Praia de Alter-do-Chão eleita a imagem que mais lembra Santarém
A votação para a escolha dos elementos que representam Santarém encerrou na quinta-feira, 31/05, e ocorreu por todo o mês de maio. Foram 14 mil votos pela internet e postos de votação espalhados pela cidade. A escolha dos elementos que melhor representam Santarém levou em consideração os cinco sentidos do corpo humano.
A praia de Alter-do-Chão ganhou, no elemento visão, como a imagem que mais lembra Santarém, com 46% dos votos contra 43% do encontro das águas. O Carimbó praiano recebeu 85% dos votos, como o ritmo que mais lembra a cidade, no quesito audição. No elemento oufato, o cupuaçu venceu, com 62% dos votos, deixando em segundo lugar o patchouli. O símbolo de Santarém é o muiraquitã, como elemento do tato. No elemento paladar, a farinha de tapioca foi escolhida pela população, com 53% dos votos, como o alimento característico da cidade. Agora, esses elementos serão usados para divulgar Santarém.
“Nosso material impresso turístico, a partir de agora, terá todos esses símbolos. Nas camisas que vamos levar na feira estará escrito ’Esses são o sabor, o cheiro, o símbolo de Santarém’”, afirmou o coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Turismo, Áureo Roffé.
Ele comentou sobre a escolha dos elementos que irão representar a cidade. “Alter-do-Chão é o produto carro chefe da atividade turística em Santarém. Já o Carimbó é uma característica nossa, uma dança que emerge das águas, um Carimbó mais solto, com rebolado, uma característica de cidades que se localizam em volta de praias e, por isso, temos que conceituá-lo como Carimbó Praiano. A partir de agora, nós temos que trabalhar a farinha de tapioca, torná-la comercial e fomentar o mercado gastronômico para a criação de novas receitas, uma vez que a população está pedindo que esse produto seja comercializado”, conclui Roffé.
Fonte: RG 15/O Impacto e notapajos.com
O qua a Vera diz, de fato tem toda razão… colocar o carimbó praiano??? é ruim hem!!! e o Mário enfatizou bem quando diz que STM tá a cara da \”Maria do CARMA\”, só buraco e lama.., é orrível trafegar na cuibá das DOCAS ao VIADUTO, só lama quando chove e a LAMA QUE SE ALOJA FRENTE AO DETRAN JÁ VAI FAZER 12 ANOS!!! e essa \”abençôada\” num faz nem p… égua!!!
Realmente,quando falo que moro em Santarem, logo as pessoas falam em Alter do Chão!!!É uma praia linda mas falta muito em ser atrativa na forma de atendimento…sem motivação…falta atendimento especializado..no nordeste servem de tudo na praia é a maior alegria aqui fica na mesmice…frango congelado..peixe carisimo que muitas vezes se come no restaurantes na vila e não no praia…catraeiros precisam saber segurar o turista na ilha falta treinamento…enfim…tanta beleza que é explorada da maneira errada por exemplo a turma da Rede Globo é que faz a farra aqui promete divulgar a nossas belezas e aimo que acontece???esta no ar um bando de personagens Caipiras!!!A entrada de Alter precisa de recepção..desculpe o desabafo mas não adianta ter toda esta beleza aqui se não é explorada da forma correta muitos falam mas se não for o Çairé…me poupe Carimbó praiano????
realmente santarém umas das cidades mas linda do pará , alter-do-chão um elemento unico que completa e embeleza a perola do tapajós . temos que valorizar as belezas e culturas da nossa bela terra, tou morando em manaus mas sinto falta de cada canto da cidade de santarém ……
Realmente, faltavam intitular de vez as principais maravilhas que sao peculiares desta região, nós amazônidas temos que nos orgulhar, e preservar esse presente divino. parabéns !!!
Eu axo q a Maria do Carmo deveria ser a imagem q mais lembra Santarém, qdo eu olho as ruas esburacadas, adivinha em quem eu penso???! A cidade realmente é a \”cara\” dela.
Carimbó Praiano,é isso mesmo??? porque não colocaram CARIMBÓ ROFFÉ. É muita sacanagem com Santarém!vão acabar mudando o nome da cidade!SOS A TODOS QUE AMAM ESSA TERRA.