente existe alguma gestão, o que a matéria aponta não reflete os fatos o que vejo são desmandos, descasos com o consumo de energia em prédios publicos municipais. Gestão é controle eficiente o que não é o caso dos predios publicos de nosso municipio, precisar melhorar e muito.

    Resposta
  • 24 de maio de 2012 em 09:14
    Permalink

    Isso é legal, muito bom… aliás, se não houvesse comprometimento.. não teria destaque. Isso é fruto de compromisso, parabéns \”JOSA\” rs, Ari..

    Forte abraço,

    vamos denovo pracima do trio-elétrico esse ano no Alter, quero meu passe livre blz?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *