Polícia desbarata quadrilha de ladrões de gado na região
Um esquema criminoso comandado por uma quadrilha especializada em furtos de gado bubalino em Almeirim, região noroeste do Pará, foi desarticulado, neste final de semana, durante a operação “Boi Bandido”, sob coordenação das Polícias Civil e Militar.
O trabalho, que é resultado de quatro meses de investigações, já levou à prisão de seis pessoas, entre executores e mandantes, envolvidos no crime. Até o momento, 74 cabeças de gado já foram recuperadas. Os furtos de búfalos na região vinham ocorrendo há cerca de cinco anos, conforme ocorrências registradas na Delegacia de Almeirim. Quatro produtores rurais procuraram a unidade policial para comunicar o desaparecimento do gado.
Uma das vítimas teve 250 cabeças de gados furtadas. Segundo a delegada Adriana Magno Barbosa, titular da Delegacia de Almeirim, a operação teve início em fevereiro deste ano. Na época, foram presos Gerdson Camelo Vilela, de apelido “Canibal”; Jairo Bastos do Nascimento e Maizael dos Santos Santana, de apelido “Sula”, apontados como autores dos furtos. Em março, foi preso em flagrante o homem apontado como chefe da quadrilha, Francisco Miraelson Mesquita de Sousa, conhecido na região como “Mira”. “A ele, cabia escolher os executores dos furtos. Com as investigações, chagamos aos mandantes dos furtos”, informou a delegada titular de Almeirim.
Os acusados tiveram as prisões preventivas solicitadas ao Poder Judiciário, assim como as ordens de busca e apreensão nos locais onde o gado furtado estaria escondido. As representações feitas pela delegada junto à Justiça foram deferidas pelo juiz da Comarca de Almeirim, Márcio Bittencourt. De posse dos mandados de prisão preventiva e de três ordens judiciais de busca e apreensão, a equipe de policiais civis da Delegacia de Almeirim com apoio da guarnição militar comandada pelo sargento Dias cumpriu o mandado de prisão preventiva de Francisco Dauto Mesquita de Sousa, mais conhecido por Dauto, que foi preso neste final de semana, em Almeirim. Com ele, foram encontrados 74 animais bubalinos furtados.
O gado apresentava várias marcações de ferro com identificação fraudada. “Concluímos que os animais pertencem a donos distintos, possivelmente vítimas da quadrilha”, enfatizou a delegada. Conforme a policial civil, os búfalos foram repassados, no mês de janeiro deste ano, para Dauto, por outro envolvido no bando, Juracy Gonçalves da Silva, de apelido “Jura”, que foi preso preventivamente, também neste final de semana, na cidade de Breves, apontado como mandante da quadrilha de ladrões de gado. A prisão de “Jura” foi cumprida por policiais civis da Superintendência Regional das Ilhas, sob comando dos delegados Jarson Santos e Márcio Cavalcante. Com “Dauto”, os policiais apreenderam uma arma de fogo sem documentação e de procedência desconhecida.
Conforme a delegada Adriana Barbosa, um dos presos, “Jura”, era fazendeiro na região de Almeirim, mas, atualmente, atuava como empresário. Era ele quem encomendava os furtos de gado para “Mira” que, por sua vez, repassava os animais para “Dauto”. O objetivo do bando era revender o gado furtado a terceiros, como donos de açougue, para abate e venda da carne na região. Os animais foram encontrados na comunidade Cujaí, situada na zona rural de Almeirim, em uma “maromba” improvisada naquela comunidade.
A delegada explica que o gado, que está apreendido à disposição da Justiça, poderá ser devolvido aos donos após reconhecimento feito pelos proprietários. A liberação será feita pela própria Comarca Judiciária. Na avaliação da delegada, as prisões dos mandantes e a desarticulação da ação criminosa são uma resposta que precisava ser dada à população da região. “As pessoas viviam oprimidas e receosas com a ação da quadrilha. A ação da Polícia e a repressão ao crime de furto de bubalinos são constantes no município”, explica. A operação segue determinação da Diretoria de Polícia do Interior, por meio do superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas, delegado Gilberto Aguiar.
Fonte: RG 15/O Impacto e Polícia Civil
Se liga mané!meu nome é ALMEIRIM!e não ALMERIM,quem me deu esse nome foi FRANCISCO XAVIER DE MENDONÇA FURDADO,so tem duas almeirim uma aqui e outra em Portugal.
Se liga mané!meu none é ALMEIRIM!e não ALMERIM,quem me deu esse nome foi FRANCISCO XAVIER DE MENDONÇA FURDADO,so tem duas almeirim uma aqui e outra em Portugal.
Se liga mané!meu none é ALMEIRIM!e não ALMERIM,
Esta ação da policial civil juntamente da policia militar só teve progresão, devido este animais pertencerem a uma empresa de grande porte, isto não quer dizer que foi desmontada a quadrilha. Pois nem sempre os animais roubados foram o JURACY que encomendou.Falta outros juras da vida que vem atuando aqui na região. Lesando pessoas que levaram a vida trabalhando duro em garimpo no sol escaudante para ter um futuro melhor, e estes bandidos leva-os na cara de pau.