Nova Mendonça Furtado terá sinalização para deficientes
Os trabalhos de recuperação da Avenida Mendonça Furtado avançam em bom ritmo. As pistas já foram recapeadas até o cruzamento com a Barjonas de Miranda e a regularização asfáltica (primeira camada de asfalto colocada para nivelamento) já foi executada até as proximidades do cruzamento com a Curuá-Una. Além do novo asfalto, a Mendonça Furtado tem calçadas, meio-fio e canteiros centrais recuperados.
As calçadas estão sendo padronizadas para melhorar as condições de acessibilidade de pedestres e cadeirantes. Além disso, a via terá sinalização tátil destinada a portadores de deficiência visual. O engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Eduardo Araújo, destaca que desta forma, a obra da Mendonça Furtado tem a inclusão social como principal característica.
“O que nós queremos é garantir mais segurança para todos, ou seja, motoristas e principalmente pedestres. Também estamos dando atenção maior aos portadores de necessidades especiais, pois eles merecem condições dignas de acessibilidade”, declara o engenheiro.
O engenheiro afirma ainda que o trabalho de padronização enfrenta certa resistência de alguns moradores que ocupam irregularmente a calçada ou que fizeram rampas para acessos de veículos. “O cidadão tem que entender que a calçada é um espaço público e estas estruturas são obstáculos que dificultam a acessibilidade de todos”, esclarece Eduardo Araújo.
O recapeamento da Avenida Mendonça Furtado é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através de um convênio com o Ministério das Cidades. No total, serão recapeados 4.100 metros de via entre a Rua Almirante Barroso, bairro Liberdade e a Avenida Dom Frederico Costa, mas os trabalhos iniciaram no cruzamento com a Avenida Cuiabá, por este ser o trecho de maior movimento e que estava mais danificado.
A Nova Mendonça Furtado será entregue à população de Santarém no inicio de julho.
BOMBAS DA AVENIDA TAPAJÓS SÃO DESINSTALADAS
Na tarde desta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) desinstalou as bombas responsáveis por drenar a água acumulada na Avenida Tapajós. Os equipamentos, aliado ao isolamento das galerias, possibilitaram que a Avenida Tapajós não fosse invadida totalmente pela água do rio por conta da enchente, que já vem perdendo força gradativamente.
Eram nove equipamentos instalados em pontos considerados estratégicos e aos poucos, eles foram sendo retirados até a desinstalação total nesta semana. O trabalho durante a enchente foi considerado positivo, uma vez que se conseguiu manter a trafegabilidade na área comercial da cidade.
A SEMINF já iniciou a limpeza da área e os trabalhos devem ser intensificados a partir desta semana.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes
Quero ver se vão ter peito de retirar essas obras irregulares da calçada e diga-se de passagem isso acontece em toda cidade…não vi tocarem no trecho de calçada entre a 7 de setembro e Morais sarmento sentido contrário ao colégio batista…aquelas obras e carros na calçada são uma vergonha…não adianta fazer calçada com acesso para defifientes se nao for em toda extenção independente de quem seja o \”dono\” da calçada, em primeiro lugar vem a coletividade pq a calçada é espaço público!!!
VALEU AMIGO RICARDO,CALÇADA É PASSEIO É ESPAÇO PÚBLICO MESMO!! TUDO QUE VC ESCREVEU É REALMENTE O QUE ESTA SE PASSANDO EM SANTARÉM.
UMA PREFEITA FICA 08 ANOS NO PODER E NO SEUS ULTIMOS MESES DE GOVERNO É QUE VEM CONSTRUIR RAMPA E SINALIZAÇÃO PARA DEFICIENTES. É BRICADEIRA NÉ! CONTINUE ASSIM RICARDO VALEU!!