Selo qualifica empresas em Juruti
Para aproveitar as oportunidades geradas por grandes projetos no Oeste do Pará, as empresas precisam se preparar. Uma ferramenta que garante a melhoria nos serviços e, consequentemente, a satisfação dos clientes mais exigentes, é o programa Selo de Qualidade em Serviços, coordenado pela Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ), com o apoio da Alcoa e da Rede de Desenvolvimento de Fornecedores (REDES), mantida pela Federação das Indústrias do Pará, FIEPA. O Selo é voltado para fornecedores de produtos e serviços após uma minuciosa avaliação. O trabalho foi iniciado em Santarém e ampliado para beneficiar também as empresas de Juruti.
A primeira turma de empresas participantes do programa recebeu a certificação do Selo de Qualidade em uma solenidade no último dia 22, em Juruti. Participaram da certificação 18 empresas com a presença de seus diretores, gestores e colaboradores. Todas as empresas são associadas à ACEJ.
O Consultor Técnico do Polo Tapajós da REDES, Marcicley Caldas Nogueira, ressalta que a certificação significa um avanço na área da qualificação das empresas. “Trata-se de um programa de certificação na área de gestão de qualidade e envolve além de ferramentas de processos, gestão de pessoas, outras ferramentas importantíssimas para os processos interno e externo de maneira que os clientes possam ficar mais satisfeitos e as empresas mais competitivas e mais preparadas para atender os grandes projetos instalados na nossa região e outras empresas que porventura venham precisar dos produtos e serviços”.
A presidente da ACEJ, Olívia Ramos da Silva, comemora o bom resultado do programa de certificação. “Estamos muito felizes porque 90% das empresas que participaram do processo de certificação, conquistaram o selo. A parceria com a Alcoa foi muito importante, porque a empresa fez as auditorias de acordo com o que foi proposto, trabalhando todas as áreas estratégicas dos participantes, o que vai ajudar a montar planos de ação para mensurar metas, calcular e minimizar riscos para o negócio, garantindo vantagens em relação à competitividade”, conclui.
O gerente de Controladoria da Alcoa Mina de Bauxita de Juruti, Mário de Jesus Mansour, acredita que o benefício é para todos. “Para a Alcoa, representa a melhora da qualidade dos serviços e dos produtos dos fornecedores locais para o mercado da região como um todo. Para as empresas, cria oportunidades de crescimento e desenvolvimento e assim ampliando o mercado de atuação. É bom para todos e especialmente para a cidade e seus munícipes, criando assim uma expectativa muito positiva para o desenvolvimento econômico e social de Juruti. É um processo contínuo pela busca da melhoria e manter a certificação é o maior e mais difícil desafio”, comenta Mário. A Alcoa apóia diversas ações de capacitação e desenvolvimento dos fornecedores locais sendo parceiro e mantenedores do programa REDES.
Qualificação – Muito mais que uma simples certificação, o Selo de Qualidade é um instrumento de aprendizado e de aperfeiçoamento, em que toda a empresa – empresários, gestores e funcionários – é envolvida na adoção de medidas que melhorem, em diversos aspectos, a qualidade dos serviços prestados. Os objetivos da certificação são tornar as empresas de Juruti mais competitivas, profissionalizar o sistema de gestão das empresas participantes, a melhoria nos processos de gestão dos recursos: financeiros, humanos e materiais, organizar o ambiente de trabalho e melhorar a autoestima das pessoas, adequação da empresa para atender requisitos de responsabilidade socioambiental e atender as normas de saúde e segurança no trabalho, Implantar uma cultura de desenvolvimento e melhoria contínua, e criar possibilidades de fornecimento para grandes investidores.
“O selo de qualidade representa um avanço muito grande pra nossa empresa em nível de organização, contribuindo com novos métodos de venda. Até então não tínhamos a visão do que seria esse selo de qualidade. Agora já temos uma visão de como é o mercado lá fora e como podemos atuar e reagir a novos mercados. O selo de qualidade representa uma nova visão pra realidade que temos em Juruti”, explica Bruno Brito, gerente da Comercial Brito.
A empresária Aparecida Colares Mota destaca a importância do envolvimento de todos na empresa para alcançar a certificação. “Os colaboradores passaram a perceber que com organização o trabalho flui melhor, então isso foi muito importante a participação deles. Nós tivemos avaliação ouro e eu digo que 99% foi mérito dos colaboradores. Eles estão praticando e eles mesmos se cobram as mudanças de atitude que foram feitas”, avalia a proprietária da Amazônia Materiais de Construções.
Para ingressar no programa do Selo de Qualidade, as empresas devem ser associadas da ACEJ e cadastrada no programa REDES.
Os empresários e gerentes das empresas participaram dos treinamentos e monitorias junto com os colaboradores. Todas as informações da empresa organizadas em uma base informatizada possibilitaram a criação dos indicadores gerenciais de cada negócio. Com isso, os gestores e empreendedores conheceram a importância da excelência nos serviços e são orientados sobre como a qualidade no atendimento pode se tornar uma vantagem competitiva e agregar valor ao negócio.
A certificação do Selo de Qualidade é anual e as empresas agraciadas em 2012 podem participar novamente do programa para conseguir a recertificação em 2013. O mais importante é que o Selo não é uma classificação, mas um estímulo aos estabelecimentos que zelam pela qualidade de seus serviços.
Fonte: Ascom/Alcoa e Temple Comunicação