Bocão Ed. 889

ABSURDO

Os auditores fiscais do trabalho que vêm de Belém para fiscalizar as empresas em Santarém deveriam ter bom senso. Pequenos detalhes sem causar prejuízo ao funcionário e União, são multados, presume-se que seja para cobrir o caixa da União para receber suas diárias. É um absurdo e arbitrariedade, as multas aplicadas. Até parece que esses auditores fiscais estão em estado probatório, coisa de neófito na função. Pequenas falhas humanas, que deveriam ser levadas em consideração os fiscais para justificar a presença, aplicam multas, enquanto deveriam adotar uma fiscalização preventiva e educativa.

ABSURDO II           

Os auditores fiscais lotados em Santarém, pela experiência e competência, adotam métodos dentro da lei, aplicando uma fiscalização preventiva e educativa já que a função requer esse procedimento. Os auditores fiscais que vêm do Parazinho deveriam aplicar a lei com procedimentos preventivos e educativos, como a lei requer.

CONTA SUJA

Esta semana o vereador Maurício Corrêa admitiu à imprensa que é considerado inelegível, por não ter conseguido aprovar suas contas relativas à campanha junto ao TRE. Maurício aposta as últimas cartas no projeto de lei que inclusive já foi aprovado na Câmara Federal, que sugere a efetivação da inelegibilidade para quem teve suas contas reprovadas, com validade apenas para as próximas eleições. O Projeto de Lei aprovado no dia 26 do mês passado, caminha rapidamente para ser aprovado a toque de caixa no Senado, mas pode encontrar barreiras judiciais. A Justiça Eleitoral tem como regra não fazer alterações na legislação no ano vigente das eleições. Lembram-se da Lei da Ficha Limpa?

CONTA SUJA II

Antes, quem tinha contas eleitorais rejeitadas podia se candidatar porque a Justiça Eleitoral considerava inelegível apenas quem não apresentasse sua prestação de contas. Em março, porém, o TSE baixou uma nova resolução ampliando a inelegibilidade. Com esta decisão, 21 mil políticos com contas rejeitadas estariam fora da disputa. Se a onda pega, outros vereadores que estão na mesma condição, poderão ter a coragem que teve Maurício e anunciar também que é conta suja. Deve ter sido difícil para ele que se considerava um prefeiturável.

CONSANGUINIDADE

A notícia divulgada com primazia de que o deputado Antônio Rocha pode não ter sua candidatura homologada, em virtude do vice-prefeito José Antonio Rocha, seu filho, ter assumido a Prefeitura nos seis meses que antecedem o período eleitoral, caiu como uma bomba. O Assessor Jurídico Luiz Alberto Figueira fez seu papel, tentando apagar o incêndio. Falou de uma “perseguição explícita ao deputado Antônio Rocha”. Apostou que “se for confirmada a inelegibilidade de Antonio Rocha e o PMDB resolver não lançar candidato à Prefeitura, o PSDB e PT vão brigar pelo apoio dos peemedebistas”.

CONSANGUINIDADE II

Ele só esqueceu de dizer que o senador Jader Barbalho está bradando aos quatro cantos, inclusive no espaço do partido na mídia eletrônica, que “o PMBD terá candidatos próprios em todos os municípios do Estado”. A questão da consanguinidade, prevista na Legislação Eleitoral, pode até sobrar para Erlon Rocha que é tido como um dos eleitos do partido, caso a sua candidatura vingue. José Maria Tapajós que chegou a hipotecar apoio a Rocha pode ser a bola da vez. “A interinidade na chefia do Poder Executivo não afasta a inelegibilidade de que trata o art. 14, § 7º, da Constituição da República de 1988”, diz parte do “Ac. de 26.8.2010 no AgR-REspe nº 958277772, rel. Min. Aldir Passarinho Junior.)

CONSANGUINIDADE III

Aliás, se não fosse a tal consanguinidade, o candidato da prefeita Maria do Carmo seria seu irmão, o ex-deputado estadual Carlos Martins, que morreu na beira na disputa a uma vaga na Câmara Federal, mas conseguiu mais de 100 mil votos e certamente faria a diferença, colocando o PT numa condição mais favorável para vencer as eleições municipais.

INÁCIO

No último dia do prazo para Inácio Corrêa deixar a Secretaria de Infraestrutura, a imprensa de Santarém foi convidada para ouvir que o PT vai lançar o seu nome no encontro do partido que acontece no próximo domingo, para a prefeitura de Santarém. A prefeita Maria do Carmo não descartou a parceria com o PMDB, sem, portanto, cogitar a possibilidade de o PT ser vice na chapa do PMDB. A Prefeita foi clara de que caso não seja possível, o partido vai buscar nomes na base aliada. Outra declaração interessante feita pela Prefeita, foi de que se o PMDB mantiver candidatura própria, não vai fazer represália aos cargos conquistados dentro do governo hoje resumidos à Secretaria Municipal de Trânsito.

PESQUISAS

Para não levar avante o assunto de que o candidato do PT anda mal nas pesquisas, ele respondeu em coletiva de forma direta que “o PT não faz pesquisa”. Isso só demonstra que ele não se sente confortável com o assunto, mas convenhamos, nos dias de hoje, é difícil imaginar que um partido ou grupo que pretende disputar uma Prefeitura do porte de Santarém não faça pesquisa eleitoral. Vamos ver até onde essa “ferramenta”, ou a falta dela, será levada em frente.

ESTRATÉGIA

A prefeita Maria do Carmo agiu com estratégia ao finalmente anunciar o substituto do Diretor do Hospital Municipal, Dr. Fábio Tozzi. Trata-se de Celso José Alves da Silva, formado em administração hospitalar. Celso também já foi gerente da Rádio Rural. Tozzi permanece na equipe, mas não como gestor. O próximo a ser substituído será o Secretário Municipal de Saúde, Emannoel Silva. A prefeita levou até onde pôde o capricho de mantê-los no cargo, mesmo havendo uma ordem judicial provocada por uma Ação Civil Pública do PME. Tanto Emannoel como Tozzi não cumpriam a lei 8.080, que exige a exclusividade dos gestores do Sistema Único de Saúde.

ESTRATÉGIA II

Depois da estratégia da Prefeita, veio a informação do próprio Ministério Público que em nota afirmou que “uma  audiência de conciliação foi convocada pelo Juiz da 8ª Vara Cível, Rafael Grehs. O Ministério Público foi representado pelo promotor de justiça Túlio Chaves Novaes, e o Município pelos procuradores Isaac Lisboa e Cynthia Oliveira. O Município propôs que o secretário de saúde Emmanoel Silva deixe o cargo em 30 de agosto deste ano”. Como Promotora de Justiça licenciada, a Prefeita foi bem, digamos, reticente em mantê-los no cargo até onde não foi possível mais adiar a demissão. Nada contra a capacidade dos profissionais, mas lei é para ser cumprida, não é Prefeita?

PARTIDO VERDE

O PV não quer ficar esquecido no aquecimento das discussões da sucessão de Maria do Carmo e promete lançar candidato próprio. O assunto deverá ser intensificado na semana que vem, ainda com possibilidades de anunciar o nome do médico Erick Jennings. Chegou até a achar que o assunto estava adormecido, onde o PV tentaria compor de preferência como vice em alguma chapa. É bom que as coisas fiquem definidas, pois a hora das articulações está a todo vapor, e pelo que sei, um grupo dentro do próprio partido não está apostando que Erick se decida. Se o seu nome for confirmado, já disse outra vez por aqui, será uma boa opção, para enriquecer os debates e dar mais opção aos eleitores.

INVESTIMENTOS

O governo Estadual se apressa em anunciar diversas obras em Santarém, como uma forma de tentar mudar a sua imagem. Primeiro, foi o asfaltamento urbano da Curuá-Una, a Caravana do Pro-Paz. Agora, foi anunciado o início das obras de reforma e ampliação do prédio da Câmara de Vereadores, e a licitação das obras do Ginásio Poliesportivo no antigo campo do América. O Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, anunciou também a assinatura do contrato com o Comitê Organizador da Copa 2014, para que  Santarém se torne uma das sedes do Centro de Treinamento de Seleção na Copa. Mas tem uma demanda que é considerada importante, que não foi retomada, que é o abastecimento de água. A COSANPA parece não levar a sério o assunto. Prova disso foi a falta de articulação propositada em realizar audiência pública na quinta-feira da semana passada, na Câmara Municipal, sem que segmentos da sociedade civil organizada fossem convidados para debater um problema tão crucial para a população.

Por: Emaneul Rocha

18 comentários em “Bocão Ed. 889

  • 11 de junho de 2012 em 22:00
    Permalink

    Bocão socorro, você pode me responder se é verdade o que eu li no blog do JK, onde diz que tem médico no Hospital Regional de Santarém não é especialista, embora se passe como tal. Se for verdade, acho muito grave isso e pergunto onde que esta o promotor da saúde do MP. Você pode investigar isso bocão e responder aos seus leitores. Agradeço desde já.

    Resposta
  • 11 de junho de 2012 em 09:48
    Permalink

    11 de junho 2012 as 5:54 pm
    Denúncia: Acorjuv age com truculência em Juruti Velho
    Telhas destinadas às obras estragam dentro d’água

    Telhas destinadas às obras estragam dentro d’água

    A equipe de O impacto esteve nas regiões de Juruti Velho, Mirí e Uxituba, no último final de semana, nas áreas que fazem parte do raio de atuação da Associação Comunitária dos Moradores da região de Juruti Velho (ACORJUV). De início, a equipe procurou informações com os moradores, percebendo latente o medo por parte de alguns moradores em se manifestar, com relação às arbitrariedades cometidas pelo cidadão Gerdeonor Pereira dos Santos, presidente da Associação, contra os moradores que se posicionam contrário as atitudes do mesmo.

    Nossa equipe de Juruti ainda entrou em contato com o vereador Carlos Alberto (DEM), que confirmou a veracidade das denúncias, entre elas a que foi feita por uma moradora da comunidade da Ingrácia, que revelou o jornal O impacto, que pelo fato de não compartilhar os mesmos ideais políticos de Gerdeonor e os demais membros da administração Aa associação, em represália, veio o corte do benefício da mesma na parte de compensação que é repassado trimestralmente aos sócios do dinheiro que a ALCOA repassa para a ACORJUV, decorrente da exploração minerária na região. A moradora concluiu dizendo que a Associação está municiada com assessoramento jurídico e apoio do governo municipal e no que diz respeito à ligação da Associação com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o prefeito Henrique Costa, em troca do apoio recebido do mesmo nas eleições.

    Tijolos das construções estão sendo tomados pelo mato

    Pelo que nossa equipe conseguiu apurar, Gerdeonor coloca-se juntamente com a estrutura da Associação em beneficio da campanha do PT na região.

    A empresa ALCOA divulgou numa publicação recente de suas atividades, que já repassou a ACORJUV em compensação ao minério extraído, valores superiores a 10 milhões de reais. Esses recursos deveriam ser revertidos em benefício aos membros da Associação.

    Um outro fato que chamou a atenção de nossos correspondentes, é de que é sabido na região a maneira truculenta com que Gerdeonor dos Santos trata qualquer órgão de imprensa séria que queira veicular matéria relacionada aos valores recebidos pela entidade e a forma como é distribuído para os sócios. Na semana em que a equipe do jornal O Impacto esteve no local, foi informado que o mesmo não estava na região. Um morador da comunidade Maravilha lembrou que o jornalista de um semanário de Santarém há cerca de dois anos atrás ao tentar entrevistar Gerdeonor foi agredido verbalmente, recebeu ameaças e foi expulso pelo mesmo da Vila de Juruti Velho.

    Os recursos recebidos pelo presidente da entidade advindos do INCRA para a construção de casas para sócios correspondem a cifras altíssimas recebidas do governo Federal. O que nossos correspondentes observaram foram poucas edificações na região, e o material comprado em parte já apodrecendo e má armazenado. A publicação feita por Gerdeonor no Jornal O Impacto, em seu direito de resposta, demonstra o desequilíbrio entre a falácia publicada por ele e a realidade na região que ele tenta resguardar da presença da imprensa séria. A maioria das casas que deveriam ser construídas com recursos repassados pelo INCRA está inacabada. As imagens feitas na região registram o descaso e o desperdício do dinheiro dos sócios da ACORJUV, as imagens feitas por O Impacto revelam a realidade da má gestão dos recursos recebidos pela Associação, em alguns casos ribeirinhos decidiram ocupar as casas de tanto esperar a conclusão, as residências são habitadas em condições precárias e, na sua grande maioria, não estão embuçadas o que atrai a presença de animais peçonhentos.

    Outro fato relatado pelos moradores e sócios da ACORJUV é de que toda Associação tem seu presidente destituído legalmente pelo prazo máximo de dois anos, em alguns casos o regimento interno permite uma recondução. “No caso da ACORJUV, Gerdeonor Pereira é presidente vitalício, é sempre “mexido” o regimento para se adequar aos desmando da cúpula da entidade”, informou um sócio dissidente da ACORJUVE.

    Nossa equipe foi informada, ainda, que não existe transparência nas prestações de contas da referida Associação, que ao serem feitas é proibido questionar qualquer aplicação dos recursos milionários recebidos pela mesma. Dessa maneira, o jornal O Impacto, através de seus correspondentes, coloca-se inteiramente à disposição para divulgar os fatos. Doa a quem doer.

    Resposta
  • 9 de junho de 2012 em 22:16
    Permalink

    Esse caso do dep Antonio Rocha é coisa do mururucututumurtunuucodotucu.

    Resposta
  • 9 de junho de 2012 em 18:17
    Permalink

    O Delegado Gilberto, afirma que existe grupo de esterminio em Santarem, só se ele for o chefão do grupo, só me faltava éssa,ele quer colocar Santarem na mídia dessa forma não vale, e não existe tal grupo, so imaginação da cabeça do Delegado, e vc acredita?

    Resposta
  • 8 de junho de 2012 em 16:58
    Permalink

    A COSANPA ESTA FAZENDO MAIS BURACO DO QUE AS CHUVAS NAS RUA S DA CIDADE!

    Resposta
  • 8 de junho de 2012 em 08:25
    Permalink

    A Maria é uma péssima administradora, após manter dois irresponsáveis no cargo de gestores da saúde e ainda defender os malfeitores, se mostrou incompetente e não merecedora da confiança do povo de nossa cidade. O candidato que ela apresentar, seja quem for, não terá chance.

    Resposta
    • 7 de julho de 2012 em 05:17
      Permalink

      Bom a queste3o de relatividade ne3o me agdara muito. Pois se formos olhar em queste3o o SER em sua parte ontolf3gica temos duas realidades a que e9 vista e a realidade que e9 posta, por exemplo quando estamos falando de ser humano estamos ao mesmo tempo falando de conceituae7e3o e de entendimento sobre o que ele e9. Ente3o se o meu ser mudar como o meu estou muda, logicamente o segundo em mudane7as de curto prazo e o primeiro em longo prazo, ente3o terei dois seres diferentes, que sere3o a ide9ia conceitual de ser humano e a ide9ia empedrica de ser humano. Desta forma a realidade ontolf3gica do ser ne3o muda, pois o ser humano sempre sere1 SER HUMANO mesmo que os seres humanos se mudem e alterem o seu ser atrave9s do seu estou , estando , estado ou estare1 . Isto pode ser aplicado tambe9m na tecnologia pois por exemplo a internet pode ser ve1rias coisas e pode ser pensada de ve1rias formas e ter sua relatividade vista de ve1rios pontos de vista, pore9m ela sempre sere1 A INTERNET. Ente3o acho que cabe aqui um direcionamento na realidade do que e9 cognitivo e o do que e9 empiredco, de como posso ver realidade atrave9s da internet e ate9 onde ela se torna relativa ou ne3o.

      Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 19:56
    Permalink

    O PMDB não deve se unir com o PT, é queimação de filme… Só fez besteira e agora quer pedir arrego, sai de boca deputado, segue seu caminho sem o PT

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 19:48
    Permalink

    Deputado Antonio Rocha, o povo do Maracanã està com você… Sua humildade nos conquistou, diferente do irmão da prefeita que é secretário, já sabemos que ele tem raiva de pobre

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 19:35
    Permalink

    Rocha vai valer muito nessas eleiçoes… ele vai conseguir sair dessa armação do PT. Aí o negocio vai esquentar… Rocha agora é sua vez

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 19:04
    Permalink

    meu candidato e Antonio Rocha. Pessoa humilde e ajuda o pobre.

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 19:02
    Permalink

    Deputado Antonio bote quente no Pt. Eles foram falsos com o PMDB. Vamos ganhar essa.

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 19:00
    Permalink

    concordo com o Junior. Esses fiscais fazem a gente perder o emprego agimdo assim. Conheco pessoas que perderam o emprego por causa desses fiscais.

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 18:57
    Permalink

    esses fiscais nao respeitam nem os empregos dos funcionarios e nem os patroes. Qurrem saber de multar. Ate parece que eles ganham comissao nss multas ou e para pagar as diarias.

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 18:52
    Permalink

    esses fiscais nao respeitam nem os empregos dos funcionarios e nem os patroes. Qurrem saber de multar. Ate parece que eles ganham comissao nss multas ou e para pagar as diarias

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 18:37
    Permalink

    O PT nao leva essa. Antonio Rocha vai ganhar ele esta forte nos bairros. Agora com atraicao do Pt voto nele.

    Resposta
  • 7 de junho de 2012 em 16:12
    Permalink

    Olha bocão pegou muito mal para a prefeita ter mantido esses medicos, pois demonstra que ela está se lixando para a saúde pública e muito menos em cumprir a lei.
    Vamos votar no PSOL ou no senhor que vem da caixa econômica porque parece que são os únicos que não estão contaminados pela política do mal, que impera há anos na cidade. Até acho que PSOL e o partido desse senhor deveriam está juntos, ai não teria para ninguém.
    Ei bocão a prefeita foi rejeitada pelo Supremo Tribunal de Deus? orgão que ela criou e disse que recorreria para manter esses médicos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *