Deputado pede mais recursos para Hospital Municipal de Santarém

Deputado Nélio Aguiar

O deputado Nélio Aguiar (PMN) voltou a defender, na terça-feira, 12, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) aumento de contrapartida estadual de aporte financeiros para o Hospital Municipal de Santarém. “Falta de medicamentos, demora no atendimento, superlotação, são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos pacientes que precisam de cuidados médicos no Hospital Municipal de Santarém, então, precisamos garantir maior volume de recursos para garantir atendimento de qualidade aos pacientes”, disse o parlamentar.
O parlamentar disse, ainda, que hoje o Pronto Socorro Municipal em Santarém atende uma demanda de todo o Oeste do Pará, com internações de média e alta complexidade, além das demandas mais complexas, como hemodiálise, tomografia, neurocirurgia e UTI. Em razão do grande volume de pacientes oriundos de toda Região do Oeste do Pará em busca de atendimento junto ao Pronto Socorro Municipal, faz-se indispensável aumento de recursos financeiros excepcionais – extra teto-para aquisição de mais medicamentos que possa contribuir para o atendimento, principalmente na UTI e na Hemodiálise. “Portanto, é diante do estado preocupante em que se encontra o pronto Socorro Municipal em Santarém que como parlamentar, sinto-me no dever de pedir o apoio do governador Simão Jatene que tome providências  necessárias para a realização de convênio com a prefeitura de Santarém,  para o
funcionamento da UTI e da Hemodiálise para que a saúde daquela população carente não fique comprometida”, disse.
Nélio Aguiar disse ainda que a Constituição Federal definiu que “a saúde é direito de todos e dever do Estado” e a Lei Federal n. 8.080/1990, que regulamentou o SUS, prevê a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. “Nestes termos, fica explícito que o Brasil optou por um sistema público e universal de saúde, que deve garantir atendimento integral para todos os cidadãos, não cabendo, em nenhuma hipótese, a limitação de seus atendimentos a um “pacote” mínimo e básico de serviços de saúde, destinado à parcela mais pobre da população”.

Fonte: Rg 15/O Impactoe Kátia Aguiar

Deputado Nélio Aguiar

13 comentários em “Deputado pede mais recursos para Hospital Municipal de Santarém

  • 14 de junho de 2012 em 10:26
    Permalink

    A Associação dos Concursados está convocando todos os aprovados no concurso do Hospital Regional para comparecerem em frente ao Regional neta sexta-feira, as 9 horas da manha, para demonstrarmos que queremos nossa vaga no hospital. Estarei lá!

    Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 20:57
    Permalink

    Concordo em número e grau com o Matias.Chegou a hora de conseguirmos apôio de outros políticos, por exemplo os candidatos a futuros prefeitos de Santarém, os nossos vereadores, os futuros candidatos a Vereadores,porque é uma causa legítima, constitucional. Qualquer Órgão, instituição, sociedade que seja pública, mantida e sustentada com dinheiro público, o quadro de funcionários, empregados devem ser preenchidos através de concurso público.Está na Constituição.Nehum político é dono de um orgão público.O governador deve atender as recomendações do MP.Se Ele não pode mudar a Lei das OS, mas pode mudar o Contrato cujo um dos artigo proibe aceitar os concursados.Renê

    Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 15:57
    Permalink

    Para quem desconhece sobre o meu posicionamento em relação aos concursados, informo o seguinte:
    – Defendo a convocação dos concursados para serem lotados no HRBA, conforme o edital e conforme a determinação do MP.
    – Usarei o tempo de liderança do PMN na tribuna da ALEPA na próxima terça reafirmando o meu posicionamento.
    – Apresentarei uma emenda a lei da OS, alterando a lei para que permita que servidores concursados possam ser cedidos ao HRBA, com ônus para a OS e com isonomia salarial.
    Estamos juntos!

    Resposta
    • 13 de junho de 2012 em 17:37
      Permalink

      Senho Deputado, obrigado por defender nossa causa, que é legítima e é isso que esperamos dos nossos políticos.
      Mas permita-me lhe informar o seguinte: A lei da OS é federal, somente em Brasilia para ter a mudança da lei, se o senhor que mesmo mudança movmente abaixo assinado para mudança da lei. O que sugiro ao senhor é que discuta com governador por que não muda a forma de contrato da OS, ao invés de delegar a contratação de todos os profissionais, deveria a OS ser contratada apenas para gerir administrativamente, pois é possível que a OS preste atividade meio, não necessariamente do jeito que está.
      De qualquer forma, agradeço em nome dos sofridos concursados sua ajuda.

      Resposta
      • 13 de junho de 2012 em 17:45
        Permalink

        Tem federal e estadual também.

    • 13 de junho de 2012 em 21:08
      Permalink

      Ufa, temos um político a favor da população, desse jeito vemos que ainda tem salvação esse Brasil. Conte com meu voto deputado na próxima eleição, está registrado seu apoio por nós aprovados em concurso e abandonados até então pelo governo do Estado.Confiamos no senhor.

      Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 15:12
    Permalink

    Também concordo,o Deputado Nélio está sempre atento as necessidades do povo e da nossa cidade, realmente temos que concordar. Porisso fiquei surpresa com toda esta polêmica da nomeação dos concursados e O nosso deputado não se envolver.Ficou \”calado\”, como se tivesse apoiando a nomeação dos \”apadrinhados\”.Como se pouco se importasse com o futuro da nossa juventude, que deve crescer profissionalmente pelas sua capacidade e qualificação e não através de \”apadrinhamento politico\”, que só faz crescer os \”currais eleitorais\”, o \”voto de cabresto\” e o \”casuismo\”, tão combatidos por alguns brasileiros verdadeiros.Lucia

    Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 14:35
    Permalink

    Deputado Nélio Aguiar, fale para o Secretário de Saúde atender a recomendação do Ministério Público e nomear os concursados para o Hospital Regional.

    Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 14:19
    Permalink

    Estranho não ver nenhuma palavra do deputado Nélio Aguiar para defender a entrada dos concursados no Hospital Regional desde que ele assumiu cadeira na Camara.

    Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 14:04
    Permalink

    Matias, concordo com voce. O Deputado Nélio Aguiar deveria fiscalizar o dinheiro repassado pra Pro-Saude que chega a paga $50.000/mes pra médico temporário que trabalha 20 horas/semana no HRBA, quando o Governo paga uma miséria para os concursados. Por que tem dinheiro para paga bem os temporários e não tem dinheiro para pagar bem os concursados?

    Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 12:47
    Permalink

    Se todos os depultados do pará fossem que nem o doutor nelio,eu tenho certeza que o nosso pará teria outra cara!ele tem uma preoculpaçao com a populaçao e pricipalmente com a saude que é muito precaria em nosso estado,depultado nelio continui lutando pelo povo que eu tenho certerza que o povo jamais ira esquecer o que voce ta fazendo!!

    Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 10:47
    Permalink

    Dr. Nélio Aguiar não pode esquecer de solicitar também uma melhor fiscalização do uso dos recursos de aproximadamente 8 milhoes/mes, que são repassados a Pro-Saúde para administrar o Hospital Regional, já que várias irregularidades no pagamento as empresas médicas que prestam serviços no HRBA estão sendo investigadas pelo Ministério Público e merecem ser apuradas também pela Camara dos Deputados. O mesmo se aplica em termos de necessidade de fiscalização do uso de recursos destinados ao Hospital Municipal de Santarém. Afinal, este é ano eleitoral e estranhas coisas acontecem com o dinheiro da saúde…

    Resposta
  • 13 de junho de 2012 em 09:33
    Permalink

    Deputado defenda que o Estado cumpra a lei e lote os aprovados no Hospital Regional, pois foi para lá que passaram e não ficar nas mãos da OS Pró Saúde. Por que essa OS não fica apenas com a asministração do Hospital, mas com os profissionais concursados? Eu respondo, porque não compensa a eles, querem são os milhões repassados pelo Estado todo mês, sem falta, onde contratam quem bem querem. Sou aprovado nesse concurso e fico revoltado com isso, falta de cumprimento de lei. Quero minha vaga lá, porque estudei para isso, deixei minha família para me dedicar e até agora nada tenho, porque os apadrinhados estão lá.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *