Rio + 20 – UGT e CEAESP integram programação na Cúpula dos Povos
A UGT –União Geral dos Trabalhadores e o CEAESP- Centro Avançado de Estudos na Gestão Pública e Privada participaram neste final de semana da programação da Rio+20 integrando os debates na Cúpula dos Povos instalada no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade. A gestora ambiental e professora do curso de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental do Centro Universitário Estácio de Sá, Cláudia Saleme, esteve representando a parceria UGT/CEAESP durante a Conferência. Com apoio da UGT-Rio, o trabalho foi apresentado a partir de experiências educacionais vividas pela gestora nos municípios de Juruti e Santarém, no Pará. Foram mais de 14 anos desenvolvendo atividades na região da Amazônia na formação e capacitação de trabalhadores através do SINTRAPAV/PA e TECCOM que, posteriormente tinham sua mão-de-obra utilizada por empresas e consórcios em obras de médio e grande porte. Através do projeto MOTTAINAI com alunos do SENAI em Meio Ambiente toneladas de resíduos plásticos foram transformadas em mangueiras hidráulicas pela indústria de reciclagem ANAPLAST em Santarém e que foram doadas à diversas escolas municipais da região. Em 2008 o trabalho recebeu menção honrosa pelo Instituto Butantan de São Paulo. Outros projetos de capacitação em ética ambiental e logística reversa também foram desenvolvidos com a comunidade local – ribeirinhos, quilombolas,povos da floresta e indígenas. O trabalho foi direcionado pela ECAM (Equipe de Conservação da Amazônia) na formação de guardas parques –indígenas e estaduais para proteção das unidades de conservação do Brasil.
A palestra desenvolvida em 3 etapas foi apresentada neste final de semana na Cúpula dos Povos.O objetivo principal é a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente . A gestora utiliza mecanismos diferenciados utilizando a dinâmica de grupos como uma das ferramentas principais de integração de se promover entre as pessoas. De acordo com Saleme antes a proteção do meio ambiente, precisamos promover a mudança do sentimento, conduta e postura do ser humano. “Só seremos capazes de entender o planeta quando tivermos capacidade de transformar nossos pensamentos em ações sustentáveis preservando os valores da vida. Só assim estaremos preparados para de fato entendermos as reais necessidades e valores da natureza “. Este ano durante a Rio+20 o trabalho contou a participação especial do Biólogo e professor de Libras, Douglas Ascânio que durante as apresentações fez a tradução simultânea através da língua brasileira de sinais (LIBRAS). “ Foi uma experiência única participar de um evento como esse. Minha formação como biólogo também fortaleceu a linguagem quando falamos de meio ambiente. Conhecer os mecanismos da natureza facilita a comunicação e amplia o entendimento”, disse ele.
Ricardo Patah presidente Nacional da UGT considerou a participação da entidade na Cúpula dos Povos como de extrema importância. Para ele a Rio+20 é a mais importante Conferência Mundial sobre desenvolvimento sustentável dos últimos 20 anos. “ Nosso papel na Conferência é justamente o de debater e apresentar os anseios e inquietações da sociedade aos governos. Esta conferência pode ser um espaço para tecer um novo projeto de superação do capitalismo. É preciso reinventar as sociedades. É preciso construir um novo modelo de desenvolvimento “ , finalizou.
Para Lineu Mazano, Secretário Nacional dos Servidores Públicos da UGT, a Rio+20 proporciona a integração dos povos. “A Cúpula dos Povos é o espaço que temos para discutir as questões do trabalhador e da sociedade civil como um todo. A visão do trabalhador em relação ao desenvolvimento sustentável vai além de lutar por nossas bandeiras e pelo planeta. Precisamos antes de tudo entender o papel de cada um de nós neste contexto como seres humanos, toda forma de vida (Fauna e Flora) e como conhecemos o planeta hoje. Assim, com essa consciência alcançaremos nossos objetivos como salários justos, melhor distribuição de renda , qualificação profissional e acima de tudo qualidade de vida”, finalizou. Participaram ainda pela delegação da UGT-SP, Cristina Palmieri, Sidnei Corral, Marina Silva, Cleonice Caetano, Cremilda Cravo, Lana Correia, Rosana Garin, Gustavo (Juventude), Joice Pereira, Gustavo Garcia, Domingos Fernandes, Ismael Gianeri e Paulo Pirassol. Pela UGT-Rio, o presidente da entidade Nilson Duarte da Costa, Gilberto César de Alencar, Ana Cristina Duarte, Ana Paula Condaque, Mônica Mata Roma, Ubiratan José, Edna dos Santos, Alzira,Egídio Andreza, Alvaro Garcia, Maria Rosalina Gonçalves, Waldir Silva,Janaina Freire, Jandira, Márcia, Claudio Fernandes e Octávio Alves. Até a próxima quarta-feira (20/06), 185 delegações e autoridades estrangeiras estarão desembarcando no Rio de Janeiro. Já chegaram a Rio+20 até o momento 31 delegações. O Papel do Brasil de anfitrião da Rio+20 dá ao país a missão de facilitar o processo de construção de um consenso entre 130 chefes de estado sobre as ações necessárias para impulsionar o desenvolvimento sustentável no planeta. Apesar disso o país ainda se vê diante de debates e tensões sobre o desenvolvimento sustentável em seu próprio território.
Fonte: Marcos Fellipe/Ascom/CEAESP
Parabéns pelo seu belissimo trabalho, são profissionais como vc que estar faltando em nosso pais e região…… e fico muito triste que conhecendo seu Projeto não tenha conseguido despertar interesse de policos ou de Empresas como ALCOA(Juriti/PA), mais os que te conhece e sabe de teu potencial…. tenho orgulho de dizer que anos trabalhei com vc. e que hj vc faz uma fallllltaaaaaa. bjão
senhora claúdia seleme meus parabéns pelo seu trabalho continue assim é isso que santarém precisa. só uma perguntinha senhora não teve tempo de ver a prefeita passeando no rio de janeiro não. ela se escondia quando via algúem conhecido professora. enquanto a senhora mostrava os seus trabalhos, nossa prefeita se escondia em melhores hoteis e restaurantes.valeu prefeita
FEZ MELHOR DO QUE A PREFEITA NO G + 20.
VIU PREFEITA ESTA MULHER VESTIU A CAMISA DE SANTARÉM, NÃO FOI PASSEIAR.
PARABÉNS CLÁDIA SELEME
Fui aluna dessa mulher de garra e muita força de vontade. Aprendi muitas coisa com ela, mudei vários hábitos por seus esclarecimentos.
Parabens.! Que Deus lhe conceda forças pra continuar nessa ccaminhada. A Amazônia só a agradecer.
Beijos e saudades.
Parabéns Cláudia Salemi fico feliz em ver pessoas como vc que se empenham em defender o nosso ambiente e nosso povo, me orgulho mais ainda de saber que contribuiu muito com seu conhecimento na cidade de Santarém. felicidade e sucesso para vc!
Minha filha Claúdia desejo-lhe saúde e muita paz nesse evento da rio+20, com todo amor e sinceridade pelo seu trabalho durante muitos anos no Amazonas que ocorra tudo bem para você, são os votos da sua mãe Eunice.
Mae a senhora está de parabens pelo seu trabalho magnifico, exemplo como ser humano o qual so traz orgulho a familia inteira..te amo
Meus sinceros e orgulhosos Parabéns, minha amada irmã. Fico muito feliz em vê-la representando as comunidades amazônicas e tendo sempre o cuidado e respeito ao meio ambiente. Sei o quanto trabalha de forma correta. Agora virão os frutos que lá atrás um dia plantastes. Felicidades e Sucessos…
Parabéns Cláudia… É muito bom ver pessoas da nossa região engajadas e atuantes em defesa da sustentabilidade… ainda mais em eventos de extrema relevância como a Rio + 20.