Programa Capacitar para Crescer atinge a marca de 3.000 alunos formados na Região do Xingu

Alunos formados pelo Consórcio Belo Monte

Com a formatura de 350 alunos esta semana, o programa Capacitar para Crescer atingiu a marca de 3.000 novos profissionais capacitados pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) em diferentes municípios da região de influência direta do empreendimento. São homens e mulheres de todas as idades, que a partir de agora terão a chance de trabalhar não somente nas obras de Belo Monte, mas também em outras empresas que atuam no setor de obras civis.

Desenvolvido pela Diretoria Administrativa do CCBM desde o primeiro semestre de 2011, o programa de capacitação profissional chega à segunda quinzena de maio com 1.000 dos alunos formados já contratados para o trabalho nos canteiros de obras daquela que será a terceira maior hidrelétrica do mundo, o que é motivo de comemoração para o diretor administrativo do Consórcio Construtor Belo Monte, Marcos Sordi.

– Oferecer capacitação profissional a um número tão representativo de pessoas é um dever que assumimos com muito prazer desde que chegamos à região do Xingu, no início do ano passado. Até 2019, quando ainda estaremos trabalhando na construção de Belo Monte, vamos seguir investindo para que milhares de brasileiros, principalmente aqueles que residem no Pará, aprendam uma profissão e passem a ter melhores condições de acesso ao mercado de trabalho – destaca Marcos Sordi.

Capacitada para assumir a função de instaladora hidráulica, a paraense Adamira Pinheiro de Sousa festejou a entrega do diploma pelo CCBM e mostrou otimismo em relação à sua futura trajetória profissional.

– Ter recebido este certificado de conclusão do curso representa uma grande vitória pessoal. A partir de agora, terei mais oportunidades de conseguir um bom emprego e, com ele, um bom salário. Esse programa de capacitação profissional está mudando a vida de muita gente – disse Adamira.

Em dezembro deste ano, 7.000 mil alunos já terão sido formados. Até o fim das obras, no primeiro semestre de 2019, a previsão é de formação de aproximadamente 30.000 profissionais. Os cursos gratuitos são oferecidos  prioritariamente para residentes dos municípios paraenses mais próximos ao empreendimento, como Altamira, Vitória do Xingu, Anapu, Brasil Novo, Pacajá, Placas, Uruará, entre outros.

Os cursos desenvolvidos pelo Programa Capacitar para Crescer visam a formação de profissionais como pedreiros, armadores, instaladores hidráulicos, eletricistas NR-10, carpinteiros, montadores de painéis, soldadores, sinalizadores, operadores de máquinas pesadas (escavadeira, trator de esteira, pá carregadeira, motoniveladora, rolo compactador, perfuratriz, guindaste veicular e caminhão fora-de-estrada), lubrificadores, movimentadores de produtos perigosos, garçons, manipuladores de alimentos, auxiliares de cozinha, cozinheiras, vibradoristas, motoristas de caminhão pesado, além dos cursos de alfabetização, liderança e informática básica/inclusão digital.

Fonte: Ascom/Consórcio Belo Monte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *