MUNICÍPIO RECEBE RETROESCAVADEIRA DO GOVERNO FEDERAL
O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entregou no município de Marabá, localizado no Sul do Pará, retroescavadeiras para 58 municípios paraenses.
A ação faz parte do PAC 2 e, Placas é um destes municípios que foi contemplado com o maquinário.
Através da sua Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário no Pará (DFDA-PA), o MDA realizou curso de capacitação para 116 operadores atrelados aos municípios contemplados, etapa cogente para o recebimento do maquinário.
A aquisição deste equipamento deu-se graças ao empenho da gestão municipal, a qual buscou estar dentro dos requisitos exigido pelo Ministério. A escolha dos municípios beneficiados pela ação do PAC 2 segue alguns critérios. Dentre eles estão, por exemplo, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do Município, ter menos de 50 mil habitantes, além de possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtos registrados no município.
Segundo a Lei nº 11.326/2006, entende-se por agricultor familiar aquele que pratica atividades ou empreendimentos no meio rural, em área de até quatro módulos fiscais, utilizando predominantemente mão de obra da própria família em suas atividades econômicas. A definição abriga, também, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, remanescente quilombolas e povo tradicionais.
Os agricultores placaenses parabenizaram a conquista e dizem que este é mais um grande avanço para o Município.
O governo municipal tem se empenhado bastante nos últimos três anos para dar melhores condições ao homem do campo. Uma das ações é manter as vicinais e estradas em condições de tráfego para que o agricultor possa escoar sua produção à sede do Município e aos principais centros da região, como Santarém e Uruará.
Apesar de poucos recursos, a Prefeitura tem conseguido recuperar os ramais, vicinais. “Nos últimos anos temos notado a agricultura do Município alavancar e parte desse avanço agradecemos à administração municipal, que sempre está atendendo nossos pedidos”, disse um agricultor do Município.
Jornal O Impacto