IBAMA flagra secretário com carne de tartaruga
O Ibama apreendeu na noite de segunda-feira (9), no Aeroporto Internacional de Val-e Cans, em Belém, grande quantidade de carne de tartaruga já sem casco e esquartejada, A carne do animal, que integra a lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção, estava em poder de Ivo Lubrina de Castro, que é secretário de Mineração, Meio Ambiente e Produção de Itaituba, que desembarcava na capital de um vôo da empresa Sete Linhas Aéreas vindo da região Oeste do Pará..
Segundo o chefe do posto de fiscalização do Ibama no aeroporto Val-de-Cans, Luiz Paulo Albarelli, o Secretário Ivo Lubrina alegou que a carne de tartaruga seria servida numa festa de recepção para o filho dele, que chegaria de Londres, onde estuda. Por transportar o animal protegido sem autorização do órgão ambiental, o secretário municipal foi multado em R$ 5 mil e vai responder civil e criminalmente pela infração ambiental. A carne da tartaruga apreendida, será incinerada.
Carga proibida: O secretário de Meio Ambiente Ivo Lubrina embarcou em Itaituba, aproximadamente às 19h, no vôo 6423 (Almeirim-Belém), que fez escala na cidade. Ele despachou a tartaruga de cerca de 10 kg, já congelada, acondicionada em uma caixa de isopor. Ao chegar ao desembarque no aeroporto Val-de-Cans, por volta das 21h, o volume foi aberto pelos agentes do Ibama. A carga foi apreendida e Ivo Lubrina, secretário de meio Ambiente foi multado na hora.
Ibama fiscaliza: Mesmo em estado de greve desde 21 de junho, o Ibama está fiscalizando todas as bagagens no aeroporto internacional, como parte da operação padrão da categoria. Os servidores reivindicam que o governo apresente uma proposta de reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente. “O setor ambiental está sucateado, desvalorizado e entre os mais mal pagos do Executivo”, diz a presidente da Associação dos Servidores do Ibama (Asibama/PA), Cecília de Jesus. A categoria mantém a operação padrão até 30 de julho de 2012.
Por: Carlos Cruz
A lei que rege as ações de fiscalização do IBAMA manda doar os produtos perecíveis apreendidos.
Por que então a carne foi incinerada???
Responder é fácil! Difícil é perguntar…
Esse é o tipo mais sem noçao!!!! Tá pensando que é açaí, seu ….? rssrsrsr
Com certeza, a tartaruga foi capturada na área do Tabuleiro de Monte Cristo, area de presevação a qual o Secretário deveria estar dando apoio, e não contribuindo para que haja depredação!
valeu jadson! estou com vc companheiro.
abraço
Isso por que estamos falando de um secretário de Meio Ambiente.Que deve dar exemplo, até mesmo porque seu cargo que lhe foi confiado exige.Coitado daqueles que retiram uma casca de uma determinada planta para fazer um chá para sua familia, que muitas vezes é o unico recurso que dispõe.
Pelo visto secretario, não adiantou de nada mandar seu filho para estudar fora do país. Mesmo com tantas dificuldades no ensino brasileiro, ainda sim, sabemos muito bem que comer carne de animais silvestre é crime.Mas fazer o que? onde tanta ignorancia é passada de geração em geração o que podemos esperar? Só espero que a justiça seja feita, pois a lei é para todos.