STF adia votação sobre cassação de Demóstenes no Conselho de Ética

Demóstenes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou, nesta segunda-feira, o adiamento da votação no Conselho de Ética do Senado do processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido – GO). O senador Humberto Costa (PT-PE), relator do processo, esperava que a comissão votasse ainda nesta tarde a cassação, após ler o relatório final. No entanto, o ministro do Supremo considerou que a votação deve só pode acontecer em, no mínimo, três dias úteis contados após a leitura do documento.

Toffoli concedeu em parte o pedido de liminar feito pela defesa do senador, para suspender a votação do relatório final.

“Esta decisão compreende também o tempo hábil para que os demais membros do Conselho tenham acesso às razões apresentadas em alegações finais (cujo prazo encerrou-se em 15/6/2012 – sexta-feira), bem como ao contido na primeira parte do relatório final, tudo de molde a se concretizar de fato o direito à ampla defesa e ao contraditório”, determinou o ministro Dias Toffoli.

Humberto Costa acredita que consegue votar o processo de cassação no Conselho de Ética “no máximo até a próxima segunda-feira”, mas que a votação no plenário pode acontecer somente no segundo semestre.

– A defesa conseguiu o que pretendia: protelar a decisão do Conselho, o que não é o desejo do Senado nem da sociedade. Ainda há prazo, mas se outras medidas protelatórias vierem, corremos o risco de votar o processo só no segundo semestre”, disse.

Conselho considera uma interferência

Membros do Conselho consideraram a liminar como uma interferência nos trabalhos do Congresso. Há o temor de que, com o adiamento, o processo por quebra de decoro não seja votado no plenário do Senado antes do recesso, na segunda quinzena de julho.

A estratégia da defesa de Demóstenes é justamente tentar adiar ao máximo o andamento do processo, já que no segundo semestre o Congresso praticamente não funcionará, por causa das eleições municipais. Para ser aprovado em plenário, o pedido de cassação de Demóstenes precisa ter pelo menos 41 votos favoráveis. Assim, as ausências contam a favor do senador goiano.

– Com todo respeito ao Supremo Tribunal Federal e ao ministro Toffoli, achei uma decisão equivocada. É uma interferência do Judiciário, uma imposição ao Conselho de Ética. Eu quero crer que, apesar do adiamento, haverá tempo suficiente ainda para, se o Conselho decidir pela cassação, a matéria ir ao plenário antes do recesso – afirmou o presidente do Conselho de Ética, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Humberto Costa foi na mesma linha:

_ Eu discordo frontalmente dessa decisão, é uma interferência no Legislativo. E pode causar alguns percalços, mas, pelos cálculos que fizemos, ainda dá para o processo chegar no plenário antes do recesso. Mas qualquer outra manobra protelatória (da defesa) pode fazer com que isso não seja possível – disse Costa.

Voto no Conselho é ‘político’, diz advogado

O advogado de Demóstenes Torres, Almeida Castro, também pediu ao STF para que fosse anulada a sessão do Conselho ocorrida no dia 12, quando o conselho indeferiu uma perícia em trechos de escutas telefônicas que integram o processo. Na ocasião, havia cinco senadores, quando o quórum mínimo deliberativo seria nove. Por três votos a dois, o pedido de perícia foi negado.

Ele pediu um intervalo mínimo de dez dias entre a apresentação do relatório e o julgamento dele, conforme determina o Regimento Interno.

— O voto (no Conselho de Ética) é político. Os senadores não precisam fundamentar o voto. Mas o processo é administrativo-jurídico. É preciso seguir os ditames regimentais e constitucionais. — afirmou Almeida Castro.

Fonte: O Globo

Um comentário em “STF adia votação sobre cassação de Demóstenes no Conselho de Ética

  • 7 de julho de 2012 em 12:18
    Permalink

    This is a message to the webmaster. I came to your \”O Impacto » STF adia votação sobre cassação de Demóstenes no Conselho de Ética\” page via Google but it was hard to find as you were not on the first page of search results. This means you are missing out on a lot of web traffic from Google. I have found a website which offers to dramatically increase your rankings and traffic to your website: http://www.linklegends.com/7-day-free-trial. I managed to get close to 1000 visitors/day using their services, you could also get lot more targeted visitors from search engines than you have now. Hope this helps 🙂 Take care.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *